Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gabrielninja

Caixa De Som Diy [fotos]

Recommended Posts

Resolvi fazer uma caixinha de som para colocar em casa mesmo com um alto-falante de 6".

Fiz as caixas usando conceito de acabamento de som automotivo. Acho que está ficando legal, mas ainda não terminei.

Conforme eu for fazendo os processos de montagem até o fim eu vou postando fotos e métodos aqui.

A caixa vai ser em formato de um ovo de galinha cortado ao meio.

Neste caso eu usei pedacinhos de madeira e cola quente para fixar as madeirinhas no formato que eu desejar.

Aí vai as fotos do começo do processo de montagem:

 

caixadesom0019jw.jpg

 

caixadesom0031ix.jpg

 

caixadesom0057mm.jpg

 

caixadesom0107qd.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
que materiais voce usara por dentro? massa plastica? fibra de vidro?

Por dentro não vai nada, por enquanto eu só usei madeira e cola quente e muita paciência (hehe), depois eu vou acertando por fora com massa plástica e vou dando a forma que quiser. Esse seria o esqueleto da caixa e depois vem a massa plástica por cima.

 

[]'s

 

Gabriel ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kra coloca fibra de vidro por dentro... umas duas camadas ja iria fazer uma orima melhora.... pq as paredes vão ficar cheias de defeitos.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
kra coloca fibra de vidro por dentro... umas duas camadas ja iria fazer uma orima melhora.... pq as paredes vão ficar cheias de defeitos.....

Esses defeitos na parede iriam prejudicar no desmpenho do alto-falante?

Porque eu estou pensando em deixar esses "buraquinhos" porque até dariam uma maior litragem, mas a caixa será vedada por inteira com massa plástica evitando vazamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal.

 

Com algum fono-absorvente interno e paredes bem rídigas essa caixa deve dar um som bem limpo, sem colorações.

 

Parabens pelo trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico... alguem já viu uma caixa feita em vidro? Sabe se teria algum problema no som?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, evita deixar os "buraquinhos". nesse ponto, não se tem madeira, o que pode diminuir a resistência da caixa e vibrar muito. tente preencher com fibra ou massa plástica mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aproveitando o topico... alguem já viu uma caixa feita em vidro? Sabe se teria algum problema no som?

sendo rigida o suficiente, nao teria problema nao, eu acho.... seria basicamente o mesmo de uma caixa de acrilico... só que mais sensivel a porradas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Impressão minha ou vc mora em apartamento? Tá fazendo tudo com a Tico Tico na PIA!!! :o

 

Eu recomendaria uma ou 2 mãos de fibra, mas por fora! O formato interno totalmente irregular da caixa mataria todas as ondas estacionárias.

 

Aí, metendo fibra + massa por fora, ia ficar estúpido de rígido!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aproveitando o topico... alguem já viu uma caixa feita em vidro? Sabe se teria algum problema no som?

cara é q eu naum tenho mais a foto, e o dono ja se desfes da caixa tipow q eu fiz uma bandpass pra um papão de 15" 550 a uns 3 anos:

ela era de madeira e a frente era de vidro q noas achamos em um ferrovelho

o vidro era duplo e tinha 1cm de espessura no total

para fixar colamos com silicone e colocamos uma modura de madeira em volta( a madeira era um pouco maior q o vidro assim pregamos a madeira na outra parede de madeira da caixa)

ficou muito bom

ele usou por 2 anos e aguento direitinho ate ele deixar cair uma corneteira com 4 cornetas emcima e rchar o vidro

mas fico otimo o som e naum dava vibração na caisa naum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cara é q eu naum tenho mais a foto, e o dono ja se desfes da caixa tipow q eu fiz uma bandpass pra um papão de 15" 550 a uns 3 anos:

ela era de madeira e a frente era de vidro q noas achamos em um ferrovelho

o vidro era duplo e tinha 1cm de espessura no total

para fixar colamos com silicone e colocamos uma modura de madeira em volta( a madeira era um pouco maior q o vidro assim pregamos a madeira na outra parede de madeira da caixa)

ficou muito bom

ele usou por 2 anos e aguento direitinho ate ele deixar cair uma corneteira com 4 cornetas emcima e rchar o vidro

mas fico otimo o som e naum dava vibração na caisa naum

Vou fazer um teste na casa da minha mãe este final de semana, já viram cuba de banheiro (Pia fundo redondo) Quero fazer naquele formato em um vidro de 18mm +/-

