Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

junior_rosso

Aspirar Motor 151s Do Opala.

Recommended Posts

Daê galera, bom meu velhor tem um jeep ford, ele tá com motor de opala 4cil, 2.5, acho que é o 151s, me corrijam se eu estiver errado. Mês que vem terá o jeep cross aqui na minha cidade, tem de tudo... ap 1.8T, 4.1T. Afinal ele estava querendo trocar o motor colocar um ap 1.8, e chegaria em uns 3.000 colocado o motor novo + caixa, o que não é tão inviável, eu falei para ele aspirar esse e meter turbo nele, segunda-feira dia 13 essa próxima ele já vai levar para a oficina para rebaixar o cabeçote, pinta o motor, dá uma geral, que receita vocês me indicam para esse motor?? Pode trocar pistão, comando etc.... pra deixar o bagulho bom mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro, só uma correção, não existe "aspirar um motor", só se for usar um aspirador de pó. O que pode ser feito é uma preparação mantendo o motor sem superalimentação.

 

Aspirar e turbinar não dá muito certo, alto risco de quebra. Defina se quer uma preparação aspirada ou turbinada.

 

Ahh... e não entendi uma coisa, vai usar o AP ou o GM151?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Primeiro, só uma correção, não existe "aspirar um motor", só se for usar um aspirador de pó. O que pode ser feito é uma preparação mantendo o motor sem superalimentação.

 

Aspirar e turbinar não dá muito certo, alto risco de quebra. Defina se quer uma preparação aspirada ou turbinada.

 

Ahh... e não entendi uma coisa, vai usar o AP ou o GM151?

Cezar eu tenho muito pouco conhecimento na parte de motores, acabei confundindo o tópico, mas ele vai usar o motor que está no jeep o de opala 151s, pois não seria viável colocar um ap por 3k. Que com 2k dá para dar uma ajeitada legal no do opala né??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

texto retirado do site amigs do opala http://www.amigosdoopala.com.br/site/

 

Preparação aspirada para 4cil de 130 a 154 HP

 

 

 

 

Ao contrário do famoso motor 4.1 6 cilindros, para o qual há uma quase infinidade de preparações, os proprietários de opalas 4 cilindros encontram-se pouco confortáveis em termos de preparações. Tal fato se dá, ao contrário do que se tornou comum pensar, não por este motor responder mal a preparações, mas sim pois desde sempre este resistente motor sofreu a concorrência do seu irmão maior o qual por razões óbvias tem um potencial muito maior.

 

Contudo é preciso que se esclareça desde o principio alguns detalhes.

 

Primeiro: O motor 151 possui o mesmo projeto básico do 250. Podemos inclusive dizer com alguma simplificação que, exceto por algumas diferenças de relação curso x diâmetro, o motor 4cc não passa de um 6cc com dois cilindros a menos. Desta forma, praticamente todas as qualidades que o 6cc possui em termos de preparação, pode ser aplicada (guardadas as devidas proporções) ao motor 151.

 

Segundo: Considera-se o motor 151 pequeno para um carro do porte do Opala. Definitivamente não é. O motor 6cc é que grande mesmo! O Opala baseia-se no Opel Rekord alemão, e este apesar de ser um carro de porte não muito compacto, é um carro leve. A maior motorização disponível para o Rekord era um 2.2 6cc de apenas 95hp. Contra os 4.1 usados nos Opalas que eram muito mais potentes e dispunham de muito mais torque. Vale ressaltar também que um Opala (em especial dos mais antigos) é um carro relativamente leve para o seu porte (acredite!), um SS6 com motor 250S dos anos 70 pesava em ordem de marcha pouco menos de 1.200kg, ou seja menos que um carro médio atual tal como um Astra 1.8!

 

Terceiro: Considera-se o 151 um motor ultrapassado frente aos contemporâneos de cilindrada semelhante. Este terceiro tópico não deixa de ser uma verdade, mas não tão taxativa assim. Vamos exemplificar. Um motor 151 a gasolina possui potência da ordem de 84hp a 4400 RPM(com carburador simples). O mesmo motor em sua versão a álcool possui potencia de 92hp a 4000 RPM (com carburador duplo). Notaram a diferença no regime de potência máxima? Pois bem, isto se deve ao seguinte fato, como sabemos a nossa legislação prevê tributação maior a carros com potência superior aos 99hp, sabemos também que Opalas 4cc foram largamente utilizados pelo poder publico, para este fim a GM com a intenção de diminuir o preço final destes carros, optou por utilizar um comando bem mais fraco na versão a álcool. O comando de válvulas utilizado neste motor é o mesmo utilizado nos antigos 153, comando que privilegia o torque, em detrimento da potencia em altas rotações.

