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    [4r]BMW i3 é híbrido usado que faz 48 km/l e custa menos de R$ 130.000

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Apresentado na Europa no fim de 2013, o BMW i3 chegou ao Brasil já no ano seguinte. Verdade seja dita: ele continua atual em estilo e técnica, mesmo após dez anos. O i3 cativa pelo visual futurista por dentro e por fora e ainda é uma boa opção para quem roda apenas no perímetro urbano ou viagens curtas de pequena distância.

    A propulsão fica a cargo de um motor elétrico de 170 cv e 25,5 kgfm. A tração é traseira. As baterias podem ser carregadas em uma tomada comum: 16h em 110 volts, 8h em 220 volts ou apenas 3h em Wallbox.

    Automóvel i3 BEV,Porta-malas pequeno é um ponto fracoChristian castanho/Quatro Rodas

    Sua autonomia puramente elétrica varia de 130 a 160 km, mas pode chegar a 300 km com o extensor: um pequeno motor a combustão, com dois cilindros e 650 cm³. São 39 cv e 5,6 kgfm que entram em ação assim que a carga das baterias fica muito baixa. Seu tanque de gasolina comporta 9 litros.

    BMW i3 BEVA construção em plástico reforçado com fibra de carbono CFRP é exclusiva do segmentoFernando Pires/Quatro Rodas

    As baterias correspondem a 1/4 dos 1.315 kg do i3, mas se engana quem pensa que ele é lento: vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A carroceria de fibra de carbono, o chassi de alumínio e a perfeita distribuição de peso entre os eixos colaboram para a dinâmica característica de um BMW.

    BMW i3 BEVInterior minimalista mistura materiais nobres e ecológicosFernando Pires/Quatro Rodas

    O espaço interno para quatro adultos e o porta-malas de 260 litros evidenciam sua vocação urbana, mas o nível de equipamentos é típico dos BMW: a versão REX Entry traz seis airbags, faróis de led, teto solar, ESP, sensor de chuva, som Harman Kar-don, multimídia, sensor de estacionamento traseiro e rodas aro 19.

    Vale a pena pagar um pouco mais pela versão REX Full, que se diferencia pelas rodas de 20” e acrescenta sensor de estacionamento frontal, câmera de ré, piloto automático adaptativo e acabamento interno com detalhes em madeira de eucalipto.

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    BMW i3 MotoresA versão sem motor esquerda não aproveita o espaço aberto pela remoção do motor, que é traseiroDivulgação/Montagem/BMW

    Ainda em 2018 as baterias ficaram 50% maiores: passaram de 22 kWh para 33 kWh, o que garantiu uma autonomia puramente elétrica de 180 km. Renovado, o modelo 2019 foi disponibilizado em duas versões novas: BEV e BEV Connected, ambas sem o extensor movido a gasolina. Novas baterias de 42,2 kWh aumentaram sua autonomia para até 335 km (ciclo NEDC). O extensor continuou sendo oferecido na versão REX Full e garante autonomia de 440 km, resultado de um consumo de 48,8 km/l.

    Fernando PiresO porta-malas de 260 litros não teve ganho de espaço com a retirada do motor a gasolinaFernando Pires/Quatro Rodas

    Entre as puramente elétricas, melhor ficar com a BEV Connected, que conta com ar-condicionado automático digital, sensores de chuva e de estacionamento, câmera de ré e assistente de estacionamento.

    O BMW i3 só exige atenção em relação à vida útil das baterias: os exemplares mais antigos já estão fora da garantia de oito anos. O elevado custo deste componente inviabiliza o negócio.

    Problemas e defeitos do BMW i3

    Fernando PiresOs faróis totalmente em led não tem ajuste automático de facho altoFernando Pires/Quatro Rodas

    Baterias –  São o ponto mais vulnerável e as unidades mais antigas já ultrapassaram o tempo de garantia (oito anos), o que não quer dizer que estejam condenadas. As baterias são formadas por oito módulos e cada um custa R$ 42.238 na rede autorizada.

    Suspensão – Desgaste nos rolamentos da torre dos amortecedores dianteiros podem provocar ruídos, especialmente em manobras de estacionamento. Os amortecedores são caros e só podem ser adquiridos por encomenda.

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    Sistema elétrico auxiliar – Falhas no acionamento dos vidros e outros componentes elétricos indicam que a bateria auxiliar do sistema 12 volts pode estar no final de sua vida útil.

    Ar-condicionado – O sistema também é utilizado para refrigerar as baterias do veículo e por isso sua manutenção não pode ser negligenciada. Problemas no compressor podem resultar em danos nos dutos de refrigeração das baterias.

    Recalls – O i3 teve dois: o primeiro para reposicionar ou substituir o tubo de ventilação do tanque de combustível (i3 Rex Entry e i3 Rex Full) e o segundo para substituir o módulo de célula da bateria de alta-tensão (i3 BEV). Em ambos há risco de incêndio: consulte o site do fabricante.

    Fernando PiresOs conectores Tipo 2 e CCS2 permitem recarga rápida de até 50 kWFernando Pires/Quatro Rodas

    O que dizem os proprietários

    O que eu adoro:

    “Revolucionário: um nível elevadíssimo de tecnologia, praticidade e eficiência. Há sempre um modo de condução apropriado para cada situação, e o motor a combustão elimina um ponto fraco das baterias.”

    O que eu odeio:

    “Os pneus de perfil baixo são inadequados às condições do país. E, mesmo com tantos anos no mercado, a vida útil das baterias ainda é uma incógnita, limitando sua aceitação entre os seminovos.”

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    Preço médio dos BMW i3 usados (KBB)

    usados-i3<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

    Preço das peças do BMW i3

    Peças i3<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

    Nós dissemos

    BMW I3<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

    Outubro de 2014  “Por fora, o i3 tem o porte de um hatch da Série 1, mas por dentro ele acomoda quatro lugares com mais conforto. Os ocupantes do banco traseiro viajam com os joelhos mais altos que os quadris, mas o acesso é facilitado pelas portas-suicidas (…). O preço do i3 é relativamente alto, mas, segundo a fábrica, o custo de operação é 30% menor que o de um veículo similar convencional.”

    Pense também em um…

    Leaf<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Nissan LeafA maior vantagem do elétrico japonês está na praticidade dos cinco lugares. A segunda geração chegou em 2019: o propulsor elétrico gera 149 cv e 32,6 kgfm. É alimentado por um conjunto de baterias de íon-lítio de 40 kWh e também conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração e uma carroceria reforçada, que garantiu (na época) cinco estrelas no EuroNCAP.

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    [SCBR.Automotive]Adaptação de abafador na Mercedes C230 Kompressor 1997. Catalizador e abafador intermediário originais, podres e furado...

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
    433572096_18429586033054981_5196941112470915566_n.jpg?stp=dst-jpg_s640x640&_nc_cat=111&ccb=1-7&_nc_sid=5f2048&_nc_ohc=N6kw9R4GF0cAX8VmsSb&_nc_ht=scontent-atl3-2.xx&oh=00_AfBIGJXuUWkIMPKb4iolATuIvROc-PMSxAQ64swZOHo4nQ&oe=65FEC6A4
    Adaptação de abafador na Mercedes C230 Kompressor 1997. Catalizador e abafador intermediário originais, podres e furados, deram lugar para um intermediário da Renault Duster. #spportcarbrautomotive ... #scbrautomotive #oficinavilacarrao #oficinamecanica #escapamentooriginal #escapamentoadaptacao #mercedesw202 #mercedesc230 #abafadorderuídos #escapamento Siga

    [SCBR.Automotive]Mais um ponto de checagem e limpeza da drenagem de água no Astra, eliminando um a um de todas as possibilidades de infil...