Vou fazer e depois posto o que que deu... Resistente e rigido tenho certeza que vai ser bem mais que o acrilico. Estou quase comprando um falantezinho de 8" pra fazer isso e testar... acho que vai ficar legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Impressão minha ou vc mora em apartamento? Tá fazendo tudo com a Tico Tico na PIA!!! :o

 

Eu recomendaria uma ou 2 mãos de fibra, mas por fora! O formato interno totalmente irregular da caixa mataria todas as ondas estacionárias.

 

Aí, metendo fibra + massa por fora, ia ficar estúpido de rígido!

Moro em apartamento não, eu estou fazendo os trabalhos mecânicos na pia do fundo de casa que é usada para churrascos.

hehehehehe... deve ser legal fazer uma caixa em um apartamento!

E quanto a caixa eu acho que só vou usar uma BOA camada de massa plástica por fora.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um camarada aqui que estava fazendo a caixa do sub dele dentro do box do banheiro :rolleyes: Aê Matias []-[]

 

Morar em apartamento e DIY não são coisas totalmente compatíveis para certos serviços :vts

 

Mas tá ficando legal a caixinha hein! Como disse o Working essas irregularidades internas são até preferíveis a uma superfície toda lisa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, sua caixa vai ficar DUKCT ! O meu conselho seria passar sim massa dentro da caixa. Apenas para aumentar a rigidez. Não precisa ser tão bem passada quanto de fora. Uma pequena mão é o suficiente. Para selar bem ela vc poderia usar aquelas tintas emburrachadas para ipermeabilizar lajes. Fica muito bom e para passar é bem rapido. Só demora um pouco para secar. Mas quanto a massa dentro vale a pena passar sim. Nem que seja uma camada fina.

 

Quanto aos buraquinhos ou irregulardades no interior da caixa é totalmente favoravel a reprodução sonora. Como o amigo Working Man falou.

 

 

Outra coisa, tente tirar o maximo de cola quente que vc conseguir. Pois a massa que ficar por cima da cola pode ser um ponto fraco para rachaduras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aproveitando o topico... alguem já viu uma caixa feita em vidro? Sabe se teria algum problema no som?

Tranquilo... usando vidro de 10mm, vc pode sentar o pancadão que não vai ter problemas. O cuidado é apenas a fixação do sub ao vidro... o ideal é não criar um ponto de pressão... faz os furos, e por trás do vidro, um aro de MDF com os parafusos por cima... é o mais seguro, pois quem faz pressão no vidro é o aro, não a porca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, sim... se vc quiser evitar a trabalheira de vedar tudo, compra resina de poliéster (usada em fibra de vidro), mistura com o catalisador, e espalha pelas paredes, com gosto... pode derramar, e ir espalhando... o objetivo é ela entrar nos buracos. Quanto a ondas estacionárias, esta caixa não tem problemas com isto, por não ocorrer nenhum paralelismo.

 

Por fora manda massa plástica mesmo, e boa sorte na hora de lixar!

 

E o acabamento? Vai pintar, cobrir, deixar aparente... o q tens em mente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehe...lembra o meu pézinho-vazinho de argila...até hoje acho que daria certo levasse num forno de 800 graus pra queimar...:P

 

Mas é isso ae, é bom pra passar a hora...e depois quando tá tudo pronto, com acabamento e funcionando dá orgulho de falar: "fui eu que fiz"...hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hehe...lembra o meu pézinho-vazinho de argila...até hoje acho que daria certo levasse num forno de 800 graus pra queimar...:P

 

Mas é isso ae, é bom pra passar a hora...e depois quando tá tudo pronto, com acabamento e funcionando dá orgulho de falar: "fui eu que fiz"...hehe

Putz... antigamente era 10 contos que eu pagava pra queimar uma peça. Hoje em dia eu nem sei (tem uns 10 anos q eu não mexo com argila mais), mas nestas lojas de material pra artesanato vc acha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hehe...lembra o meu pézinho-vazinho de argila...até hoje acho que daria certo levasse num forno de 800 graus pra queimar...:P

 

Mas é isso ae, é bom pra passar a hora...e depois quando tá tudo pronto, com acabamento e funcionando dá orgulho de falar: "fui eu que fiz"...hehe

Putz... antigamente era 10 contos que eu pagava pra queimar uma peça. Hoje em dia eu nem sei (tem uns 10 anos q eu não mexo com argila mais), mas nestas lojas de material pra artesanato vc acha.