É por esta razão que um motor a gasolina, mesmo tendo carburação simples (contra a dupla usado no álcool) possui um regime de potencia máxima 400 giros superior ao da versão a álcool. O fato é que se o mesmo comando fosse utilizado nos dois carros, a versão a álcool teria então cerca de 101hp e conseqüentemente seria mais cara ao consumidor, em especial ao Estado.

 

Notem então que esta potência de 101hp aproxima-se bastante da potência de um motor AP 2000 a álcool carburado, cerca de 108hp. Levando-se em conta o fato de que a taxa de compressão do motor do Opala é inferior ao AP, e também o fato de que o AP é até hoje um referencial em termos de motores aptos a preparação, já dá para perceber que o singelo 151 não é uma ovelha tão mansa quanto podemos imaginar. Isto pois estamos comparando primeiro um motor tido como imprestável a preparação, com outro tido como exemplar. O desnível de potência do 151 a gasolina (84hp) para o AP 2000 a gasolina (102hp) diz mais respeito ao fato de que o 151 a gasolina utiliza carburação simples e taxa bem inferior ao AP, do que propriamente ao fato de que o 151 é pouco potente.

Pois bem, chegamos na parte interessante da historia. Estando demonstrado que o 151 é uma base interessante a preparações, peço atenção para uma preparação bastante interessante sob o angulo do custo/beneficio. Para ela, vamos utilizar aquele simpático motorzinho 151 a álcool que você tem mantido quietinho por todos estes anos sob o capô do seu Opalão. Este motor como já foi dito, possui uma razoável cilindrada para o porte do carro. Em termos gerais um Opala 4cc coupe (mesmo dos mais modernos) não pesa mais de 1.200kg. Contudo é um motor que peca por uma taxa de compressão excessivamente baixa para os padrões do combustível atual.

 

Basicamente deveremos aumentar esta taxa, dos módicos 10,5:1 do motor original para mais saudáveis 13,0:1. Como você consegue isto? Simples, retire o cabeçote do motor do seu carro e leve a uma retifica para retirar cerca de 1,5mm dele. A taxa de compressão obtida está longe de ser agressiva demais para o resistente motor do Opala.

A carburação utilizada pode ser a H34 original dos 151 a álcool, contudo minha preferência recai sobre os DFV/Weber 446 utilizados nos motores 151S (os quais tinham como única diferença para o 151 comum o uso do referido carburador). Porem, obviamente deverão ser 446s próprios para álcool (como os usados nos Dodges V8 a álcool), carburadores bastante raros por sinal.

 

Estando estabelecido o padrão de taxa, assim como a carburação, vamos para a questão chave em qualquer preparação aspirada. Qual o comando de válvulas a ser utilizado... Faço duas propostas distintas, para uso e comportamentos distintos do carro.

A primeira opção seria utilizar no motor, o mesmo comando utilizado na versão a gasolina (mais forte como foi dito). Sem necessitar da utilização de coletores de escape dimensionados. A configuração original já dá conta do recado (ainda que um pouco restritiva), visto que a curva de potência do motor não deverá ser muito alterada em relação ao original.

Este motor apresentaria basicamente um comportamento semelhante ao original, contudo debitando uma potência bem superior. Nesta versão a potência alcançada seria da ordem de 130hp ABNT. Obtidos em especial devido ao uso de uma taxa de compressão decente, assim como de um comando mais esperto do que o lerdo comando original. Num Opala coupe da década de 80 esta potência garantiria, em valores aproximados, uma velocidade final um pouco inferior aos 190km/h reais. A aceleração de 0-100 poderia ser feita em cerca de 10s4. Obviamente num motor moderadamente bem regulado e em perfeitas condições de funcionamento. Vejam que já garantiria um desempenho bem atual e num carro aparentemente original.

 

A Segunda opção, mais apimentada, exigiria de preferência a 446 e necessariamente o escape 4x2. Neste caso o comando a ser utilizado deverá ser um de 292 graus, levante ao gosto do freguês, assim como lob center entre 107 e 109 graus. Características a escolha do dono do carro, mas que não alterariam significativamente nem a potencia nem o desempenho em si do carro.

Um motor como estes renderia cerca de 154hp ABNT. Naquele mesmo Opala do exemplo anterior, o desempenho aproximado seria o seguinte: Velocidade final na base dos 200km/h reais e 0-100 em cerca de 9s1. Seria um motor visivelmente preparado, porem muito longe ainda do limite de preparação. Obviamente apto para o uso em ruas.

Há uma ressalva a ser feita, em alguns carros com defeitos no sistema de refrigeração, pode ocorrer do motor esquentar um pouco mais que o esperado. Porem calma... Não é de se esperar nada alarmante. Na pior das hipóteses o uso de uma ventoinha elétrica auxiliar na frente do radiador, como aquelas genéricas usadas em carros com ar condicionado, já dá conta do recado.