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
    433567799_18429585373054981_2255276163479518011_n.jpg?stp=dst-jpg_s1080x2048&_nc_cat=109&ccb=1-7&_nc_sid=5f2048&_nc_ohc=p49H23GAsSkAX9LqE-O&_nc_ht=scontent-atl3-1.xx&oh=00_AfAD8RAOceAndrLrs3ynEnyQVffkGuFys3CcUEgV_UQstQ&oe=65FEAEE3
    Mais um ponto de checagem e limpeza da drenagem de água no Astra, eliminando um a um de todas as possibilidades de infiltração de água no interior do carro. - [x] Dreno do ar condicionado - [x] Borrachas do assoalho - [x] Borracha de vedação de portas... - [x] Infiltração crônico neste modelo, entre a caixa de roda e parede corta fogo. #spportcarbrautomotive #scbrautomotive #infiltraçãodeagua #gmastra #opelastra #astraclub #oficinamecanica #oficinavilacarrao Siga

    [FS]Steg QK1

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    want it .
    fred.n.sound gmail.com
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    NOTE:
    All Videos on free air Tests/Demos are made to fulfill your needs by getting the opportunity to see all the close-up details such as magnet/membrane/cone and speed/flex movements.

    Each and every video has been recorded with top tech
    please use quality headphones to feel the difference between other videos.

    Each and every model has been tested for hours/days
    by all types of environments such as hall/lab/vehicle. also each speaker/tweeter/midbass/sub is tested on random amps/DSPs and different head-unit input types like analog/digital.
    the same process for power amplifiers/DSPs.
    we use this technique to maximize the final fair decisions
    of the output/performance levels of each gear individually.
    the final score will be published on our Official web and in the upcoming videos.
    Feel free to contact us for Professional collaborations a suggestions.



    OUR SOUND TEST/MUSIC:

    40 Hz Test Tone by Fred a Sound
    https://www.youtube.com/watch v GVwoq254nj0

    THE WILD SEA by Fred a Sound Official Mix
    https://www.youtube.com/watch v GS0hlQhpGxY

    High-End Radio - by Fred a Sound Original Mix
    https://www.youtube.com/watch v DDfKFTCm8Ac

    qFRED a SOUND Official MIXq
    https://www.youtube.com/watch v 9NOzIeDYdwI

    Fred a Sound - Jungle In Space Original MIX SOUND TUNE TEST TRACK
    https://www.youtube.com/watch v iyeF4cOJqg0

    Bass Test-Bass Protector Original Mix by Fred a Sound INT
    https://www.youtube.com/watch v 9hehFb5HrRQ

    Time Reflection by Fred And Sound - Original Mix
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    WHAT WE DO

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    [4r]BYD aumenta investimento no Brasil para R$ 5,5 bilhões e fará até moradias

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A BYD vai aumentar em mais de 83% o investimento de R$ 3 bilhões no Brasil, anunciado em meados de 2022. O novo valor do aporte é de R$ 5,5 bilhões e foi anunciado hoje em encontro entre a CEO Américas e vice-presidente executiva global da BYD, Stella Li, além do presidente da BYD no Brasil Tyler Li, com o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, no complexo fabril da BYD em Camaçari (BA).

    A BYD não detalhou a aplicação do investimento extra, mas anunciou que construirá cinco prédios residenciais, a 3,5 km da fábrica, que serão destinados aos funcionários. Ocuparão uma área de aproximadamente 81 mil m² e terão a capacidade de abrigar 4.230 pessoas.

    A estratégia de oferecer habitações aos funcionários é comum na China. Dentro da própria sede da BYD em Shenzhen há moradias para parte dos 70.000 funcionários só daquelas instalações.

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    BYD<span class="hidden">–</span>Divulgação/BYD

    A BYD ainda tem pela frente as obras da fábrica. Além de aproveitar estruturas e galpões que eram usados na fabricação dos Ford Ka e EcoSport, a BYD diz que construirá 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m² adjacente à fábrica que era da Ford.

    A empresa fala na geração de 10 mil empregos, sem detalhar se serão diretos ou indiretos.

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    Já estão confirmados para serem feitos no local os elétricos Dolphin, Dolphin Mini e Yuan Plus, além do híbrido Song Plus. A montagem dos carros terá início no fim de 2024 e a produção efetivamente começará  entre 2024 e 2025, com capacidade instalada de 150 mil veículos por ano na primeira fase. A segunda etapa não tem data, mas prevê capacidade para 300 mil carros.

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    “Tem sido muito produtiva a forma como a BYD está chegando ao Brasil. No que é possível, estamos ganhando tempo. Estamos com um projeto que vai desde o porto, tanto para importação e exportação, quanto estradas e infraestrutura logística de todo o polo industrial de Camaçari. Estamos atendendo aos interesses do Governo do Estado e da BYD para um rápido andamento da obra”, completou o Governador Jerônimo Rodrigues.

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    [4r]Kombi chinesa? Zeekr Mix é minivan elétrica com 416 cv rival do VW ID.Buzz

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A chinesa Zeekr, conhecida na China por modelos elétricos de alto padrão e que estuda sua entrada no Brasil, decidiu mudar a receita dos seus carros e prepara o lançamento de uma minivan com visual futurista. Chamada de Zeekr Mix, ela poderia ser uma boa rival para a Kombi elétrica da Volkswagen, a ID.Buzz.

    As primeiras imagens divulgadas são do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. Mas, a estreia oficial da minivan deve ocorrer apenas no Salão do Automóvel de Pequim, no próximo mês.

    Comparado com outros modelos da Zeekr, o Mix tem design pouco convencional, mas até remete um pouco à dianteira do antigo Citroën C4 Picasso.

    Citroën C4 PicassoCitroën C4 PicassoCleber Bonato/Quatro Rodas

    Talvez a frente traga o elemento mais marcante para o modelo, que são os faróis afilados e escurecidos, que são interligados de um lado até o outro. Há também uma tomada de ar frontal escurecida na parte inferior e o capô é bem pequeno.

    A lateral e a traseira são bem limpas, com maçanetas embutidas. Únicos pontos a ganharem destaque são as rodas de liga leve diamantadas, o spoiler traseiro e o pequeno filete de lanternas localizado abaixo do vidro traseiro. Não há vincos, curvas, nada.

    Em questão de tamanho, o Mix tem 4,68 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,75 m de altura e um entre-eixos de 3 m. A van da Zeekr é menor que a concorrente Kombi, mas não muito.

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    Zeekr-Mix<span class="hidden">–</span>Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/Divulgação

    Como outros modelos da Zeekr, o Mix também está montado na plataforma Sustainable Experience Architecture da Geely (dona da Zeekr) e estará equipado com bateria desenvolvida pela CATL e pela Geely. Os detalhes ainda são limitados, mas a esperança é que a bateria seja de 86 kWh com tecnologia de 800 volts e capaz de carregar até 360 kW. Autonomia ainda não foi divulgada.

    Compartilhe essa matéria via:

    Para a mover sua van, a Zeekr escalou apenas um potente motor elétrico de 416 cv, número bem superior ao do ID. Buzz. A Kombi da VW  tem 270 cv, nas versões normais, e até 335 cv nas versões GTX com tração traseira e integral.

