Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CesarCTBA

Preparação em motor diesel

Recommended Posts

Fala galera!! Meu amigo tem um Troller e tava querendo melhorar o motor dele.

O que pode ser feito??

Trocar a turbina? Mexer na bomba de combustível?

 

Vlw ae!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala galera!! Meu amigo tem um Troller e tava querendo melhorar o motor dele.

O que pode ser feito??

Trocar a turbina? Mexer na bomba de combustível?

 

Vlw ae!!

Hehehe...

 

Motor do ciclo Diesel não basta "apertar o parafuso" para render mais... *rs* É algo um pouco mais "complicado", uma vez que no Ciclo Diesel não tem muito o "rodar com mistura pobre ou rica". O volume de ar num manco desses é quase que constante, num motor aspirado. O que o faz ter mais potência ou não, é a quantidade de comb que está sendo debitada nas câmaras, vamos dizer assim, num grosso modo.

 

Para vc ganhar um pouco mais de potência no PowerStroke ( Mesmo motor da Ranger/S10, se não estou enganado. ) assim como nos outros "mancos" a Diesel, constitui-se basicamente de:

 

Trabalho na bomba de combustível e nos bicos injetores... :rolleyes:

 

Huahuahuahua... Acho que uns 50% da prep deles está mais ou menos nisso... *rs*

 

Bom... É "quase" simples isso... Q-U-A-S-E pois existem pouquissíssimas pessoas que entendem de "preparação" de motores Diesel. E poucas entendem da arte da preparação da bomba injetora.

 

Tem umas "pecinhas" nelas que, conforme a posição do acelerador aumentam ou diminuem a quantidade de comb injetado nas câmaras. Isso é CRUCIAL ( tanto quanto acertar um conjunto de gicleurs e canetas num manco carburado... ) nessa prep. Acredito que peças preparadas para isso nem devam existir. E elas são críticas.

 

Essas casas especializadas em bombas injetoras de caminhão pode ser que saibam algo sobre... Mas preparar para deixar "canhão", será uma PERIPÉCIA do caramba!!!

 

Eu faria basicamente:

 

Aumentar o diâmetro dos injetores ( Cuidado pois deixa aquela fumaça preta FDP!!! E os "homi" :banghead... );

Trabalhar a bomba para que com o pé-em-baixo, debite mais combustível;

Trabalhar uma parte da bomba que, qnd "vê pressão positiva" na admissão, aumenta ainda mais a quantidade de comb injetado );

Adotar uma pressão pouco maior de overboosting;

Turbina um pouco maior ( não vá pensando em "GT25" heim!!! Diesel´s utilizam turbinas "nanicas", vamos assim dizer );

Intercooler maior;

 

 

Futuros "Up´s":

 

AUMENTAR a taxa de compressão um "tiquinho" ( Sim... O Diesel - ciclo Diesel - "permite" algo nesse sentido... POUCO! Não vá querer dar uma de Mário Maresca e "rancar" uma "lasca" de "dois dedos" do cabeçote... :blink: ) e

Trabalhar cabeçote ( Adotar válvulas um pouco maiores; ).

 

 

Lembre-se que, o motor Diesel não gira e DIFICILMENTE GIRARÁ mais do que o original, pois a velocidade de queima do combustível é diferente ( bem menor que a gasosa/álcool ), entre outros fatores tipo: peças móveis EXTREMAMENTE pesadas e pela própria constituição/projeto do motor.

 

 

 

Ahhh... Lembrei!

 

No Sul do país costuma ter umas corridas de "arrancada de tratores"... E os Perkins/MWM/Maxion preparados naquelas categorias, costumam "render" BEM PRA CARAMBA!

 

Acredito que seria interessante conversar com algum preparador daqueles motores... Quem sabe eles não "passariam" alguma dica valiosa...

 

Agora só uma "última coisa"...

 

Motores Diesel tem uma manutenção BASTANTE CARA!!! Eles, se não deixarem entrar água no escape e admissão, funcionam até debaixo d'água! Literalmente falando! Mas quando param... Afff... É uma bicuda SEM TAMANHO!

 

Não me assustaria nego dizendo que gastou 5.000 "dinheiros" de prep e ainda não ganhou muita coisa...

