Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sinistrinho

Alguém Já Deu Banho De Cerâmica Em Peças Do Motor?

Recommended Posts

:: Banhos de cerâmica. Pouco populares, mas muito eficazes.

 

Quase ninguém imagina que banhos de cerâmica em componentes de um motor podem proporcionar ganhos de potência. As partes internas de um motor são feitas com diferentes materiais, que absorvem e dissipam calor de maneiras também diferentes. O fato de proteger e resfriar componentes internos e externos de um motor traz sensíveis ganhos de potência e performance. São 3 os fatores que mais contribuem para o ganho de potência, neste caso: resistência ao calor, redução de atrito e proteção contra desgaste. Há vários anos, os preparadores mais experientes e atuantes têm usado os banhos de cerâmica para ganhar potência e proteção nos seus motores.

 

Os banhos de cerâmica são feitos em diversos metais para reduzir atrtitos, que causam calor e, consequentemente, desgaste nas partes internas de um motor. Esta camada de cerâmica permitirá um contato mais uniforme e “confortável” entre as peças internas, protegendo-as do atrito e dos malefícios causadas por ele.

 

Antes de receber o banho de cerâmica, a peça deve ter a superfície preparada, normalmente atráves de banhos químicos ou jatos de areia, com pequeníssimas partículas. Desta maneira, a superfície ficará totalmente “limpa”e pronta para o banho. É fundamental que a peça esteja limpa e “crua”, sem qualquer vestígio de outro componente, que não o seu próprio metal. Caso contrário, não haverá aderência ideal, resultando numa cerâmica mal aplicada.

 

 

 

Os banhos de cerâmica estão disponíveis com vários elementos, entre eles o Tungstênio e Titânio. Normalmente, são aplicados com pistolas usadas em detalhes (menores) para melhor manuseio e controle. O “filme” de cerâmica é bem fino e deve ser aplicado com cuidado, para não escorrer. A maioria dos banhos de cerâmica são feitos com uma cobertura de apenas 0.0003 polegadas!

 

Após ser coberto, a peça é revisada para conferir se a cobertura ficou uniforme e colocada para secar em temperatura ambiente, antes de ser levada a um forno para fazer a “cura” do material. Este processo de secagem e cura é tão importante quanto o próprio banho de cerâmica. A espessura da cobertura também é checada e adequada, se necessário, com finíssimas lixas até atingir o máximo de 0.0003 polegadas de espessura. Desta maneira, as partes móveis continuam a trabalhar com as folgas/ajustes originais, sem qualquer tipo de problema. Para um melhor acabamento, superfície pode ser polida (coletores de admissão e descarga, por exemplo).

 

Os banhos de cerâmica mais comuns são em sistemas de descarga, coletores de admissão e descarga. Quando aplicada nestas partes, a cerâmica tem duas principais vantagens: proteção contra ferrugem/corrosão e contra a perda de calor, que se traduz em mais potência. Quando aplicada internamente num coletor de escape, por exemplo, a camada de cerâmica vai proporcionar mais velocidade na saída dos gases e menos turbulência, graças ao menor atrito. A parte externa do coletor de admissão pode ser coberta com cerâmica para protegê-lo do calor excessivo, mantendo a mistura ar X combustível na temperatura ideal.

 

Os pistões também podem ser beneficiados com a aplicação de cerâmica. Cobrindo a cabeça do pistão, a cerâmica age “refletindo” parte do calor, revertendo parte da energia da detonação em direção à câmara de combustão e melhorando a qualidade da queima. Além disso, também traz a redução dos depósitos de carvão, que baixam a qualidade da queima e podem aumentar a probalidade de danos à cabeça do pistão.

 

 

 

A saia do pistão também pode ser coberta com cerâmica, resultando numa superfície “escorregadia e lisa” em contato com as camisas/bloco do motor. A redução do atrito neste caso poupa os pistões e o bloco do motor. A parte de baixo ou “interna” do pistão também pode ser coberta com um composto “repelente” para fazer com que o óleo volte rapidamente para o cárter, otimizando a lubrificação e refrigeração das partes internas. Até os anéis de pistão podem receber o banho de cerâmica, sempre buscando menos atrito/desgaste.

 

A cobertura de cerâmica também pode ser aplicada nas câmaras de combustão e nos dutos do cabeçote, criando uma queima mais rápida e quente, além de aumentar a velocidade na saída dos gases. Como na parte interna dos pistões, a parte inferior do cabeçote, as molas, bielas e o virabrequim também podem receber o composto “repelente” para fazer com que o óleo volte rapidamente para o cárter.

 

Tipos mais comuns de revestimentos de cerâmica:

· Anti-térmico

· Anti-fricção

· “Repelente” de óleo

· Anti-corrosivo

 

Componentes onde aplicar o banho de cerâmica:

· Virabrequim

· Bielas

· Casquilhos

· Pinos de pistão

· Cabeça de pistão

· Saia de pistão

· Cabeçote

· Dutos de cabeçote

· Válvulas de admissão e escape

· Molas de válvula

· Retentores

· Tuchos

· Balancins

· Varetas

· Engrenagem do distribuidor

· Coletor de admissão

· Coletor de escape

· Pinças de freio

 

--------------

 

Onde podemos fazer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luchessi ....

 

 

Ele banhou todas as peças do motor do Astra do meu amigo!

 

 

+ acho que não muda muita coisa naum!!! Meio que besteira!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu mais isso da resultado mesmo??

claro tudo maravilhoso na teoria, mais e custo beneficio, durabilidade???

alguem tem mais informaçao de preço etc???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
meu mais isso da resultado mesmo??

claro tudo maravilhoso na teoria, mais e custo beneficio, durabilidade???

alguem tem mais informaçao de preço etc???

O Funari faz banho de cerâmica. R$ 100,00 cada pistão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...