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    Valores ainda não foram divulgados pela empresa chinesa. Um modelo como Mix costuma ser vendido apenas na China, mas há relatos que a Zeekr planeja levar o modelo a outros mercados.

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    [FullPower]Fiat Titano agrada, mas é ultrapassada comparada aos concorrentes

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Chegou o momento de descobrir como a nova Fiat Titano acelera e se comporta. O modelo lançado na semana passada é a primeira incursão da marca italiana no segmento D e promete aumentar ainda mais a participação da montadora no setor de picapes, onde ela já é líder absoluta com mais de 40% de participação – com a Strada e a Toro.

    O principal destaque da Fiat Titano é o seu valor: a picape, disponível em três versões, tem preço inicial de R$ 219.990, sendo a opção mais em conta da categoria. Além disso, é um veículo eficiente e versátil, porém, fica aquém em termos de tecnologia.

    No vídeo abaixo, Edu Bernasconi, o chefão da FULLPOWER, apresenta os detalhes da picape da Fiat, destacando suas qualidades e áreas que poderiam ser melhoradas. Dê o play!

    Conheça a nova Fiat Titano:

    O post Fiat Titano agrada, mas é ultrapassada comparada aos concorrentes apareceu primeiro em Revista Fullpower.

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    [RS]Como regular super tweeter do jeito certo no processador de áudio taramps e qual capacitor usar

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Como regular seu som

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    [Audiophonic]O amplificador é um componente essencial em um sistema de som automotivo por várias razões importantes:

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
    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
    O amplificador é um componente essencial em um sistema de som automotivo por várias razões importantes: - Aumento da potência: Um amplificador aumenta a potência do sinal de áudio antes de enviá-lo para os alto-falantes, o que resulta em um som mais alto e mais impactante. Isso é especialmente útil para músicas com graves profundos e detalhes sonoros sutis. - Melhoria da qualidade sonora: Um amplificador de qualidade pode melhorar significativamente a qualidade do som, proporcionando uma reprodução mais precisa e detalhada das frequências de áudio. Isso pode resultar em um som mais claro, com menos distorções e mais dinâmica. - Melhor controle dos alto-falantes: Um amplificador permite um controle mais preciso sobre os alto-falantes, garantindo que cada um receba a quantidade certa de energia para reproduzir o som de forma eficaz. Isso é especialmente importante para sistemas de áudio com vários alto-falantes e diferentes tipos de alto-falantes, como subwoofers, woofers e tweeters. - Compensação de perdas de sinal: Em sistemas de som automotivo, o sinal de áudio pode sofrer perdas de qualidade devido ao comprimento dos cabos e interferências elétricas. Um amplificador pode compensar essas perdas, garantindo um som mais limpo e consistente. - Capacidade de alimentar subwoofers: Subwoofers requerem mais potência do que outros alto-falantes para reproduzir os graves com eficácia. Um amplificador dedicado para os subwoofers pode garantir que eles recebam a potência necessária para produzir graves profundos e impactantes. Em resumo, um amplificador é fundamental para melhorar a potência, a qualidade e o controle do som em um sistema de som automotivo. Compartilhe com seu amigo que está montando o sistema de som! #audiophonic #sub #som #carro #somautomotivo #sound #carros #carrosbaixos #bas #sensation #need #club #htech #music #top #distribuição #somtop #sotocatop #tocamuito #audiodeemoção #audioemhd #somdequalidade #qualidade #somhd #kit #coaxial #kitduasvias

    Veja artigo original


    [Inf]LIVE SEMANAL - BRINDE JFA 120 BOB

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [Inf]LIVE SEMANAL - BRINDE JFA BOB 120A

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    [AutoMotivo]Confira os preços da Titano com desconto para CNPJ e Produtor Rural

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Picape da Fiat chega em três versões com preços a partir de R$ 197 mil com desconto

    WhatsApp-Image-2024-03-18-at-10.26.21-62

    É inegável que a Fiat Titano, recém lançada nesta semana já começou a incomodar as rivais devido ao seu preço mais acessível. A picape da Fiat chega em três versões importadas do Uruguai, com pacote bem enxuto assim como uma lista reduzida de acessórios. Mas quais são as versões, preços o motor e o consumo da picape estreante da Fiat no Brasil? Quais são suas principais concorrentes?

    WhatsApp-Image-2024-03-18-at-10.26.01-1-

    E quais os preços da pick-up para clientes com CNPJ? A rede já até divulgou os preços para clientes com CNPJ ou também “vendas diretas” (válido para portadores de CNPJ, microempresas e também produtor rural)

    Versões e preços da da nova Fiat Titano 2024

    WhatsApp-Image-2024-03-18-at-10.26.02-3-

    ENDURANCE:
    Preço normal R$ 219,9 mil
    Preço CNPJ: R$ 197,9 mil
    A versão de entrada tem 6 Airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), ar condicionado, assistente de estabilidade de reboque, assistente de partidas em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, chave canivete, computador de bordo, controle automático de descida – HDC, controle eletrônico de estabilidade e tração, display 3,5” monocromático, iluminação da caçamba, para-choques, maçanetas e retrovisores pretos, piloto automático, porta-luvas refrigerado, pneus todo terreno, rádio bluetooth, rodas de aço 17”, travas elétricas, vidros dianteiros e traseiros elétricos e volante com ajuste de altura, entre outros.

    WhatsApp-Image-2024-03-09-at-10.34.41-62Fiat Titano Endurance é a versão voltada ao trabalho

    VOLCANO: 
    Preço normal R$ 239,9 mil
    Preço CNPJ: R$ 215,9 mil

    Conteúdo da Endurance + Bancos em couro, capota marítima, central multimídia 10,1”, display 4,2” colorido, duas câmeras (traseira + lateral), faróis de neblina, para-choque dianteiro, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, protetor de caçamba, para-choque traseiro preto com detalhe cromado, retrovisores externos elétricos, rodas de liga leve 17”, saída de ar para o banco traseiro, sensores traseiros de estacionamento, volante com ajustes de altura e profundidade.

    fiat-titano-volcano-2025-1-620x413.jpgFiat Titano Volcano é o modelo intermediário

    FIAT TITANO RANCH:
    Preço normal: R$ 259,9 mil
    Preço CNPJ: R$ 233,9 mil

    Conteúdo da Volcano + ar-condicionado digital automático dual zone, aviso de permanência em faixa, bancos dianteiros com ajustes elétricos, barras de teto cinza, câmera 360º off road, DRL- luzes diurnas de rodagem em led, estribos laterais cinza, lanternas em led, keyless Entry N’GO, maçanetas e retrovisores cromados, rodas de liga leve 18”, Santo Antônio cromado com detalhes em preto e cinza, sensor crepuscular, sensor de chuva e sensores dianteiros de estacionamento.

    WhatsApp-Image-2024-03-18-at-10.25.58-1-Fiat Titano Ranch 2024 é a versão topo de linh

    Quais são as concorrentes da Fiat Titano?

    Em primeiro lugar, vale a pena esclarecer que a Titano não é um projeto unicamente da marca Fiat. Ela é derivada da pick-up Peugeot Landtrack, marca da Stellantis, chamada internamente KP1 e por sua vez derivada da Changan Kaicene F70, uma utilitária presente na China desde 2019.

