Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Eduardo Dâmaso

Mais qualidade som Uno Turbo i.e.

Recommended Posts

Olá, sou iniciante neste fórum. Tenho um belo Uno Turbo i.e., 1995, completo com teto solar, amarelo exploit. Tinha algumas modificações, que quando reformei, tentei devolver a originalidade ao máximo. Só não pude devolver a maçaneta original trocada por uma de Corsa, pois alisaram o local, e tive que fazer o mesmo com a porta, mas ficou bem bonito.

 

Tenho um cd player Pioneer 7780, com caixas de porta (no local original) Bravox, caixas Pioneer 6 x 9 antigas fixadas na moldura lateral do banco traseiro, capacitor Fosgate, módulo Banda 600w 4 canais e sub Cruzade 12" numa caixa dutada pintada na cor do carro.

 

HPIM0198.jpg

HPIM0196.jpg

HPIM0194.jpg

 

Resolvi comprar um DVD player JVC KD-AVX44 (gostaria do KD-AVX77, que é lindo, mas muito caro e difícil de encontrar).

Um colega do HTForum (forum de home theater que também tem área automotiva) me indicou caixas de porta Helix, módulo Pioneer e Sub NAR.

Bem, escolhido o player, JVC, vamos ao resto.

- Caixas das portas no lugar original: só cabem de 5", indicaram-me Helix B62c ou E62c, mas são 6,5", e as que cabem no UT são as E135. São ralmente boas comparadas com as concorrentes NAR, Morel e Hertz, levando em conta mesma faixa de preço???;

- Caixas 6 x 9 pro banco traseiro: quais caixas (preferível mesma marca das portas, né?!);

- Sub: NAR, Helix ou Morel, e qual modelo???;

- Amplificador: indicaram Pioneer 4canais, mas me disseram que é fraco.

 

Queria montar um som 5.1, pois tenho uma caixa central adaptada no acendedor de cigarro do painel do UT (que guardei), mas um amigo dono de equipadora já teve em seu carro, e preferiu som estério e me desanimou.

Minha prioridade é audio de qualidade, com bom custo x benefício, pois já gastei muito com o carro pra deixá-lo parecendo um carro novo.

Quero um som com boa potência (parecida com a atual), só que com muito mais qualidade, com audio claro e limpo, pra qualquer gênero musical, da dance music a MPB.

Agradeço aos colegas que me derem boas vindas e boas e sinceras dicas sobre minhas mudanças.

Abraços,

Eduardo.

Editado por Eduardo Dâmaso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

morel tempo 5 na frente, sub nar (esse morel deve ser MUITO mais caro) ou JL de 10 ou 12 dependendo do que você gosta de ouvir.

 

eu dispensaria os 6x9 e qualquer auto falante nas portas traseiras, ou no máximo um coaxial caso você realmente queira algo pros passageiros.

 

nunca ouvi um amplificador pioneer mas até onde eu sei não são voltados pra qualidade.

 

edit:

o que vai mandar mesmo é o quanto você pode gastar nos equipamentos.

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Man, morel tempo nas portas, se quiser mesmo 6x9 no tampão, vai de morel tempo tbm (eu não usaria nada atras a não ser o sub)

sub vai de nar ou questo audio... só faça a caixa na litragem certa...

e eu sinceramente trocaria esse amplificador...

 

se eu fosse vc faria assim meu (seu) set

hu a sua mesma é boa

kit morel tempo de 5 polegadas

sub nar sw2, 10 ou 12 p-olegadas vc escolhe pelo tamanho da caixa que quer no pm.

amplificador colocaria um audiophonic 800.4 pra tocar o kit e o sub... e usaria seu megacapacitor.

e nada mais...

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

5.1 em carro VAI GRANA pra fazer um meia boca

acho que tu poderia montar um set beeeeeem legal com essa grana toda

e pra falar a verdade nem seria muito aproveitado um set 5.1, fica mais pra exibição mesmo, pq no dia a dia não rende muito

 

a primeira coisa a fazer é TRATAR MUITO BEM as portas, se possível teto e chão do carro também

não sei como são as do UT, mas não devem ser assim tããããããooooooo superiores as do Uno "boqueta"

 

sobre colocar algo atrás (ui!), compartilho da opinião do Guto... NADA!

deixa um bom kit na frente, e um bom sub atrás

a menos que tu leve gente atrás e queira compartilhar do som, mas mesmo assim, não seria um 6x9", mas um coaxial, e bastaria ligar direto no player

 

uma coisa a se pensar é fazer um doorpod

não sei se as portas do UT compartilham aquela parte de baixo com os demais Unos, se sim, tu tem um baita potencial só nisso, consegue direcionar os mids, deixar eles realmente numa caixa selada/dutada, com um ganho expressivo no rendimento

 

tirado as coisas conceituais, tem que ver quanto tu quer gastar non projeto pra receber um direcionamento sobre equipamentos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas opiniões, Murillo e Guto.

