Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Clarki

como ligar corretamente os auto falantes no modulo?

Recommended Posts

Dai Galera, sou novo aqui no fórum e desde já peso desculpas se tiver algum tópico parecido com o que estou criando, mas eu tenho um som que já esta tocando ha algum tempo, porem o modulo esta esquentando muito rápido pelo que ouvi falar a impedância e a potencia dos auto falantes e do modulo não esta fechando, por isso venho pedir a ajuda de vcs para ver qual a forma correta para instalação do meu som.

 

bom meu som é o seguinte:

- um subwoofer Spyder Street 12" 200w rms / 2 ohms

- um par de 6x9 roadstar rs-6906 120w rms / 4 ohms

- um modulo roadstar rs-v12 de 2000 watts sendo=

* 4 canais de 85w rms a 4 ohms ou

* 4 canais de 135w rms a 2 ohms ou

* 2 canais de 240w rms a 4 ohms ( bridge)

- ainda pretendo instalar mais um driver de corneta que irei adquirir posteriormente.

 

bom o erro na instalação esta no sub que tem 200w rms e esta ligado a uma saída de 135w rms a 2 ohms, isso deve estar causando o superaquecimento do modulo, acho que o certo seria ligar em bridge que ficaria uma saída de 240w rms mas tem que ser 4ohms e o sub e 2 ohms ai não da, o que eu posso fazer nesse caso?

 

outro problema esta nos 6x9 que tem 120w rms e estão ligados cada um em uma saída de 85w rms a 4 ohms, que também pode estar causando o superaquecimento, eu acho que deveria ligar eles em paralelo para a impedância cair para 2 ohms e poder ligar em uma saída de 135w rms, porem ligar em paralelo soma a potencia dos dois auto falante??? ex( 120 rms + 120 rms = 240 rms) se sim vai passar da potencia de saída dai não vai dar certo, o que pode ser feito neste caso?

 

por isso peso a ajuda de vcs, qual seria a melhor forma de ligar estes auto falantes??? e se é possível eu colocar mais uma corneta neste mesmo modulo???

 

desde já agradeço a colaboração de todos!

Editado por Clarki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que sub é essse?

Tem gente que faz Bridge e poe pra tocar em 2 Ohms!

Pode até funcionar massss

Eu não recomendo, porque vai forçar o modulo a trabalhar em uma impedância muito baixa!

Se vc pegar um desses canais e ligar o Sub ele vai tocar com 135W rms! A 2 Ohms! mas vai funcionar!

Esse lance do Sub ser 200W num tem nada a ver com superaquecimento do modulo!

 

Quanto a superaquecimento e ao 6x9 ta sussa! o modulo trabalhando a 4 Ohms é mais sussa doque se ele trabalhar em 2 ohms (2 Ohms exige mais do modulo)

 

Eu deixaria o Sub em uma canal só traseiro, dai vc faz o corte Low Pass pra ele!

E os 2 6x9 deixaria cada um em um canal frontal!

Assim o modulo trabalha mais Sussa! Esquenta menos! Num vai ficar tão potente, mas vai dar mais qualidade de audio! E futuramente vc pode pegar outro Sub desse e ligar no outro canal traseiro que vai ficar sobrando! Dai vc fica com 2 Subs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que sub é essse?

Tem gente que faz Bridge e poe pra tocar em 2 Ohms!

Pode até funcionar massss

Eu não recomendo, porque vai forçar o modulo a trabalhar em uma impedância muito baixa!

Se vc pegar um desses canais e ligar o Sub ele vai tocar com 135W rms! A 2 Ohms! mas vai funcionar!

Esse lance do Sub ser 200W num tem nada a ver com superaquecimento do modulo!

 

Quanto a superaquecimento e ao 6x9 ta sussa! o modulo trabalhando a 4 Ohms é mais sussa doque se ele trabalhar em 2 ohms (2 Ohms exige mais do modulo)

 

Eu deixaria o Sub em uma canal só traseiro, dai vc faz o corte Low Pass pra ele!

E os 2 6x9 deixaria cada um em um canal frontal!

Assim o modulo trabalha mais Sussa! Esquenta menos! Num vai ficar tão potente, mas vai dar mais qualidade de audio! E futuramente vc pode pegar outro Sub desse e ligar no outro canal traseiro que vai ficar sobrando! Dai vc fica com 2 Subs!

 

Cara valeu pela explicação, já fico mais tranquilo pq é dessa forma que vc falou que esta ligado o meu som, então não esta errado, quanto ao sub eu esqueci de por o modelo dele, vou tentar corrigir, mas é um Spyder Street 800 watts / 200w rms / 2 ohms. quanto aos 6x9 eu queria ligar eles em paralelo para sobrar um canal frontal pra mim ligar um driver de corneta pq acho que no canal traseiro junto com o sub não vai dar pra colocar corneta, ai já vem outro problema pq eu queria colocar só um a corneta, só que corneta é 8 ohms e a saída é de 4 ohms ai eu não sei o que fazer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corneta vc pode ligar duas em paralelo em um dos canais que vai resultar em 4 Ohms!

Ou pode até faze uma bridge usando 2 canais! Pra dar mais potência!

Pra usar 100% do módulo ficariam assim!

 

1ª Opção (Assim o modulo trabalharia no TALO, vc vai ter mais SPL, porém mais agudo do que grave)

1 e 2 canais frontais ligados em Bridge pra 2 cornetas de 8 Ohms em paralelo!

3 canal traseiro ligando os 2 6x9 em paralelo

4 canal traseiro liagando o Sub

 

2ª opção (Acho que assim o som teria mais qualidade e equilibrio. E ficaria melhor pra regular. Porém com o porta-malas aberto as cornetas falam mais do que os 6x9)

1 canal frontal ligando um dos 6x9

2 canal frontal ligando o outro 6x9

3 canal traseiro ligando um Sub

4 Canal traseiro ligando outro Sub

Ou Faz a Bridge canal 3 e 4 (Traseiros) ligando os dois Subs em Série rpa dar 4 Ohms (Fica até melhor que do outro jeito, pois vai ficar MONO)

 

Sobre aquecimento! Verifique os ganhos do seu módulo! Pode ser que esteja tudo no TALO! Ai vai esmerilar o bicho mesmo!

 

Abs

Editado por Cogumelo Jones

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá! Pq vc naum compra um modulo 250Wrms so para o sub e usa o 4 canais V12 para os dois 6x9 e fica com folga para instalar os médios e agudos nos outros dois canais restantes? Se for o caso já compra um módulo de uns 500rms e fica preparado para o segundo sub... acho que não está muito caro aqui nos classificados... qualquer sd250 fechado em 2ohms resolve seu problema.

 

FLW!

 

EDIT: Apesar da potência para os médios agudos ser teoricamente menor, eles são mais notáveis que o grave, por isso pense bem no segundo sub.

Editado por GCI_Itu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dai galera. agradeço as sugestões citadas anteriormente, mas eu gostaria de tirar mais uma duvida, eu coloquei um driver hinor de 65wrms ligado em um canal frontal junto com um par de 6x9 usando o a posição HPF do modulo, porem os 6x9 não ta dando voz, ficam praticamente mudo, ai pensei em usar a posição FULL (seria o normal) no modulo, que dai os 6x9 vai dar mais voz, porem ai surge a duvida, a corneta pode tocar na posição FULL? ou pode danificar o reparo? pergunto isso pq sempre ouvi falar que para corneta o modulo deve estar na posição HPF.

 

ja aproveitando o que vcs acham de um fio de 2,5 mm para ligar um Subwoofer de 200 wrms, será que é muito fraco esse fio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...