    WhatsApp-Image-2024-03-18-at-10.26.21-2-

    A lista de itens de série da Fiat Titano permite concluir sem medo de errar que se trata de um modelo “custo benefício” para o mercado. Não há itens como controle de Cruzeiro adaptativo, freio eletrônico de estacionamento, painel 100% digital, retrovisor eletrocrômico, multimídia moderna ou motor mais potente entre as concorrentes. No entanto, ela traz o esperado para o segmento: motor turbodiesel, chassi, tração 4×4 e câmbio automático.

    Dessa forma a Fiat Titano vem brigar em modelos de preço intermediário como é o caso da Nissan Frontier e Mitsubishi L200 que não chegam a ser tão caras nas versões topo de linha como as rivais Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.

    Qual motor a Titano usa?

    WhatsApp-Image-2024-03-18-at-10.26.01-2-

    O motor da Fiat Titano é o 2,2 litros que rende 180cv e 40kgfm de torque com injeção direta e turbina de geometria variável. O câmbio é manual de seis marchas ou seis marchas automático com opção de tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida. Nos números de desempenho ela faz o 0-100km/h em 12,5s e a velocidade máxima é de 175km/h.

    Dimensões da Fiat Titano

    A Titano tem 5,33m de comprimento, 1,96m de largura, 1,85m de altura e 3,18m de entre eixos. Essa carroceria permite um ângulo de entrada de 29° e de saída com 27°, altura mínima do solo de 23,5cm.

    WhatsApp-Image-2024-03-18-at-10.26.10-1-

    A caçamba comporta 1.109 litros de volume útil sendo capaz de transportar 1 tonelada e também rebocar 3,5 toneladas. A caçamba mede 1,63m de comprimento, 1,60m de largura e 51,6cm de altura.

    Na suspensão a Titano usa chassi tradicional, suspensão dianteira independente e eixo rígido com feixe de molas traseiro. Os freios da a disco na dianteira mas a tambor na traseira.

    Matéria Confira os preços da Titano com desconto para CNPJ e Produtor Rural publicada no Portal Revista AutoMOTIVO.

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    [MTM]RECORDES WORLD na Etapa SÃO JOÃO DO ITAPERIU SC

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    HIGHLIGHTS

    No último domingo, 17 de março de 2024, o 4 Rodas Club Car organizou um GRANDE EVENTO com uma etapa do Mundial de Car Audio MTM na cidade de São João do Itaperu, em Santa Catarina.

    Os resultados dessa emocionante competição estão disponíveis no seguinte link: Resultados MTM São João do Itaperu.

    Nessa etapa, os competidores demonstraram suas habilidades em sistemas de som automotivo, buscando a excelência em qualidade sonora e potência. Os carros foram equipados com sistemas de alto-falantes, amplificadores e woofers, o rta avalia

    DJI_0036-600x338.jpg

    fila as 7 da manhã da dava ideia que o evento seria gigante

    critérios como volume, clareza e fidelidade do som.

    A competição foi acirrada, e os vencedores merecem destaque. Parabéns a todos os participantes e aos campeões!

    Lembrando que o MTM World é uma referência no mundo do som automotivo e reúne entusiastas apaixonados por música e carros rebaixados. Esses eventos proporcionam uma experiência única para os amantes de áudio automotivo e são uma oportunidade de mostrar suas habilidades e equipamentos.

    confira sua colocação no Mundial MTMRanking – MTM World | Music – Tuning – Machines

    etapa Gigante muito bem organizada pelo 4 rodas club car

    fotos da etapa nesse link 

    Se você quiser saber mais sobre o ranking e os campeões mundiais anteriores, confira o site oficial do MTM World.

    link do ranking mundial veja aqui sua colocação no Estadual , Nacional e Mundial

    Visite nosso site www.mtmworld.org (link na bio) e fique por dentro da agenda de competições, ranking, fotos e tudo sobre o MUNDIAL de som automotivo e rebaixados em 2024.

    darling-1-600x338.jpg
    link vídeo no youtube com quase todas medições 

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    [SMD]Insane Excursion

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [4r]Nova geração do BYD Song Plus poderá ir de SP a Salvador sem abastecer

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    O furacão chamado BYD dominou não apenas o segmento de carros elétricos no Brasil, mas também dos híbridos. Ainda que bons concorrentes sejam híbridos convencionais (e, portanto, mais baratos), o BYD Song Plus foi o carro híbrido mais vendido do país em fevereiro.

    Os chineses não parecem relaxados, entretanto, já que a nova geração do BYD Song Plus já teve seu design revelado e até já começou a ser testado na China. As alterações não são apenas visuais e incluem um novo sistema de eletrificação, adiantando aquilo que logo será visto nas ruas brasileiras.

    Flagra-do-novo-BYD-Song-Plus-2-e17107740“Cara-crachá” a partir da imagem vazada provou que esse modelo camuflado é o novo Song PlusReprodução/Weibo

    O novo Song Plus surgiu na internet chinesa, em uma imagem computadorizada que o revela sem disfarce. Logo se nota o formato dos faróis, que estão mais alongados e parecem mesclar o desenho antigo com traços do BYD Yuan Plus, SUV elétrico também vendido no Brasil.

    BYD Song Plus tem preço de modelo a diesel e desempenho bem superior: R$ 269.990Frente do BYD Song Plus atualmente vendido no BrasilDivulgação/BYD

    A larga grade frontal se mantém, mas o padrão das grelhas adota pontilhados cromados. Nas laterais, as entradas de ar se mantêm inalteradas, ao passo que a régua na base do capô está mais larga e troca o cromo por pintura em preto.

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    ReproduçãoCaixas de roda anguladas contribuem para aspecto mais “parrudo” do SUVReprodução/Weibo

    Na lateral, chamam atenção as maçanetas, que agora são retráteis tanto para diminuir o arrasto aerodinâmico quanto para incrementar a estética. As caixas de roda deixam de ser perfeitamente circulares e se aproximam do utilizado pela Jeep, por exemplo. 

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    ReproduçãoVinco com botão de abertura do porta-malas foi posicionado mais abaixo do que antesReprodução/Weibo

    Após o vazamento da dianteira, usuários chineses confirmaram que flagras recentes de um SUV da BYD, rodando camuflado no país oriental, correspondiam ao novo Song Plus. Dessa forma, é possível saber um pouquinho da traseira, onde se destaca a nova lanterna. A peça se mantém unificada a e com régua iluminada que une as duas extremidades da tampa do porta-malas, mas traz novos contornos e assinatura luminosa. Também houve alterações na abertura do porta-malas e nas linhas da carroceria

    SONG PLUS DM-ITraseira atual do Song PlusFernando Pires/Quatro Rodas

    Os mistérios agora se concentram no interior do Song Plus e na sua mecânica. Quanto ao segundo caso, a imprensa da China considera provável o uso da nova e quinta geração de mecânica híbrida DM-i da BYD. 

    BYD King DM-I 2024Retoques internos podem incluir seletor giratório de marcha, mas não espere grandes mudançasDivulgação/BYD

    A ‘mágica’ da tecnologia ainda não foi explicada em detalhes, mas o sistema DM, como é chamado, tem dois modos: DM-p, com foco na performance, e o DM-i, cuja prioridade é a eficiência e que já é oferecido no Brasil.