Olhem, quero manter ao máximo a originalidade do carro. Nas portas, tem que caber tanto em tamanho quanto em profundidade, no local original mostrado na primeira foto.

Tenho que colocar 6 x 9 no lugar das Pioneer. Porque??? Infelizmente não tenho foto, mas elas estão colocadas na moldura abaixo do vidro lateral traseiro. Se eu não substituir, ficará o buraco de 6 x 9 e terei que procurar nova moldura original pra substituir a com buraco. Na tampa traseira não dá. Notem nas outras fotos que o estepe no Uno Turbo fica na mala, então a caixa de sub ficou em cima dele, e presa pela tampa que mandei projetar. Ela é que segura a caixa de sub. Gostaria de apenas comprar o cone de sub pra substituir aproveitando a mesma caixa (que já veio com o carro quando comprei.

Guto, desculpe a ignorância, mas o que é HU que você falou que a minha tá boa?

As caixas Morel são realmente melhores que as Helix??? E quanto ao preço???

 

Gostaria de gastar em torno de no máximo 600,00 por kit, dianteiro e traseiro. Se forem mais baratas, melhor, pois ainda fica o investimento de sub e amplificador. Acho que o melhor é comprar o DVD player primeiro, que já consegui um bom preço, e depois comprar as quatro caixas (dianteiras e traseiras). Após isso posso partir pra sub e módulo, contanto que o custo x benefício seja bom, e eu tenha ganho real de qualidade sonora do conjunto.

Não adianta eu gastar muito no som. Sou louco por ele e é meu xodó, mas passa a semana na garagem com capa (trabalho no interior, e só saio muito pouco nos f.d.s.)

Pra vocês terem idéia já faz mais de 6 anos que reformei, mas ainda parece que foi feita ontem.

Aguardo mais dicas e muito obrigado.

Abraços.

Editado por Eduardo Dâmaso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristiano, tudo bem?

Sobre a opinião de vocês sobre não colocar caixas atrás, dá pra ser mais específico??? Não faz falta alguma colocar lá??? Pra isso, teria que achar novas molduras laterais pra substituir, pois já comprei elas furadas (se forem iguais a de qualquer Mille duas portas tudo bem, senão... fu...). Seria até legal, porque o dinheiro delas iria pra outros equipos.

Então apenas o som das portas, com boas caixas e um bom sub, já seria muito bom???!

Do módulo, iria um canal pra cada caixa, e os outros dois pro sub??? É isso???

Obrigado.

P.S. É muito importante manter a originalidade do carro, afinal é um carro um tanto raro. Por isso decidi comprar um DVD player que não altere o painel.

 

 

5.1 em carro VAI GRANA pra fazer um meia boca

acho que tu poderia montar um set beeeeeem legal com essa grana toda

e pra falar a verdade nem seria muito aproveitado um set 5.1, fica mais pra exibição mesmo, pq no dia a dia não rende muito

 

a primeira coisa a fazer é TRATAR MUITO BEM as portas, se possível teto e chão do carro também

não sei como são as do UT, mas não devem ser assim tããããããooooooo superiores as do Uno "boqueta"

 

sobre colocar algo atrás (ui!), compartilho da opinião do Guto... NADA!

deixa um bom kit na frente, e um bom sub atrás

a menos que tu leve gente atrás e queira compartilhar do som, mas mesmo assim, não seria um 6x9", mas um coaxial, e bastaria ligar direto no player

 

uma coisa a se pensar é fazer um doorpod

não sei se as portas do UT compartilham aquela parte de baixo com os demais Unos, se sim, tu tem um baita potencial só nisso, consegue direcionar os mids, deixar eles realmente numa caixa selada/dutada, com um ganho expressivo no rendimento

 

tirado as coisas conceituais, tem que ver quanto tu quer gastar non projeto pra receber um direcionamento sobre equipamentos

Editado por Eduardo Dâmaso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso aí, não colocar nada atrás, só o kit duas vias na frete e o sub mesmo

não faz falta, não em sistemas do tipo SQ

algumas pessoas optam por colocar, mas sempre deixado eles BEM atenuados, pra não se perceber que estão tocando (fica só pra quem está atrás mesmo)

isso até enxuga o set, fazendo com que um amp bom de 4 canais toque tudo o que precise (kit e sub)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristiano, obrigado pela atenção.

Vamos amadurecer o projeto.

