Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
SCCPBeto

mini trio médio custo

Recommended Posts

Bom dia,

 

li o tópico para iniciantes(http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=180017), pois já fiz um tópico anteriormente e não fui muito bem recebido rsrs

mas, tudo bem, a questão nem é essa. Vamos ao assunto principal.

 

Após ler o tópico para iniciantes, fiz uns estudos de modelos, marcas e opções até chegar a um projeto.

 

2x Woofer 15'' eros e-315lc 400rms ou oversound 15'' g-400 400rms(aqui tem outro oversound, especificações parecidas, mesmo rms(http://www.portaldosom.com/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=707)

2x woofer 10'' selenuim 10pw3 150rms

2x drive titanium selenium d220ti 80rms

 

só que ai fiquei com uma dúvida monstra quanto aos modulos, lá no topico sempre fala em 1x1 na questão de rms, só que fui olhar as especificações e tem 1/2/4/8ohms, ai foi onde fiquei confuso quanto a escolha dos modulos.

 

Queria um suporte nesse quesito, assim como alguma recomendação de woofer de 15'', mas na mesma potência, por mais que a variação para woofer melhor não seja tão grande, vc soma ao modulo e bateria, ficando uma diferença consideravel para o uso que eu pretendo dar.

 

Ai para finalizar essa ajuda rsrs quanto ao crossover, qual utilizar, essa parte eu não entendi nada rsrs

 

Desde já, grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for usar um woofer de 15, que é o caso do 315, pode dispensar os 10pw3, não tem necessidade usar eles, os proprios woofers de 15 já cobrem tranquilamente a faixa de atuação dos pw...

 

Pegue dois 315 de 4ohms, ligandos em paralelos vai resultar em 2ohms, e um amplificador que forneça em torno de 1000 a 1600watts em 2ohms vai ficar ótimo...

Para os drivers, qualquer amplificador que forneça 100 a 200watts já está ótimo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum, mas no tópico para iniciantes e o que sempre postam por aqui, mudando as potências, é que os de 15'' precisam de mg, no caso os 10pw3.

 

por que nesse caso não precisaria?

 

quanto aos oversound? seriam uma boa tbm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, não quero ser indelicado contigo, é o segundo topico que você só entra para postar isso. olhe qual a dúvida, que seu topico não me tirou...

 

eu o li, só que não entendi a questão das impedancias e crossover...

 

a dúvida por woofer é apenas um extra, mas o principal seu topico não responde...

 

mas, eu até entendo, vc deve se achar o máximo porque fez o tópico, eu agradeço pelas informações, realmente me tirou algumas dúvidas, mas não é o suprasumo para eliminação de todas as duvidas, quem sabe se vc ler os topicos antes de sair postando isso, receba mais agradecimentos por não ser tão chato.

Editado por SCCPBeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, não quero ser indelicado contigo, é o segundo topico que você só entra para postar isso. olhe qual a dúvida, que seu topico não me tirou...

 

eu o li, só que não entendi a questão das impedancias e crossover...

 

a dúvida por woofer é apenas um extra, mas o principal seu topico não responde...

 

mas, eu até entendo, vc deve se achar o máximo porque fez o tópico, eu agradeço pelas informações, realmente me tirou algumas dúvidas, mas não é o suprasumo para eliminação de todas as duvidas, quem sabe se vc ler os topicos antes de sair postando isso, receba mais agradecimentos por não ser tão chato.

 

meu amigo te respondendo

se voce comprar o eros de 15'' 315 sera 4 ohm certo se voce liga os 2 em paralelo positivo + positivo e negativo + negativo resultara em 2 ohm.

voce pode usar nesse caso amplif de apenas um canal sd1000 ta 1000 um amplificador que forneca de 800 a 1500 rms.

ou entao voce pode escolher um amplificador de 4 canais que lhe ofereca bright a 4 ohm. por exemplo roadstar power one, b buster 3600,

ai tu liga cada woofer em cada bright,

e para os driver pode ser uma sd250.2

ela tocaria tranquilamente para acompanhar seu som 2 driver fenolico + 02 tweeter

ou apenas se preferir 2 driver titanio;

e sobre o crossover nao vejo necessidade de um crossover nesse som.

 

para mais duvidas pesquise que e de graça e voce nao paga nada por isso.seja ffeliz.

Editado por JOAOSDX
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

obrigado, man.

 

entendi essa questão dos modulos.

 

mas, quanto ao mg, realmente não precisa? como o som center flw, realmente cobre a frequencia? eu estava observando outros topicos e sets, analisando as frequencias, tipo o sds 800, que recomendam os pw3, segundo meu entendimento(que é pouco), também cobriria a frequencia.

 

fiquei perdido nessa rsrs

 

desculpe a insistencia, mas é que queria algo redondo, pra não ter que ficar acertando depois...

 

desde já, muito grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os 315lc são fullrange, "eliminando" assim a necessidade de Mg por já subirem na msm frequencia que eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah, realmente tem essa ideia no topico dos iniciantes...

 

mas, como falei, eu olho as frequencias e elas normalmente se equivalem, como saberei se é fullrange ou não?

é alguma caracteristica alem da frequencia?