Por fim, vejam que não é preciso muita coisa para que um 4cc ande mais que um 6cc. É preciso basicamente que nós opaleiros entendamos que nossos carros têm um grande potencial de desempenho, porem são MUITO amordaçados quando originais. Espero que estas receitas garantam muitas alegrias e emoções aos amigos, sempre lembrando que não custa muito ser um pouco responsável.

 

Abraços a todos!

 

 

Por: João Paulo Simões(BW_Opala_Simões)

Colunista exclusivo do Clube Amigos do Opala de SP.

 

 

 

» Texto inserido em 26/11/2004 as 13:43:17 e visualizado 256 vezes.

» Comente no FÓRUM

 

Espero que ajude

 

Abraço

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pora que se quer andar forte com um jeep?!?!?!

 

jeep turbo...estranho pra mim...mas tudo bem...

 

se fosse você só metia uma DFV 446 e um escape 4x1...se já vai sentir um diferença legal..com um custo baixo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei... cuidado na prep aspro, não exagere no comando senão vc vai perder algo que é muito importante em off-road, torque.

 

Não faria nada muito pesado, carburador melhor (DFV446 ou msm Weber 40 IDF), escape dimensionado (sem exageros) e um retrabalho no cabeçote (rebaixamento e aumento de leve nos dutos). Pode até trocar o comando, mas com muito cuidado, o ruim tbm é que o 151 tem comando no bloco, tem que abrir o motor pra trocar.

 

Não li essa receita que vc postou, depois leio e te falo, mas lembre-se que isso é receita pra rua, off-road é diferente.

 

Respondendo meio rápido... amanhã analiso e te digo melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueça preparaçao aspirada pesada, pq senao vc vai ficar sem torque em baixa, e acredito que vc vai precisar muito disso nas trilhas. E no caso de turbo prefira uma turbina que entre logo, pq assim vc vai ter força mais cedo e tera uma progressividade melhor.... e como acredito que se trate de Rallye de Regularidade vcs nao vao precisar de tanta potencia em alta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Everton: Essa preparação pelo que entendi é só para o a álcool não? O problema que o do jeep é a gasolina!

Ii me ajudem aí, me passem um !receitinha" para turbinar ele. Pode ter escape, comando tudo incluido, até uns 2, 3k dá para gastar. Segunda o jeep tá na oficina....

 

CezarCTBA: Esse carburador 446 serve?

aqui O preço é esse mesmo?

Rebaixar cabeçote em 1,5mm e "aumento leve nos dutos" o que seria? <_<

 

Quero colocar turbo também. Que turbina e etc... colocar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Junior , só te passei um artigo do site deles , que ja da uma boa noção do que pode ser feito , e tem muita coisa la no forum sobre esse assunto , é só dar uma pesquisada .

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Everton: Essa preparação pelo que entendi é só para o a álcool não? O problema que o do jeep é a gasolina!

Ii me ajudem aí, me passem um !receitinha" para turbinar ele. Pode ter escape, comando tudo incluido, até uns 2, 3k dá para gastar. Segunda o jeep tá na oficina....

 

CezarCTBA: Esse carburador 446 serve?

aqui O preço é esse mesmo?

Rebaixar cabeçote em 1,5mm e "aumento leve nos dutos" o que seria? <_<

 

Quero colocar turbo também. Que turbina e etc... colocar?

É esse mesmo... mais esse é pra gasolina, melhor seria usar álcool.

 

Rebaixar o cabeçote é "retirar" uma parte do cabeçote (retífica de motores faz isso), a do lado de baixo, isso diminue a altura da câmara de combustão e isso aumenta a taxa de compressão.

 

Aumento de dutos nada mais é que aumentar os dutos do cabeçote, melhorando o fluxo da mistura ar/combustível.

 

Se vai turbinar mesmo esqueça isso que disse, nada de rebaixar cabeçote.

 

Faria somente o seguinte:

 

Turbina (pequena, não sei qual, tem que calcular direito)

Carburador 3e ou Weber 40 (pelo que sei DFV446 é ruim para turbo, não tem boa vedação)

Coletor 4x1

Escapamento 2,5"

Filtro de ar (importante pois rally tem grandes chances de entrar alguma coisa que pode detonar o motor)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Everton: Essa preparação pelo que entendi é só para o a álcool não? O problema que o do jeep é a gasolina!

Ii me ajudem aí, me passem um !receitinha" para turbinar ele. Pode ter escape, comando tudo incluido, até uns 2, 3k dá para gastar. Segunda o jeep tá na oficina....