 

Um motor MWM 6 canecos ( F250-Silverado ) há uns 4 anos custava a "bagatela" de 12.500 reais... E a retífica completa dele, mais de 6.000... :(

 

Desanimador...

 

Mas ter um "Trolinhu" impondo respeito, não tem preço!!! :legal:

 

*rs*

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora uma dúvida, Loko, aumentando a taxa de compressão, não mudaria o "ponto de ignição"? Sendo mais amplo, como seria feito o controle da ignição? Seria alterando o momento da injeção do diesel?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nops...

 

Eu não conheço nada sobre mecânica Diesel, Rafa... :( Não posso afirmar... Mas vai o pouco que entendo.

 

Acredito que o "ponto" de injeção do combustível seja estático, uma vez que o combustível no ciclo Diesel só "queima" com pressões internas às câmaras ( taxa tem tudo a haver com isso ), bastantes elevadas e isso só é conseguido com o pistão muitíssimo próximo do ponto morto superior, principalmente se o pistão tiver uma cavidade e praticamente só haver ela como "câmara" no início da injeção do combustível.

 

O ciclo Diesel trabalha "detonando" se fossemos fazer uma analogia ( porca por sinal ) com os motores do ciclo Otto.

 

Após o motor admitir e comprimir somente ar a taxas por volta dos 20:1, o combustível é injetado a altas pressões dentro das câmaras de combustão.

 

A pressão e temperatura do ar dentro das câmaras são altas o suficiente para vc ter a combustão espontânea da maioria dos combustíveis conhecidos ( SIM!!! Motores Diesel são estratégicos até para guerras... Queimam quase tudo que entra nas câmaras!!! :blink: )

 

Outra coisa tmb é que, o combustível no ciclo Diesel, é queimado gradativamente conforme ele vai entrando nas câmaras, o que inclusive, limita ( e muito ) preparações aspro "fortes" pois ele tmb pode ser injetado com o pistão "no meio do caminho" da descida ( tempo de combustão ou 3° tempo ).

 

Fato! Boa parte do torque que um motor Diesel tem, vem disso! Enquanto um manco do ciclo Otto tem sua mistura queimada na "totalidade" pouco depois do ponto morto superior ( PMS ), o motor do ciclo Diesel pode ficar injetando combustível ( E consequentemente queimando e produzindo pressão dentro das câmaras ) até o seu ponto morto inferior, desde que ainda haja ar suficiente para a boa queima do combustível... Ou seja, ele "força" o vira por muito mais tempo ( logicamente que tempo de combustão... ) se comparado a um manco Otto.

 

Fazendo essa "anal-logia" :rolleyes:, podemos dizer que, para vc ganhar em potência num manco Diesel vc tem que dar um geito de enfiar mais ar dentro das câmaras, injetar mais combustível, aumentar a cilindrada ( até aí é igual para todos os outros ), aumentar a taxa de compressão ( ATÉ UM CERTO LIMITE!!! E ESSE LIMITE NÃO É TIRAR "2 DEDOS" DO CABEÇOTE!!! PELO AMOR DE DEUS!!! Pois as peças tem uma resistência limitada, lembrem-se disso!!! ) ou aumentar o número de cilindros ( "Impossível". Só é possível para as fábricas... Produzindo um manco novo... )

 

Receita do "Bolo de Diesel":

 

1 - Turbina maior;

1 - Intercooler maior;

1 - Pitada de "rebaixamento do cabeçote";

1 - Bomba injetora e

4 - Bicos injetores ( arrombados ).

 

Modo de preparo:

 

Pegue tudo e leve para um "cabra" que tenha uma mão abençoada por Deus para fuçar na bomba e nos bicos e umas idéias demoníacas para envenenar a bomba e os bicos...

 

Monte tudo e dê a partida!

 

Dependendo do manco, essa receita serve até "50 passageiros"!!!

 

 

Hauahuauhahuahuahuahuahuauhahuaahua...

 

Descontrolei! :P

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala galera!! Meu amigo tem um Troller e tava querendo melhorar o motor dele.

O que pode ser feito??