 

no caso, quais não seriam full range? só para comparar nas caracteristicas...

 

grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja vi muitos 315lc com mg, mas, essa questão de ser full range, os mg são dispensaveis !

Agora vai de gosto musical , de uma procurada no que eles se destacam (Subgrave, pancadão....) e veja qual a sua preferencia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se cortar a frequencia dos 315 antes (so exemplo 125 Hz), eles reproduzem um subgrave mais extendido com caixa maiorzinha +80L, pelo menos na pratica isso aconteceu comigo, sei que nao tem nada a ver hpx com 315 mas deve valer pro teu conceito de utilizar 315 com 10pw3. Tocando com os pw apartir do corte dos 315 ambos tocam com certa folga dando timbre melhor. To por fazer isso com um hpx 2150 e 4pv 8mb450.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa tarde, galera.

 

Obrigado pela ajuda, já comprei um sd1.000, sd250.2 e 2x d200 2x st200(para fins esteticos, pq só dois drive titanium ficaria pequeno na parte de cima pasmafaute

 

agora ficou só faltando os woofers mesmo, eu tava vendo os 315lc, vi que tem 312lc, eu tava pensando nos 15'', mas considerando que a potencia é a mesma e ocuparia menos espaço, o que seria interessante rsrs

 

eu vi umas diferenças em resposta de frequencia, sensibilidade, etc... qual o efeito real na qualidade do som? é consideravel? a diferença é pouca, 120,00 reais já com os dois woofers...

 

desculpa a pergunta, mas é que sou leigo demais ainda e esses numeros me dizem pouca coisa rsrs

 

315lc http://www.eros.com....icao.php?cod=15

312lc http://www.eros.com....cao.php?cod=106

 

desde já, grato.

Editado por SCCPBeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se pensa em depois aumentar o som, pega o 312LC... pq aí ele vai servir de MG num sistema mais parrudo! (ex.: 2x18', 2x12', etc...)

 

...agora, se vai ficar por isso, mesmo, pega os 315LC, que dão melhor grave que os 12'!!

 

E 10pw3, é redundante nessa faixa, não precisa! A linha LC é fullrange, assim como a Steel da over, a pw3/pw5 da selenium, etc. Tocam bem até 1khz, que é onde entra o driver!

 

Já tens o amp dos graves, falta o 315LC, e os capacitores pros drivers e tweeter.. já comprou? Ou veio com eles?

 

Enfim, tá 80% encaminhado!

 

 

 

Não esquece de uma bateria/fonte! Se costuma tocar onde não tem tomada, compra uma bateria bacana! Se tem tomada onde vc toca, investe numa fonte + extensão. 30~50a já dão conta de tocar seu som sem descarregar! E bateria, sugiro que procure uma AGM da vida, ou se o $$ der, uma optima dessas usadas mesmo! (digo isso pq paguei R$ 500,0 numa optima top de linha!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito obrigado, man.

 

vou ficar nesse som mesmo, é só pra ouvir de vez em quando, em necessidades maiores, tem outras opções para serem usadas rsrs

 

então, os capacitores eu já tenho também, comprei junto.

 

no caso, só faltava os graves mesmo, vou pegar os 315lc, comprarei a fonte também...

normalmente terá tomada, mas é bom se resguardar para alguns casos, então penso na bateria também...

 

tava vendo pelo topico dos iniciantes e pensei em pegar uma bateria de 70ah, somada ao cofre acho que já daria, estou errado?

e a fonte de 50ah mesmo, como recomenda lá no topico...

 

 

cara, só pra tirar uma duvida, como sei se o woofer é fullrange? não consegui distinguir ainda...

Editado por SCCPBeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica: Em necessidades maiores, pode procurar outro amigo com som, e juntar os dois! Se souber fazer acoplar direitin, dá bons resultados!

 

 

Confira:

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=181603&st=0

 

70ah são suficientes, principalmente se for AGM/gel (tem umas com preço bom na net!)

 

E a fonte, 50ah dá tranquilo! 30ah já tocaria, mas 50ah é bom pra garantir!

 

É bom manter um voltímetro também ligado ao som! Tensões acima de 15v danificam peças do carro! Tem fontes que vc só deve ligar quando o som estiver alto!

 

 

 

Woofer é o tipo de sonofletor, de alto falante! woofer, driver e tweeter!

 

Agora, o woofer pode ser "subwoofer", feito pra tocar abaixo de 200hz, pode ser MID BASS (ou médio grave), pra tocar de 120hz a 1000hz.. ou pode ser fullrange, que toca médio e grave junto!

 

O lance é que... tendo sub e médio, rende mais! Mas gasta mais e ocupa mas espaço! Full range faz o papel dos dois.. mas perde no SPL final! Não existe fullrange acima de 500wrms que cumpra seu papel!

 

Daí vai de acordo com a necessidade! É algo leve, pra curtir de boas? Full range! É algo mais forte ou visando mais qualidade? Sub + MG!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito obrigado, cara...

 

entendi a ideia e consegui fechar o set como queria...

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito obrigado, cara...

 

entendi a ideia e consegui fechar o set como queria...

 

abraço

 

E ai? Qual a composição do set?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leia 5 posts acima! Não precisa nem mudar a página!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...