Primeiro, como quero ter a opção de DVD, CD e USB pra pen-drive (quero curtir minha coleção original também no carro), o JVC me dará boa qualidade???? Não encontrei outra opção melhor de DVD player sem ser 2DIN, e não quero tela retrátil.

- Portas: quais opções até no máximo 600,00 (Morel, Helix, NAR... e modelos);

- Sub: teria que ser de 12" pra aproveitar a caixa atual e no máximo uns 500,00 (tem coisa boa????);

- Amplificador: Até no máximo 700,00 e que não seja muito comprido e caiba no local onde está o Banda.

 

Esses são limites razoáveis de preço. Se tiver algo com preço inferior, mas com qualidade equivalente, melhor ainda. O ideal, se não for abusar muito da sua boa vontade, é dar várias opções de preços, com sua opinião de prioridade de preferência.

Valeu pela ajuda.

Editado por Eduardo Dâmaso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho coaxial nas portas traseiras e eles só são úteis para os passageiros. Eles estão atenuados em -4db em relação ao Kit 2 vias frontal. Já sentei lá atras para testar e eles, realmente, fazem falta para quem vai lá, pois o sub bate mais forte e abafa o som dos falantes frontais.

 

[ ]'s

Rildo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu não sou do SQ sou mais do trio, então minha opinião será meio errada kkkkkkkk mas já andei em carro SQ atrás e (principalmente quando o volume tá baixo) faz falta um coaxialzinho lá, mesmo que o mais mixo, mas que dê uma avivada na voz pq no banco traseiro o sub engole. Faz o seguinte, bota uns 6x9 bons (pra tapar os buracos aí e tentar não perder tanto em qualidade) e deixa eles beeem atenuados (quase desligados kkk), acho que vai interferir minimamente no seu palco sonoro, vai tapar os furos e ainda ajudar o som de quem vai atrás. Desculpem se falei besteira, mas analisando a situação dele, creio que seja uma boa solução.

Em tempo: Que carro lindo!

Editado por thales godoy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu não sou do SQ sou mais do trio, então minha opinião será meio errada kkkkkkkk mas já andei em carro SQ atrás e (principalmente quando o volume tá baixo) faz falta um coaxialzinho lá, mesmo que o mais mixo, mas que dê uma avivada na voz pq no banco traseiro o sub engole. Faz o seguinte, bota uns 6x9 bons (pra tapar os buracos aí e tentar não perder tanto em qualidade) e deixa eles beeem atenuados (quase desligados kkk), acho que vai interferir minimamente no seu palco sonoro, vai tapar os furos e ainda ajudar o som de quem vai atrás. Desculpem se falei besteira, mas analisando a situação dele, creio que seja uma boa solução.

Em tempo: Que carro lindo!

 

A galera não poe falante atrás ou no max. um coaxial pq o som tem que vir da frente, o famoso palco sonoro.

 

Eu procuraria as tampas no mercado livre e dispensaria esses 6x9. Eles embolam o som, na minha opinião pelo menos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu não sou do SQ sou mais do trio, então minha opinião será meio errada kkkkkkkk mas já andei em carro SQ atrás e (principalmente quando o volume tá baixo) faz falta um coaxialzinho lá, mesmo que o mais mixo, mas que dê uma avivada na voz pq no banco traseiro o sub engole. Faz o seguinte, bota uns 6x9 bons (pra tapar os buracos aí e tentar não perder tanto em qualidade) e deixa eles beeem atenuados (quase desligados kkk), acho que vai interferir minimamente no seu palco sonoro, vai tapar os furos e ainda ajudar o som de quem vai atrás. Desculpem se falei besteira, mas analisando a situação dele, creio que seja uma boa solução.

Em tempo: Que carro lindo!

Correto...IMHO

Só não colocaria 6x9, colocaria um coaxial ou um fullrange.

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz! Quer colocar alguma coisa la? Que tenha justificativa.... So se anda alguem lá, e ainda assim so se o motorista não for egoista, senao pq?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thales, obrigado pelo elogio, foi colocado muito carinho, e até perfeccionismo de apaixonado neste carro.

No dia que precisar vendê-lo, vou sentir demais a perda...

 

Pessoal, agradeço mais uma vez a opinião de todos. Estou amadurecendo a idéia de não colocar nada atrás. Uso pouco o carro, só pra passear. É a coisa mais rara do mundo colocar pessoas atrás. Geralmente apenas eu... ou no máximo uma "nega" do lado.

Caso não coloque nada atrás, terei de encontrar novos acabamentos laterais, ou simplesmente deixar as telas no local pra tampar os buracos (prefiro batalhar pra encontrar os acabamentos).