Trocar a turbina? Mexer na bomba de combustível?

 

Vlw ae!!

Hehehe...

 

Motor do ciclo Diesel não basta "apertar o parafuso" para render mais... *rs* É algo um pouco mais "complicado", uma vez que no Ciclo Diesel não tem muito o "rodar com mistura pobre ou rica". O volume de ar num manco desses é quase que constante, num motor aspirado. O que o faz ter mais potência ou não, é a quantidade de comb que está sendo debitada nas câmaras, vamos dizer assim, num grosso modo.

 

Para vc ganhar um pouco mais de potência no PowerStroke ( Mesmo motor da Ranger/S10, se não estou enganado. ) assim como nos outros "mancos" a Diesel, constitui-se basicamente de:

 

Trabalho na bomba de combustível e nos bicos injetores... :rolleyes:

 

Huahuahuahua... Acho que uns 50% da prep deles está mais ou menos nisso... *rs*

 

Bom... É "quase" simples isso... Q-U-A-S-E pois existem pouquissíssimas pessoas que entendem de "preparação" de motores Diesel. E poucas entendem da arte da preparação da bomba injetora.

 

Tem umas "pecinhas" nelas que, conforme a posição do acelerador aumentam ou diminuem a quantidade de comb injetado nas câmaras. Isso é CRUCIAL ( tanto quanto acertar um conjunto de gicleurs e canetas num manco carburado... ) nessa prep. Acredito que peças preparadas para isso nem devam existir. E elas são críticas.

 

Essas casas especializadas em bombas injetoras de caminhão pode ser que saibam algo sobre... Mas preparar para deixar "canhão", será uma PERIPÉCIA do caramba!!!

 

Eu faria basicamente:

 

Aumentar o diâmetro dos injetores ( Cuidado pois deixa aquela fumaça preta FDP!!! E os "homi" :banghead... );

Trabalhar a bomba para que com o pé-em-baixo, debite mais combustível;

Trabalhar uma parte da bomba que, qnd "vê pressão positiva" na admissão, aumenta ainda mais a quantidade de comb injetado );

Adotar uma pressão pouco maior de overboosting;

Turbina um pouco maior ( não vá pensando em "GT25" heim!!! Diesel´s utilizam turbinas "nanicas", vamos assim dizer );

Intercooler maior;

 

 

Futuros "Up´s":

 

AUMENTAR a taxa de compressão um "tiquinho" ( Sim... O Diesel - ciclo Diesel - "permite" algo nesse sentido... POUCO! Não vá querer dar uma de Mário Maresca e "rancar" uma "lasca" de "dois dedos" do cabeçote... :blink: ) e

Trabalhar cabeçote ( Adotar válvulas um pouco maiores; ).

 

 

Lembre-se que, o motor Diesel não gira e DIFICILMENTE GIRARÁ mais do que o original, pois a velocidade de queima do combustível é diferente ( bem menor que a gasosa/álcool ), entre outros fatores tipo: peças móveis EXTREMAMENTE pesadas e pela própria constituição/projeto do motor.

 

 

 

Ahhh... Lembrei!

 

No Sul do país costuma ter umas corridas de "arrancada de tratores"... E os Perkins/MWM/Maxion preparados naquelas categorias, costumam "render" BEM PRA CARAMBA!

 

Acredito que seria interessante conversar com algum preparador daqueles motores... Quem sabe eles não "passariam" alguma dica valiosa...

 

Agora só uma "última coisa"...

 

Motores Diesel tem uma manutenção BASTANTE CARA!!! Eles, se não deixarem entrar água no escape e admissão, funcionam até debaixo d'água! Literalmente falando! Mas quando param... Afff... É uma bicuda SEM TAMANHO!

 

Não me assustaria nego dizendo que gastou 5.000 "dinheiros" de prep e ainda não ganhou muita coisa...

 

Um motor MWM 6 canecos ( F250-Silverado ) há uns 4 anos custava a "bagatela" de 12.500 reais... E a retífica completa dele, mais de 6.000... :(

 

Desanimador...

 

Mas ter um "Trolinhu" impondo respeito, não tem preço!!! :legal:

 

*rs*

:rever1::rever1::rever1:

 

Grande Mestre Loko!!