Se um dia me der a louca eu faço isso de novo... :rolleyes:

a maior vantagem da argila é pra moldar, até criança é capaz...fora que não tem cheiro, não zoa a pele e não é caro...se desse certo heim?...puts...só tenho medo quanto a resistência depois de queimar, 1 cm de espessura como será que fica? se der um soco será que guenta? trincaria á toa? se ficar igual filtro d'água não quebra mais nem fudeno... :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hehe...lembra o meu pézinho-vazinho de argila...até hoje acho que daria certo levasse num forno de 800 graus pra queimar...:P

 

Mas é isso ae, é bom pra passar a hora...e depois quando tá tudo pronto, com acabamento e funcionando dá orgulho de falar: "fui eu que fiz"...hehe

Putz... antigamente era 10 contos que eu pagava pra queimar uma peça. Hoje em dia eu nem sei (tem uns 10 anos q eu não mexo com argila mais), mas nestas lojas de material pra artesanato vc acha.

Se um dia me der a louca eu faço isso de novo... :rolleyes:

a maior vantagem da argila é pra moldar, até criança é capaz...fora que não tem cheiro, não zoa a pele e não é caro...se desse certo heim?...puts...só tenho medo quanto a resistência depois de queimar, 1 cm de espessura como será que fica? se der um soco será que guenta? trincaria á toa? se ficar igual filtro d'água não quebra mais nem fudeno... :unsure:

Até que fica resistente... mas é arriscado quebrar um dia...

 

Autosom também é artesanato... bora chamar a AnamMaria Braga pra ensinar a fazer um pezinho de Biscuit? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hehe...lembra o meu pézinho-vazinho de argila...até hoje acho que daria certo levasse num forno de 800 graus pra queimar...:P

 

Mas é isso ae, é bom pra passar a hora...e depois quando tá tudo pronto, com acabamento e funcionando dá orgulho de falar: "fui eu que fiz"...hehe

Putz... antigamente era 10 contos que eu pagava pra queimar uma peça. Hoje em dia eu nem sei (tem uns 10 anos q eu não mexo com argila mais), mas nestas lojas de material pra artesanato vc acha.

Se um dia me der a louca eu faço isso de novo... :rolleyes:

a maior vantagem da argila é pra moldar, até criança é capaz...fora que não tem cheiro, não zoa a pele e não é caro...se desse certo heim?...puts...só tenho medo quanto a resistência depois de queimar, 1 cm de espessura como será que fica? se der um soco será que guenta? trincaria á toa? se ficar igual filtro d'água não quebra mais nem fudeno... :unsure:

Até que fica resistente... mas é arriscado quebrar um dia...

 

Autosom também é artesanato... bora chamar a AnamMaria Braga pra ensinar a fazer um pezinho de Biscuit? :vts

No forno que minha mae tem pra Vidro da pra queimar argila tbm...

vou tentar os dois e vamos ver o que vai dar

a caixa de vidro vou fazer com uns 35 litros... to com umas ideias muito doidas na cabeça... durante final de semana se der vou falando o que ta virando

ahhahahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma duvida veio na cabeça... uma caixa com fundo redondo ficaria livre de ondas estacionarias?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até que fica resistente... mas é arriscado quebrar um dia...

 

Autosom também é artesanato... bora chamar a AnamMaria Braga pra ensinar a fazer um pezinho de Biscuit?  :vts

Biscuit nem vira...haha...vira um negócio meio que porcelana depois... :vts

mas eu já pensei em Durepox...se vendesse por kilo, fo** ia ser de ficar misturando...

 

aff...desviamos o assunto do tópico...tem uns 3 assuntos rolando aí...kkkk...

foi mal ae... [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...