Quero ouvir na frente a voz do cantor(a) com bastante clareza e limpidez, e ter um sub batendo de forma firme e equilibrada com o resto do conjunto.

 

Aguardo os colegas darem dicas de quais marcas devo usar, dentro dos valores que citei, e quais modelos...

Lembrem que pro Uno Turbo as caixas dianteiras tem que ser 5".

Vou procurar saber quanto custa em Maceió pra tratar as portas.

 

E aí pessoal, o JVC KD-AVX44 é uma opção de qualidade???? Com um bom sub e boas caixas terei um som forte e claro??? Gostoso de se ouvir???

Abraços a todos.

 

 

 

 

Cara eu não sou do SQ sou mais do trio, então minha opinião será meio errada kkkkkkkk mas já andei em carro SQ atrás e (principalmente quando o volume tá baixo) faz falta um coaxialzinho lá, mesmo que o mais mixo, mas que dê uma avivada na voz pq no banco traseiro o sub engole. Faz o seguinte, bota uns 6x9 bons (pra tapar os buracos aí e tentar não perder tanto em qualidade) e deixa eles beeem atenuados (quase desligados kkk), acho que vai interferir minimamente no seu palco sonoro, vai tapar os furos e ainda ajudar o som de quem vai atrás. Desculpem se falei besteira, mas analisando a situação dele, creio que seja uma boa solução.

Em tempo: Que carro lindo!

Editado por Eduardo Dâmaso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pessoal fala pra "não colocar 6x9" como se todo alto-falante 6x9 fosse quadri-penta-hexa-hep-octaxial... E os 6x9 coaxiais das marcas conceituadas? Por que seriam piores que os coaxiais de 5 ou 6" dessas mesmas marcas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

de quantos litros é esta cx pra sebermos se o sub que indicarmo vai render bem nela? e o som do 6x9 tu faz um teste depois de instalar o resto, liga direto no player e atenua até tu nao perceber na frente, pronto não atrapalha o palco e não precisa esquentar + a cuca com isso, afinal os 6x9 paioni antigos pelo menos eu acho melhores que os novos. tive um par há quase 15 anos atrás no tampão e gostava muito, bem diferente de qualquer 6x9 que ouvi nos ultimos anos que é só chiadera, aqueles tinham um certo equilibrio entre bass, mid, treble.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Correto...IMHO

Só não colocaria 6x9, colocaria um coaxial ou um fullrange.

 

[ ]'s

 

mas existe coaxial 6x9, (6x9 é o tamanho do falante e não o modelo) existem 6x9 coaxiais, triaxiais, pentaxiais, hexaxiais, etc... eu não usaria nada atras, se for pra usar use um bom e de preferencia da mesma marca do kit duas vias pra casar o timbre...

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pessoal fala pra "não colocar 6x9" como se todo alto-falante 6x9 fosse quadri-penta-hexa-hep-octaxial... E os 6x9 coaxiais das marcas conceituadas? Por que seriam piores que os coaxiais de 5 ou 6" dessas mesmas marcas?

é que geralmente falante no tampão perde qualidade seja coaxial ou kit duas vias, pois trabalha quase que em free air, e por isso os coaxiais de 5 ou 6 são mais usados por caberem nas portas...

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Guto, meu problema agora é definir qual marca usar, dentro dos valores citados, e quais modelos.

Desculpem tantas dúvidas, mas passei os últimos anos aprimorando meus conhecimentos quanto a home theater, e fiquei totalmente desatualizado quanto a som automotivo. Tô totalmente por fora de quais são as marcas boas e confiáveis.

Nisso tô dependendo totalmente das dicas dos amigos.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Sub: teria que ser de 12" pra aproveitar a caixa atual e no máximo uns 500,00 (tem coisa boa????);

- Amplificador: Até no máximo 700,00 e que não seja muito comprido e caiba no local onde está o Banda.

acho que tem que mudar um pouco esse teu pensamento

primeiro q é muito mais fácil comprar um sub do teu gosto e depois montar a caixa, do que tentar encaixar um sub numa caixa que tu tenha

segundo pq o espaço que tu tem ali pro Banda, é pro Banda, igual teria que refazer uma moldura pro novo amp

sei lá, acho que dá pra repensar a questão estética, mesmo que fique pra fazer depois...

 

 

E aí pessoal, o JVC KD-AVX44 é uma opção de qualidade???? Com um bom sub e boas caixas terei um som forte e claro??? Gostoso de se ouvir???

acredito que pelo menos melhor que um Pioneer ele seja, mas não dá pra dizer q é um player voltado para um SQ mais purista

como tu colocou todos aqueles requisitos de conectividade e tal, por preço razoável acho que não encontra mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...