Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Fraga

Material Isolante de Campo Magnético

Recommended Posts

Preciso de um material que seja um bom isolante de Campo Magnético para revestir externa ou internamente um par de caixas que tenho aki para meu computador, o problema é qua coloco as caixas perto do monitor e dá problemas na imagem devido ao Campo Magnético causado pelos falantes das caixinhas....

 

valew

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu pesquisei muito isso

as solucoes sao duas

colocar um copinho de ferro em volta do ima

 

ou colar um ima de igual tamanho na traseira do falante

mas o ima tem q ter a mesma polaridade, isto é, sera repelido pelo ima do falante.

esta é a opcao mais viável

 

um ima sai uns R$3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo,

já tem planos para montar o servidor AutoSom.Net? :P

 

- A primeira opção poderá prejudicar o resfriamento da bobina.

- A segunda opção alterará os parâmetros de TS do alto falante.

 

Experimente blindar a caixa, ao invés do alto falante.

 

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Marcelo,

já tem planos para montar o servidor AutoSom.Net? :P

 

- A primeira opção poderá prejudicar o resfriamento da bobina.

- A segunda opção alterará os parâmetros de TS do alto falante.

 

Experimente blindar a caixa, ao invés do alto falante.

 

Um abraço,

Renato

Mas blindar a caixa de qual forma Renato?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Marcelo,

já tem planos para montar o servidor AutoSom.Net?  :P

 

- A primeira opção poderá prejudicar o resfriamento da bobina.

- A segunda opção alterará os parâmetros de TS do alto falante.

 

Experimente blindar a caixa, ao invés do alto falante.

 

Um abraço,

Renato

Mas blindar a caixa de qual forma Renato?

Ferro em volta de todas as paredes. Ou Latão, mas é mais caro e dificil de achar..

chumbo tambem resolve

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas chapas q eles usam p/ blindar as caixinhas parecem ser de uma liga (Al + Fe) ou algo assim....

 

Sepa,

 

Vc saberia me dizer se o Al (alumínio) serve para tal? (blindar)

 

Abçs,

 

Rapha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tentaram revestir com algumas camadas de papel alumínio?Não custa tentar!!hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem alguma espessura minima pra blindagem ou uma capinha de 2mm dá pro gasto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já tentaram revestir com algumas camadas de papel alumínio?Não custa tentar!!hehe

Não resolve.. nem faz cócegas no campo.. a não ser que seja uns 30 cm de espessura :)

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Essas chapas q eles usam p/ blindar as caixinhas parecem ser de uma liga (Al + Fe) ou algo assim....

 

Sepa,

 

Vc saberia me dizer se o Al (alumínio) serve para tal? (blindar)

 

Abçs,

 

Rapha

HUM.. nunca vi de aluminio.. não sei responder... vou pesquisar..

O Chumbo é barato e facil de achar e derreter....

Duas camadas em todas as paredes da caixa jpá mata....

MAS.. não é melhor omprar falantes já blindados ?

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que me lembro das aulas de física, tem que ser metal ferroso (ou que seja atraido pelo imã). Não adiantaria nada usar alumínio, chumbo, antimônio....

Para testar a "eficiência" do isolamento, poderiamos utilizar o seguinte esquema:

 

Material necessário:

 

01 bússola

01 imã (de preferência um fortinho)

Retalhos de metais (aço cobre, alumíno, ferro, chumbo...)

 

Proceda assim:

 

- Coloque o imã e a bússola em cima de uma superficie plana e nivelada de madeira, tendo entre eles um afastamento de +/- 30 cm (se o imã for muito forte será necessária uma distância maior. Coloque o imã em posição perpendicular à agulha ( ou ponteiro).

- Aproxime lentamente a bússola do imã. Em um determinado ponto, você perceberá que a agulha começará a girar em direção ao imã. Ao perceber isto pare de aproximar a bússola.

- Pegue o pedaço de metal a ser testado e coloque ele em pé, formando uma parede entre o imã e a bussula.