 

Valeu!! Acho que entendi... vou falar com ele, é mais ou menos o que eu imaginei.

 

Pelo que sei a T2 é usada na Sprinter (se não me engano mesmo motor do Troller). Ou seja é uma turbina bem pequena, uma um pouco maior, qual?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah.. só mais um detalhe ... se vai mexer na pressão da turbina, prepare-se para exalar grandes cortinas de fumaça preta, ser xingado pos outros motoristas, e multado por PM's, pois a bomba possui um "lacre" para evitar regulagens poluentes. Sai uma fumaça feia mesmo .... a ponto de não se enxergar nada pelo retrovisor !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:rever1:

 

Grande Mestre Loko!!

 

Aff.... <_<

 

Valeu!! Acho que entendi... vou falar com ele, é mais ou menos o que eu imaginei.

 

Pelo que sei a T2 é usada na Sprinter (se não me engano mesmo motor do Troller). Ou seja é uma turbina bem pequena, uma um pouco maior, qual?

 

Cara... Acho mais fácil vc levar em um turbineiro e ver o que ele pode fazer... É melhor.

 

Eu não tenho lá muitas "experiências" com motores Diesel. Acho que uma turbina .42/.50 ( que eu uso na barca ) deve ficar grande para ele... Não sei.

 

É melhor pegar uma opinião de quem fuça nisso o dia todo... ;)

 

:legal:

 

 

Edited! Arrumar a diagramação...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa já abusando do seu tóóópico meu tio é caminhoneiro e ele ja mexeu no motor dele e agora ta com 480 CV mas ele quer mais !!! hehehehe .. é um 6 cilindros 11 Litros .. um scania .. alguem pode ajudar .. uq mais fazer?? .. ou seria complicado que nem o troller?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basicamente a mesma coisa...

 

Os princípios são os mesmos!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... por aki, os projetos de carros à diesel saum basicamente, como já foi falado;

1 - Aumento na quantidade de combustível;

2 - Aumento da taxa de compressão (pois o diesel funciona com combustão expontânea) normalmente trocam a junta do cabeçote, e/ou

3 - Turbina, normalmente são usadas a parte quente bem pequena em relação à parte fria.

4 - Um bom intercooler: algumas soluções usam até sprays de água q de tempo em tempo borrifa água na coa do intercooler p/baixar a temperatura.

5 - Trabalho no escape. Essa parte da preparação tembém sai muito cara pq o escape tem q ter o equilíbrio de uma boa vazão com um bom filtro.

6 - Um bom remapeamento no sistema de injeção qnd houver;

7 - É muito recomendável a instalação de sensores p/monitorar os gases do escape, pois em motores diesel preparados, é costumeiro os problemas de aumento de temperaturas...

 

Tem também a boa e velha forma de aumentar a pressão da turbina somente p/quem nw quer uma coisa mt absurda.

 

Espero ter ajudado em algo.......

 

:(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Troller te motor MWM Sprint 12v, o mesmo da S10, q é diferente da Ranger, q é Maxion Powerstroke...

Porém, tem menos potência que a S10(132cv), penso eu q seja pela redução da pressão da turbina apensas, ou ausência do intercooler presente na S10..

Acho q se tivesse a mesma configuração do motor da S10 seu amigo já estaria bastante satisfeito..

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Poxa já abusando do seu tóóópico meu tio é caminhoneiro e ele ja mexeu no motor dele e agora ta com 480 CV mas ele quer mais !!! hehehehe .. é um 6 cilindros 11 Litros .. um scania .. alguem pode ajudar .. uq mais fazer?? .. ou seria complicado que nem o troller?

Olá amigo vc tem certeza do q estra falando? seu tio tem um motor de 11 litros Scania? eh um D11 certo? se for e quase q impossivel q ele tenha este motor com esta potência de 480cv e seja usado em caminhão para tracionar algo...... de fabrica aki na scania ate quando foi fabricado o grande D11 para caminhões aki no Br saiu no maximo com 360 cavalos........... vc pode sim aumentar a potecia dele , mas perde e muito torque , em um veiculo para levar carga , potencia naum eh tudo...................

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...