 

CezarCTBA: Esse carburador 446 serve?

aqui O preço é esse mesmo?

Rebaixar cabeçote em 1,5mm e "aumento leve nos dutos" o que seria?  <_<

 

Quero colocar turbo também. Que turbina e etc... colocar?

É esse mesmo... mais esse é pra gasolina, melhor seria usar álcool.

 

Rebaixar o cabeçote é "retirar" uma parte do cabeçote (retífica de motores faz isso), a do lado de baixo, isso diminue a altura da câmara de combustão e isso aumenta a taxa de compressão.

 

Aumento de dutos nada mais é que aumentar os dutos do cabeçote, melhorando o fluxo da mistura ar/combustível.

 

Se vai turbinar mesmo esqueça isso que disse, nada de rebaixar cabeçote.

 

Faria somente o seguinte:

 

Turbina (pequena, não sei qual, tem que calcular direito)

Carburador 3e ou Weber 40 (pelo que sei DFV446 é ruim para turbo, não tem boa vedação)

Coletor 4x1

Escapamento 2,5"

Filtro de ar (importante pois rally tem grandes chances de entrar alguma coisa que pode detonar o motor)

O que eu precisaria para passar para alcool? Tipo o mecânico falou pro meu pai trocar os tuchos, pois são hidráulicos e colocar o mecânico, está correto isso? Seria uma boa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Everton: Essa preparação pelo que entendi é só para o a álcool não? O problema que o do jeep é a gasolina!

Ii me ajudem aí, me passem um !receitinha" para turbinar ele. Pode ter escape, comando tudo incluido, até uns 2, 3k dá para gastar. Segunda o jeep tá na oficina....

 

CezarCTBA: Esse carburador 446 serve?

aqui O preço é esse mesmo?

Rebaixar cabeçote em 1,5mm e "aumento leve nos dutos" o que seria?  <_<

 

Quero colocar turbo também. Que turbina e etc... colocar?

É esse mesmo... mais esse é pra gasolina, melhor seria usar álcool.

 

Rebaixar o cabeçote é "retirar" uma parte do cabeçote (retífica de motores faz isso), a do lado de baixo, isso diminue a altura da câmara de combustão e isso aumenta a taxa de compressão.

 

Aumento de dutos nada mais é que aumentar os dutos do cabeçote, melhorando o fluxo da mistura ar/combustível.

 

Se vai turbinar mesmo esqueça isso que disse, nada de rebaixar cabeçote.

 

Faria somente o seguinte:

 

Turbina (pequena, não sei qual, tem que calcular direito)

Carburador 3e ou Weber 40 (pelo que sei DFV446 é ruim para turbo, não tem boa vedação)

Coletor 4x1

Escapamento 2,5"

Filtro de ar (importante pois rally tem grandes chances de entrar alguma coisa que pode detonar o motor)

O que eu precisaria para passar para alcool? Tipo o mecânico falou pro meu pai trocar os tuchos, pois são hidráulicos e colocar o mecânico, está correto isso? Seria uma boa?

Putz... não sei bem o que precisa pra passar pro álcool em carburado... espera um pouco que alguém te diz.

 

Hum... tuchos hidráulicos em geral tem desempenho pior do que mecânicos, mas pode-se usar tuchos hidráulicos de alta performance também. Mas no caso acho que o melhor é usar tuchos mecânicos mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Daê galera, bom meu velhor tem um jeep ford, ele tá com motor de opala 4cil, 2.5, acho que é o 151s, me corrijam se eu estiver errado. Mês que vem terá o jeep cross aqui na minha cidade, tem de tudo... ap 1.8T, 4.1T. Afinal ele estava querendo trocar o motor colocar um ap 1.8, e chegaria em uns 3.000 colocado o motor novo + caixa, o que não é tão inviável, eu falei para ele aspirar esse e meter turbo nele, segunda-feira dia 13 essa próxima ele já vai levar para a oficina para rebaixar o cabeçote, pinta o motor, dá uma geral, que receita vocês me indicam para esse motor?? Pode trocar pistão, comando etc.... pra deixar o bagulho bom mesmo.

Alguma chance de um V8tinho no jeep??? Espaço tem... :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alguma chance de um V8tinho no jeep??? Espaço tem... :rolleyes:

O problema é achar um v8tinho por aqui.... mas só que tem um custo alto para adaptar + caixa e etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
uhahuha

302 no jeep seria comedia....

Comédia seria você com um 1.0 de baixo do capô e eu de jeep com um 302.....

 

Andreson, a gente quer "aproveitar" esse.... Já tá na oficina, abriram todo o motor vão fazer tudo o que tem para fazer nele... heheh rebaixar cabeçote, já to dando umas idéias para trocar o carburador e colocar turbo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...