 

Se o metal for um isolante magnético, a ação do magnetismo do imã em cima da agulha da bússola ira desaparecer e a agulha irá novamente se alinhar com os polos magnéticos da Terra. Caso isto não ocorra, descarte este metal e teste outro até achar um que isole o magnetismo

 

Lembrando que este teste pode ser realizado com qualquer tipo de material....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Somente CHUMBO isola campo magnético! Abraçs

cara nao é só o chumbo que isola nao! TODO material ofarece algum isolamento magnético, que depende basicamente da sua permeabilidade magnetica (lembra do tal do "épsilon zero" das aulas de fisica?)... Mas uma placa de chumbo tem melhor desempenho do que uma de madeira, por exemplo, pra fazer esse tipo de isolação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pelo que eu me lembro das minhas aulas de eletromagnetismo, para se fazer uma blindagem magnética deve ser utilizado material ferroso, isto é, que é atraído pelo campo magnético, no caso o imã. Não funciona Alumínio nem chumbo de certeza....

 

Sem figuras é difícil explicar, mas todo imã tem um pólo norte e sul, as linhas de campo sempre saem do pólo norte e entram no pólo sul(todo mundo já deve ter visto aquelas figurinhas de imã né?)

 

Como essas linhas nunca se cruzam, elas vão se abrindo e ficando mais fracas comforme vai aumentando a distância, concentrando-se nos pólos.

 

Se for aproximado do imã algum material ferroso, as linhas de campo tendem a se concentrar no material. Então se colocarmos um imã dentro de um cilindro de ferro fechado, as linhas de campo vão sair do pólo norte, a maioria vai se concentrar no ferro e vão chegar ao pólo sul. Isto é, serão pouquíssimas linhas de campo que vão ultrapassar o ferro para se propagarem no ar fora do cilindro de ferro(nada é ideal).

 

Também não pode ser qualquer chapinha de metal, pois daí o ferro fica saturado e o restante das linhas de campo irão pelo ar mesmo...

 

O problema de blindar um auto-falante é que não se pode fechá-lo totalmente, existe o Entre-ferro onde a bobina trabalha.

 

Você teria que desmontar o auto falante para blindá-lo, pelo menos retirar a calota central para botar uma blindagem no miolo do auto-falante e envolver o imã com material ferroso também.Mesmo assim ainda tem o entre-ferro...

 

Foi mal aí se ficou confuso demais, não sou bom pra explicar as coisas mesmo...

 

Na minha opnião não vale a pena o trabalho....

 

Valeu

 

Neumann

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que me lembro das aulas de física, tem que ser metal ferroso (ou que seja atraido pelo imã). Não adiantaria nada usar alumínio, chumbo, antimônio....

Para testar a "eficiência" do isolamento, poderiamos utilizar o seguinte esquema:

 

Todo material Tem mais ou menos permeabilidade magnética, quanto mais denso menor a permeabilidade...

Tratanto-se de radiação eletromagnética, o osmio e o chumbo sao os melhores isolantes, pois são materiais bastante densos...

 

O que isola salas de Raio X ?

O que veda a porta do micro ondas ?

O que reveste emissores de radar ?

Chumbo...

 

Claro que determinados comprimentos de onda podem ser barrados com materiais até não ferrosos e mesmo plasticos, no caso de ondas polarizadas isso é mais fácil de fazer... transmissão RF multiplexada usa esse principio.. faz filtro de fequencia por comprimento de onda (CDMA por exemplo) ou pot tempo (TDMA)

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem

 

utiliza um ima em "contra-fase", colado ao contrário, por tras do ima do alto-falante. Basta olhar qq caixa satélite que encontrrá uma disposicao semelhante.

 

E para blindagem nas paredes, tem que ser material magnético, obviamente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo material Tem mais ou menos permeabilidade magnética, quanto mais denso menor a permeabilidade...

Tratanto-se de radiação eletromagnética, o osmio e o chumbo sao os melhores isolantes, pois são materiais bastante densos...

 

O que isola salas de Raio X ?

O que veda a porta do micro ondas ?

O que reveste emissores de radar ?

Chumbo...

 

Claro que determinados comprimentos de onda podem ser barrados com materiais até não ferrosos e mesmo plasticos, no caso de ondas polarizadas isso é mais fácil de fazer... transmissão RF multiplexada usa esse principio.. faz filtro de fequencia por comprimento de onda (CDMA por exemplo) ou pot tempo (TDMA)

 

[]

 

Sandro

A densidade está relacionada com a Permeabilidade magnética do material mesmo?

 

Existe uma grande diferença entre Ondas Eletromagnéticas e Campos Eletromagnéticos, o que funciona pra um não quer dizer que vai funcionar pra outro.

 

Também estou curioso com o assunto mas ainda acho que chumbo não resolve...

 

O esquema do imã invertido não sei como funciona, teria que ver como fica o campo.

 

Neumann

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...