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    ReproduçãoExpansão global da BYD está acelerada e o novo Song Plus não deve demorar para ser vendido no BrasilReprodução/Weibo

    O conjunto atual é formado pelo moto 1.5 Atkinson com 110 cv, unido ao motor elétrico de 179 cv, com transmissão e-CVT. Mas são esperadas evoluções tanto para os dois motores quanto para a bateria, que terá maior capacidade, o que permitirá um consumo médio tão baixo quanto 34,5 km/l. 

    As baterias Blade, laminares de fosfato-ferro-lítio, são tecnologia exclusiva da BYD, e contribuem para que, com tanque cheio (com cerca de 60 litros) e carga total, seja possível rodar quase 2.000 km sem parar. É praticamente uma viagem de São Paulo (SP) a Salvador (BA) sem interrupções. Ou, quem sabe, da sede da empresa em São Paulo até a sua futura fábrica em Camaçari (BA), do lado da capital baiana.

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    [FullPower]Hennessey transforma a RAM 1500 TRX na picape mais rápida do mundo

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Picapes não são necessariamente concebidas para voar baixo pelas estradas em velocidades alucinantes. No entanto, a Hennessey Performance parece não se importar com isso, já que a empresa desenvolveu o que considera ser a picape mais potente e rápida do mundo: a edição especial Last Stand Mammoth 1000 TRX, lançada recentemente.

    Baseada na linha 2024 da RAM 1500 TRX, que foi descontinuada no final do ano passado, a picape modificada pela preparadora texana tem o motor 6.2 litros V8 Hellcat aprimorado com um supercharger de alto fluxo. Isso resulta em um aumento de potência dos originais 702 cavalos para 1.012 cv, enquanto o torque cresce de 89,8 kgfm para 133,9 kgfm.

    RAM 1500 TRX preparada pela Hennessey PerformanceEdição especial da RAM 1500 TRX está disponível em três cores exclusivas criada pela Hennessey (Divulgação)

    Com essa potência adicional, a Last Stand Mammoth 1000 TRX é capaz de acelerar de 0 a 60 milhas por hora (0 a 96 km/h) em apenas 3,2 segundos, o que é 1,3 segundos mais rápido que a RAM 1500 TRX original. A Hennessey ainda assegura que o modelo percorre um quarto de milha (402 metros) em 11,4 segundos a uma velocidade superior a 190 km/h – enquanto a picape original tem sua velocidade máxima limitada a 188 km/h.

    RAM 1500 TRX preparada pela Hennessey Performance RAM 1500 TRX preparada pela Hennessey Performance RAM 1500 TRX preparada pela Hennessey Performance

    “Nosso Mammoth 1000 TRX é uma celebração da grande e poderosa combustão dos V8! Nossos clientes adoram essas picapes, sua potência, o som do V8 e o desempenho de que são capazes. Portanto, é justo que reconheçamos o significado dos modelos finais com a nossa edição especial ‘Last Stand’. O Mammoth 1000 já é a picape de produção mais rápida e exclusiva do mundo, agora nossa tiragem limitada leva essa exclusividade a um nível totalmente novo”, celebrou John Hennessey, CEO e fundador da preparadora e fabricante de supercarros dos Estados Unidos.

    RAM 1500 TRX preparada pela Hennessey Performance RAM 1500 TRX preparada pela Hennessey Performance RAM 1500 TRX preparada pela Hennessey Performance

    Além das atualizações de desempenho, os compradores da Last Stand Mammoth 1000 TRX podem incluir o pacote Off-Road, que adiciona pára-choques personalizados, luzes LED, rodas Hennessey de 10 raios de 20 polegadas, pneus off-road de 35 ou 37 polegadas, frente e kit de nivelamento traseiro, além de estribos laterais rebatíveis eletrônicos. Os clientes que desejam criar o “hipertruck” de melhor desempenho também podem optar por freios Wilwood de maior performance e uma transmissão atualizada.

    A edição final da Mammoth 1000 é disponibilizada em três novas cores criadas pela preparadora: Harvest Sunrise Orange (laranja), Delmonico Red (vermelho) e Night Edge Blue (azul), além das cores de fábrica, que incluem Pitch Black (preto), Granite Grey (cinza), Billet Silver (prata) e Bright White (branco). Os modelos RAM 1500 TRX preparados têm ainda emblemas “Last Stand” nos paralamas traseiros e o logotipo da Hennessey na tampa da caçamba.

    RAM 1500 TRX preparada pela Hennessey Performance RAM 1500 TRX preparada pela Hennessey Performance RAM 1500 TRX preparada pela Hennessey Performance

    A Hennessey garantirá exclusividade para seus clientes, limitando o volume de produção do Mammoth 1000 em 200 unidades, com cada picape decorada com uma placa de chassi registrando seu número de construção.

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    [Pioneer]Série A: o melhor da tecnologia de som automotivo ao seu alcance

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
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    Série A: o melhor da tecnologia de som automotivo ao seu alcance

    [4r]Os segredos da Fiat Titano, a picape diesel mais barata do Brasil

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Finalmente a Fiat tem uma picape média para chamar de sua no Brasil. Após anos de sucesso de Strada e Toro, a marca quer agora pegar carona nas boas vendas dos modelos menores, para apostar em um dos segmentos mais movimentados do mercado.

    Porém, vale um contexto: a Titano não é tão Fiat assim, já que sua origem vem da Changan Kaicene F70. De uma parceria entre a chinesa e a extinta PSA, nasceu a Peugeot Landtrek, que chegou a ser cogitada para o Brasil. Na Stellantis, porém, a marca Fiat fala mais alto por aqui entre as picapes e, assim, veio a Titano.

    A Fiat Titano estreia em três versões: Endurance, (R$ 219.990), Volcano (R$ 239.990) e Ranch (R$ 259.990) – com a qual tivemos um primeiro contato.

    Fiat Titano RanchFiat Titano RanchDivulgação/Fiat

    A picape média da Fiat tem aparência bastante genérica, culpa de um projeto que nasceu compartilhado entre diferentes marcas. Não há qualquer relação de estilo com os demais modelos da Fiat, a não ser pelos logos e pela “bandeira da Itália” na grade dianteira. As rodas também são exclusivas, sejamos justos.

    No mais, tudo é exatamente como na Peugeot Landtrek: faróis e lanternas, maçanetas (exageradamente grandes), para-choques e o interior. Até mesmo os leds verticais ao lado da grade, que na Peugeot figuram como os “dentes de sabre” presentes em todos os modelos da marca, permaneceram na Fiat.

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    Fiat Titano RanchFiat Titano RanchDivulgação/Fiat

    Por dentro, apenas o logotipo do volante é substituído pelo da Fiat. Todo o restante é exatamente igual ao da Landtrek, com linhas claramente vindas de um Peugeot, como os botões centrais, que imitam teclas de piano – solução da francesa. No geral, é um desenho limpo e bonito, mas há pontos de alerta, como a alavanca de câmbio, os botões dos retrovisores e os comandos do ar-condicionado, que são antiquados.

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    O quadro de instrumentos também deixa a desejar: há uma pequena tela central colorida de 4,2 polegadas, rodeada por elementos analógicos. Já a central multimídia tem 10 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay (ambos apenas via cabo) e um HD interno de 10 Gb para arquivos diversos. No caso da central, o funcionamento é lento e o layout denuncia a origem chinesa da Fiat Titano.

    Equipamentos da Fiat Titano

    Entre os equipamentos, a picape média da Fiat oferece, desde a versão Endurance, piloto automático com limitador de velocidade, controle de descida, assistente de reboque, assistente de partida em rampa e volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade.

    Fiat Titano RanchFiat Titano RanchDivulgação/Fiat

    Na versão Ranch, há a multimídia já citada, faróis e lanternas de leds, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360°, faróis automáticos, sensores de chuva, ar-condicional digital bizona, monitoramento de pressão dos pneus e alerta de saída de faixa.

    Não há qualquer sistema de auxílio à condução (ADAS), como ACC, frenagem automática, correção em saídas de faixa, faróis altos automáticos ou alerta de tráfego cruzado traseiro. Nada disso. Também não há carregador de celulares por indução, que é oferecido como um acessório de concessionária para a Titano.

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    Espaço e capacidades não são problemas para a picape. Há conforto para até cinco pessoas, já que o túnel central traseiro é baixo. Atrás há também saídas de ar-condicionado e porta USB do tipo A.

    Fiat Titano RanchFiat Titano RanchDivulgação/Fiat

    Para bagagens, a Titano promete o maior espaço de caçamba ente a concorrência: 1.314 litros. Porém, o volume é apenas para a versão Endurance, que não tem o protetor. Nas demais versões, equipadas com ele, o espaço cai para 1.109 litros – ainda bom e na média da concorrência. A capacidade de carga também não foge das demais picapes médias, com 1.020 kg. A capacidade de reboque é de 3,5 toneladas.

    Motor da Fiat Titano

    A Titano é equipada com motor 2.2 turbodiesel, que é o BlueHDI já utilizado no Ducato, mas com 180 cv e 40,8 kgfm – isso nas versões Volcano e Ranch, com câmbio automático de seis marchas. Na Endurance, que tem câmbio manual de seis marchas, o torque cai para 37,7 kgfm.

    Fiat Titano RanchFiat Titano RanchDivulgação/Fiat

    Um ponto de atenção é que a picape tem potência abaixo da média do mercado. Só é maior que das versões de entrada de Ford Ranger (170 cv) e Nissan Frontier (163 cv), mas, repetindo, que têm potência reduzida apenas nas versões mais baratas. Em todas as Titano, a tração pode ser 4×2 traseira, 4×4 ou 4×4 com reduzida.

    De acordo com a Fiat, as versões automáticas vão de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, tempo que sobe para 14,7 segundos com câmbio manual. O consumo da Titano, também segundo a marca, é de 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada nas automáticas, e de 9,6 km/l em ambos os ciclos na manual.

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    Fiat Titano RanchFiat Titano RanchDivulgação/Fiat

    Como anda a Fiat Titano

    Embora os números pareçam satisfatórios na ficha técnica, em movimento a Titano mostra que sente falta de potência e torque. Em saídas ou retomadas, há um grande esforço para ganho de velocidade, mas pouco ganho real, isso apesar do bom trabalho do câmbio, que tem trocas satisfatórias e sem trancos. O pedal do freio, por sua vez, poderia ser um pouco mais sensível, enquanto a direção, que é hidráulica, poderia ser mais direta e pesada.

    O ponto crítico é a suspensão, que faz a picape pular e trepidar em excesso, além de um insistente balanço lateral, seja no asfalto ou na terra. Em velocidades mais altas na terra, a suspensão mostra o curso curto e dá pancadas secas em valetas ou elevações.

    Fiat Titano RanchFiat Titano RanchDivulgação/Fiat

    A Titano passa a ser responsabilidade da engenharia brasileira da Fiat, que já fez ajustes para seu lançamento por aqui. Porém, a picape mostra que ainda tem a amadurecer para brigar com modelos consagrados. E que seus preços menores não são um simples acaso, mas necessários.

    Veredicto – Ela é mais barata, mas tem motivos para isso. Deve em tecnologia, motor e acabamento.

    Ficha Técnica – Fiat Titano Ranch

    • Preço: R$ 259.990
    • Motor: diesel, turbo, long., 4 cil., 2.179 cm3, 16V, 180 cv a 3.750 rpm, 40,8 kgfm a 2.000 rpm
    • Câmbio: automático, 6 marchas, tração 4×4
    • Suspensão: duplo A (diant.), feiche de molas (tras.)
    • Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
    • Direção: hidráulica, 14 m (diâm. de giro)
    • Pneus: 265/60 R18
    • Dimensões: compr., 533 cm; largura, 222,1 cm; altura, 189,7 cm; entre-eixos, 318 cm; peso, 2.150 kg; tanque, 80 l; caçamba, 1.109 l; capac. de carga, 1.020 kg; capac. de reboque, 3.500 kg
    • Desempenho: 0 a 100 km/h, 12,4 s (Dado de fábrica)
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    [Nakamichi]Nakamichi Hong Kong Champion in HK-CAN Competition

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
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    Nakamichi Hong Kong Champion in HK-CAN Competition

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    [4r]De Tomaso Pantera surgiu em parceria com a Ford para substitui o GT40

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Piloto que chegou a correr na F-1, Alejandro De Tomaso era argentino. Corajoso, decidiu produzir seus próprios carros em Modena, quintal da Ferrari. Ele começou fazendo o chassi que usaria nas pistas adicionando um motor da Maserati e, depois, Ford, mas foi como criador de superesportivos que encontrou seu caminho, apesar da farta concorrência local.

    Seu primeiro carro de rua surgiu em 1963. Era o Vallelunga, com seu motor 1.5 do Ford Cortina. Em 1966 veio o Mangusta, desenhado por Giugiaro, e em 1970 chegou sua obra-prima, o De Tomaso Pantera.

    De Tomaso Pantera modelo 1972, automóvel testado pela revista Quatro Rodas.

    Foi o ápice da sua parceria com a Ford, que já havia tentado comprar a Ferrari. Lançado no Salão de Nova York, o Pantera era uma releitura dos sucessos da Ford em corridas nos anos 60, em especial o GT40. Sobre estrutura monobloco, a carroceria de aço desenhada pelo estúdio Ghia era moderna e tipicamente italiana.

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    De Tomaso Pantera modelo 1972, automóvel testado pela revista Quatro RodasMotor V8 do De Tomaso PanteraMarco de Bari/Quatro Rodas

    Atrás dos bancos ficava o motor Ford V8 351, de 5,8 litros e 310 cv, e o câmbio manual ZF de cinco marchas. A suspensão era independente nas quatro rodas, todas com freio a disco. Ele ia a 100 km/h em 5,6 segundos e atingia 260 km/h. Nos EUA, era vendido em autorizadas Lincoln-Mercury, com direito a vidros elétricos e ar-condicionado.

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    O De Tomaso Pantera faz jus a seu nome, como prova o exemplar 1972 das fotos. As respostas são agressivas e a aceleração, violenta. Dosar o pé é essencial. Bem atrás do piloto, o motor faz o corpo todo vibrar. Pelo retrovisor, vê-se o filtro de ar trepidar. Sentem-se as imperfeições do asfalto nas mãos. Os engates do câmbio são facilitados pela grelha clássica, embora a alavanca e a embreagem sejam relativamente pesadas.

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    De Tomaso Pantera modelo 1972, automóvel testado pela revista Quatro RodasO painel do De Tomaso Pantera modelo 1972Marco de Bari/Quatro Rodas

    A parceria De Tomaso e Ford se encerrou no fim de 1974 e, com ela, a importação para os EUA. Mas novas versões reforçariam seu apelo para a preparação e a customização. O Pantera GT5 de 1980 ganhou vários itens aerodinâmicos que deixaram o visual mais pesado. Cinco anos depois, o GT5-S trouxe a primeira mudança profunda no visual, com nova frente.

    De Tomaso Pantera SI 1990De Tomaso Pantera SI 1990Reprodução/Internet

    Marcello Gandini, criador dos Lamborghini Miura e Countach, atualizou o desenho em 1989, junto de melhorias mecânicas. O visual ficou mais retilíneo e carregado, com spoiler e acessórios aerodinâmicos. Agora o modelo usava chassi tubular. Rodas de liga com freios Brembo ventilados e nova suspensão completavam o pacote. Em 1991, ganhou um V8 5.0 Ford com muita eletrônica e 305 cv. O Pantera só morreria em 1993, após 23 anos, mostrando o tamanho do fôlego desse felino.

    Ficha técnica – De Tomaso Pantera 1972

    • Motor: V8 de 5,8 litros
    • Potência: 310 cv a 5 400 rpm
    • Câmbio: manual de 5 marchas
    • Carroceria: cupê
    • Dimensões: comprimento, 424 cm; largura, 170 cm; altura, 110 cm; entre-eixos, 251 cm; peso, 1300 kg
    • Desempenho: 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, velocidade máxima de 260 km/h
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    [4r]Renault Kwid é vendido por R$ 62.990 em guerra de preços com Mobi e C3

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Toda semana um “carro mais barato do Brasil” diferente. Nesta semana, o carro mais barato é o Renault Kwid Zen, que está sendo vendido por R$ 62.990 em algumas praças e por R$ 63.990 para as demais cidades.

    De qualquer forma, o Kwid está mais barato que o Fiat Mobi Like, vendido por R$ 64.990, e que o Citroën C3 Live, de R$ 67.990.

    Renault Kwid zen<span class="hidden">–</span>Divulgação/Renault

    O desconto deixa o Renault Kwid quase R$ 10.000 mais barato que seu preço de tabela, que é R$ 72.640. Mas tem condições, como valer para carros 2023/2024 ainda em estoque. Os R$ 62.990 estão condicionados a ter um carro usado na troca, mas garante taxa zero caso seja dado 60% de entrada (R$ 37.794) e o saldo seja financiado em 12 parcelas fixas de R$ 2.390.

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    A oferta nacional de R$ 63.990 não está condicionada à troca, mas o desconto se aplica no caso de 30% de entrada (R$ 19.685,94), mais saldo financiado em 48 parcelas fixas de R$ 1.281,74. A taxa de juros de 0,99% (a.m) no banco da própria Renault. As condições têm validade até 31 de março ou até o fim do estoque.

    Revisões do Renault Kwid

    Nas duas promoções, o Renault Kwid 2024 é vendido com as três primeiras revisões inclusas, serviços que somam R$ 1.658. Desta forma, para manter o carro até os 60.000 km o proprietário pagará apenas as revisões de 40.000 km (R$ 932.80), 50.000 km (R$ 646.25) e 60.000 km (R$ 929.83), que são muito mais caras e somam R$ 2.508.

    Equipamentos do Renault Kwid Zen 2024

    Renault Kwid zen<span class="hidden">–</span>Divulgação/Renault

    Tem ar-condicionado, quadro de instrumentos em led, vidros dianteiros elétricos, rádio com dois alto-falantes, start-stop, DRLs em led, controle de estabilidade e HSA.

    São acessórios de concessionária: rodas de liga leve, câmera de ré, sensor de estacionamento, aerofólio, frisos nas portas, moldura da lanterna traseira, bolsa organizadora e cadeira para carregar animais, entre outros.

    Motor do Renault Kwid

    O motor é o três cilindros 1.0 SCe com start-stop, que gera 71 cv e 10 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. O consumo é de 10,8 km/l (etanol) e 15,3 km/l (gasolina) na cidade e de 11 km/l (E), 15,7 km (G) na estrada.

    Renault Kwid zen<span class="hidden">–</span>Divulgação/Renault

    Ficha técnica do Renault Kwid 2024:

    • Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cil., 12V, 999 cm³, 68/71 cv a 5.500 rpm, 10,0/9,4 kgfm a 4.250 rpm
    • Câmbio: manual, cinco marchas, tração dianteira
    • Direção: elétrica, 10 m (diâmetro de giro)
    • Suspensão: McPherson (dianteira), eixo rígido (traseira)
    • Freios: disco ventilado (dianteira), tambor (traseira), ABS
    • Pneus: 165/70 R14, rodas de liga leve na versão Outsider
    • Peso: 820 kg
    • Dimensões: comprimento, 368,0 cm; largura, 157,9 cm; altura, 147,9 cm; entre-eixos, 242,3 cm; porta-malas, 290 l, tanque, 38 l
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    [AutoMotivo TV]TECH NOISE AUTOMOTIVE NO ENAN 2024 - 11ª EDIÇÃO

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    TECH NOISE AUTOMOTIVE NO ENAN 2024 - 11o EDICAO

    ENAN Encontro Nacional Automotivo de Negocios e o unico evento no Brasil do setor de som e acessorios automotivos 100 voltado a negocios.

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    [AutoMotivo TV]TIGER FILMS NO ENAN 2024 - 11ª EDIÇÃO

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    [AutoMotivo TV]TRAGIAL LANÇA ALARME ANTE FURTO PARA ESTEPE NO ENAN 2024

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    TRAGIAL NO ENAN 2024 - 11o EDICAO

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    [AutoMotivo TV]VOLPATO ENGATES E CARRETAS AUTOMOTIVE NO ENAN 2024 - 11ª EDIÇÃO

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    [AutoMotivo TV]TARAMPS NO ENAN 2024 - 11ª EDIÇÃO

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    [AutoMotivo TV]STORM TECH NO ENAN 2024 - 11ª EDIÇÃO

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    [AutoMotivo TV]SOUNDIGITAL NO ENAN 2024 - 11ª EDIÇÃO

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    [RS]Regulagem para médio grave corneta e super tweeter corte de frequência

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    [4r]Por que o McLaren 750S é um carro sob medida para os puristas?

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    É como se fosse uma despedida em grande estilo. O McLaren 750S traz 30% de componentes novos em relação ao 720S e exibe progressos evidentes em termos de eficiência. Mas a direção permanece orgulhosamente hidráulica, o volante não tem botão algum e o motor V8 continua impávido, ainda não contagiado por nenhuma forma de hibridização, embora tenha recebido atenção dos engenheiros.

    O propulsor originalmente montado no MP4-12C de 2011 recebeu sucessivas evoluções. Agora, ganhou mais pressão nos turbos e pistões forjados. A potência subiu de 720 para 750 cv, e o torque foi de 78,5 para 81,6 kgfm. O que isso resulta em termos de performance? Em estrada, pouco se nota. Em pista, talvez, mas apenas quando exploramos os limites do esportivo: 2,8 segundos de 0 a 100 km/h (menos um décimo em relação ao 720S); 7,2 s de 0 a 200 km/h (menos 0,6 s em relação ao antecessor) e 19,8 s de 0 a 300 km/h (menos 1,6 s).

    No circuito do Estoril, em Portugal, palco do lançamento mundial, alcançamos 260 km/h no final da reta longa, antes de o instrutor da fábrica sinalizar a necessidade de frear logo depois da placa que sinaliza 200 metros antes da curva. Curiosamente, a velocidade máxima oficial caiu de 341 km/h para 330 km/h. De acordo Sandy Holford, engenheiro-chefe do 750S, isso ocorre porque a asa traseira tem superfície 20% maior e o câmbio de sete marchas ganhou relação final mais curta. Dois recursos que tornam acelerações e retomadas mais instantâneas, mas que retiram velocidade final.

    mclaren_750s_coupeVai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atinge 330 km/hDivulgação/McLaren

    Em aceleração até 100 km/h, ele é um décimo de segundo mais rápido que a Ferrari 296 GTB, que com seu sistema híbrido de 829 cv (gerados por um motor elétrico e um 3.0 V6) alcança a marca em 2,9 s. A máxima é a mesma para ambos (330 km/h). Um trunfo do carro inglês é o peso inferior. São 1.277 kg, ante 1.470 kg do italiano.

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    A Ferrari tem relação peso/potência de 1,77 kg/cv, número que baixa para 1,70 kg/cv no McLaren, fruto do efeito combinado de menos peso (dieta de 30 kg em relação ao modelo anterior) e da elevação de potência. A redução de peso deve-se aos bancos de fibra de carbono (-17,5 kg), às rodas forjadas (-13,8 kg), à instrumentação (-1,8 kg), para-brisa (-1,6 kg), molas/amortecedores (-2 kg). Algumas peças foram introduzidas, daí o balanço final resultar em 30 kg.

    mclaren_750s_coupeAerofóilo se ajusta ao modo de dirigirDivulgação/McLaren

    A asa traseira maior aumenta a carga aerodinâmica e varia a posição em função do programa de dirigir. Vai da posição totalmente baixa numa função DRS (para eliminar a resistência à passagem do ar) à totalmente levantada, para atuar como anteparo e ajudar a diminuir as distâncias de frenagem.

    Comparando com um sistema de freios mais potente (com discos cerâmicos e um princípio de arrefecimento inspirado na F1, emprestado pelo McLaren Senna), a frenagem do 750S melhorou face ao 720S, especialmente em altas velocidades: “São 4 metros a menos até a imobilização total a partir dos 200 km/h”, garante o engenheiro-chefe, ressalvando que a 100 km/h não se nota diferença. Mesmo assim, ele diz que a resistência à fadiga é superior.

    A bitola dianteira ficou 6 mm mais larga; a direção está mais direta e há uma nova bomba hidráulica. As molas dianteiras são 3% mais suaves, e as traseiras, 4% mais rígidas (para reduzir a tendência de subesterço).

    mclaren_750s_coupeFreios cerâmicos resistentes à fadigaDivulgação/McLaren

    Um circuito hidráulico interligado elimina a necessidade de barras estabilizadoras convencionais. E, claro, o segredo para a proverbial rigidez estrutural de qualquer McLaren, o monocoque de fibra de carbono – exclusividade entre os concorrentes – está lá, juntamente com alumínio na carroceria, fibra de carbono e materiais compostos. Isso se reflete no rolamento com enorme integridade da carroceria, mesmo sobre pisos em mau estado ou paralelepípedo, como comprovamos no trajeto do teste. O comentário igualmente é válido para a versão conversível (Spider), com o seu teto retrátil que a McLaren diz abrir ou fechar em 11 segundos. Essa versão é 49 kg mais pesada.

    No cockpit, encontramos vários elementos conhecidos, como fibra de carbono e Alcantara (Performance Package). O quadro de instrumentos passou a se mover solidariamente com o ajuste da coluna de direção.

    Estampidos pelo escape

    mclaren_750s_coupeErgonomia perfeita e posição de dirigir típica dos McLarenDivulgação/McLaren

    É inegável que a maioria dos rivais do 750S tem interiores mais ornamentados. Aliás, o exterior do McLaren também é menos dramático do que rivais da Ferrari ou da Lamborghini. Além disso, alguns dos gráficos no painel são pequenos, mesmo na renovada tela central vertical voltada para o motorista. E não existe conectividade para o sistema Android Auto (apenas Apple CarPlay), o que não se compreende.

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    Se o projeto foi discreto no estilo, não poupou efeitos especiais em outros campos, porém. Desde os primeiros quilômetros se confirma que o novo sistema de escapamento produz as notas acústicas graves que a McLaren prometeu.

    mclaren_750s_coupePainel de instrumentos digital e completoDivulgação/McLaren

    Os estouros do motor são verdadeiras celebrações de adrenalina, mais frequentes no modo Sport, como explica Holford: “Em Sport, temos um festim de emoções acústicas com os estouros, que são menos frequentes em Track porque precisamos usar todas as gotas de gasolina para melhorar a performance. E como esses sons de explosão usam combustível não queimado acabam por constituir um desperdício que procuramos evitar”.

    Entrar no 750S continua sendo fácil graças às soleiras das portas rebaixadas, enquanto as portas saem do caminho para cima levando, no processo, parte do teto. Os bancos são amplos e o cockpit, espaçoso. A visibilidade continua elogiável, pelo efeito combinado do para-brisa amplo com colunas estreitas.

    mclaren_750s_coupeSantantônios garantem a segurançaDivulgação/McLaren

    Ao se pressionar o botão start, o motor responde com um tenebroso ronco. Selecionado o modo Comfort, o carro porta-se de forma civilizada, com a suspensão a denotar uma razoável capacidade de filtrar asfaltos maltratados. A facilidade de dirigir e o conforto do amortecimento reforçam a impressão de que este McLaren pode ser guiado diariamente, mesmo que as acelerações potencialmente vertiginosas, a sonoridade do motor e a reação dos pedestres nos indiquem que este carro nada tem de banal.

    Já na pista, impressionam a estabilidade, a potência da mordida dos freios, a ausência de sinais de fadiga e a total indiferença da carroceria às brutais desacelerações. Falta um autoblocante eletrônico traseiro? Talvez, mas a verdade é que a eficácia de comportamento do 750S parece dispensar esse recurso, pelo menos em asfalto seco.

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    mclaren_750s_coupe<span class="hidden">–</span>Divulgação/McLaren

    Holford explica que “há uma vetorização de torque simples por frenagem da roda de dentro da curva, para ajudar a trazer o carro para a trajetória, até porque a inclusão de um autoblocante iria estragar o trabalho de redução de peso e tornar o 750S mais lento e menos ágil”.

    Na Europa, o esportivo custa a partir de 484.000 euros (Coupé). O modelo já desembarcou no Brasil. Os preços iniciais são R$ 4.000.000 para o modelo Coupé e R$ 4.200.000 para o Spider.

    VEREDICTO: É um carro de despedida: equipado com motor a combustão e pouca eletrônica para mediar a experiência ao volante.

    Ficha técnica – McLaren 750S Coupé

    • Preço: R$ 4.000.000
    • Motor: gas., central tras., long., V8, 3.994 cm3, turbocompressor, 750 cv a 7.500 rpm; 81,6 kgfm a 5.500 rpm
    • Câmbio: aut., dupla embreagem, 7 m., tração traseira
    • Direção: hidráulica
    • Suspensão: duplo A nos dois eixos
    • Freios: disco cerâmico ventilado nas quatro rodas
    • Pneus: 245/35 R19 (diant.), 305/30 R20 (tras.)
    • Dimensões: comprimento, 456,9 cm; largura, 193 cm; altura, 196 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 1.277 kg
    • Desempenho*: 0 a 100 km/h,2,8 s; veloc. máx. de 330 km/h; frenagen 100 a 0 km/h, 30 m; consumo, 8,2 km/l (ciclo misto)
      *Dados de fábrica
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