Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
A. Kim

Sub JL 13TW5

Recommended Posts

Pessoal,

 

Dá para encarar o JL TW5 para um sistema SQ/ HIFI? Obviamente sei que a estrutura de um sub convencional seria o ideal, melhor controle, etc. Mas o pessoal tem comentado muito bem dele lá fora. 13 polegadas, baixa litragem, não ocupa nada no porta-malas. Alguém ouviu e pode me dar referências?

 

Valeu!

 

IAN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um mas nunca liguei.

 

O cara da jl recomenda ele somente se espaco for um problema. Pelo que ele deixou a entender, toca menos que o 12w6v2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um mas nunca liguei.

 

O cara da jl recomenda ele somente se espaco for um problema. Pelo que ele deixou a entender, toca menos que o 12w6v2

 

Se tocar igual a 1 10W6 tô comprando agora! Kkkk...brinc a parte, mas será que vai bem? A minha santa ignorância diz que na teoria ele seria um sub muito rápido, não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Tarcizio.z arriscou uns subs Slim na Ranger, pergunta ele que ele deve ter uma ideia se fica bom.

 

 

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ouvi em uma Hilux, esse subwoofer toca d+

 

Pode me descrever um pouco melhor o que vc sentiu? Graves rápidos, extensão ou só SPL?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Tarcizio.z arriscou uns subs Slim na Ranger, pergunta ele que ele deve ter uma ideia se fica bom.

 

 

 

 

Abraços

Vou tentar fala c/ ele, valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi um ranking na caraudiomag elegendo ele como o melhor do mundo... mas, vai saber.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi um ranking na caraudiomag elegendo ele como o melhor do mundo... mas, vai saber.

 

 

estranho, pois não é um sub comum...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estranho, pois não é um sub comum...

 

Satyricon e Arthurff,

 

Realmente o review dele lá fora é muito bom. Tb estranho o fato de ser reconhecido como o melhor por ser um sub slim. Sei que a JL gastou horrores em pesquisa p/ chegar nele (o preço é bem salgado). Até teria espaço para um sub convencional, mas estou imaginando a somatória de extrema qualidade com melhor aproveitamento de espaço. Queira ou não acabo usando bem a mala.

Editado por A. Kim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Ian

 

Como neste tópico não se fala de outro produto ou marca, tomei a liberdade de apresentar alguns pontos referente a este produto.

 

O engenheiro Stephen Turissi da JL Audio quando esteve aqui apresentou este modelo deixando claro que não é superior a W6 e W7. Claro que o fato de ele ser da JL Audio faz com que ele obviamente advogue a lógica das linhas de entrada a top, que W7 é melhor que W6 que é melhor que W5 que é melhor que W3 e assim por diante. Entretanto, ele colocou pontos interessantes, como o fato de a linha W6 ter um custo x benefício melhor que o W7, mas que isso não muda pois a W7 ainda é considerada mundialmente a mais desejada, a linha de sub high-end mais vendida e tudo mais.

 

Outro ponto fortemente colocado tanto no evento quanto fora dele foi que a JL Audio nunca focou em SPL em si... lembro que no evento muitos "arregalaram os olhos" ao ouvir da boca dele que nenhuma linha da JL Audio é focada em SPL, embora a marca tenha fortíssima reputação neste quesito. O foco sempre foi e será qualidade... o fato de serem excelentes também para SPL é detalhe. E a linha W7 é a linha mais recomendada por ele para qualidade. Em determinado momento ele explicou pq os W7 tem tanta excursão, que para muitos é para dar SPL... e para ele não é bem isso... Para conseguir 30Hz, 25Hz em apenas 100dB ou menos, o subwoofer precisa excursionar muito para ter boa eficiência... subwoofer bom é aquele que trabalha em qualquer frequência em qualquer volume.

 

Quanto a linha W5 mais especificamente, foi eleita duas vezes consecutivas pela EISA (são poucos produtos americanos que ganham algo lá) como subwoofer of the year, além das demais premiações no mundo todo. Foram desenvolvidas 4 patentes (dentre as 32 que a marca tem) para este subwoofer. Como exemplo que pode ser usado também para Hi-Fi é o caso do Marcello Figueiredo, da Audio Design. Até ele montar o carro dele para o campeonato Focal, ele usava um 13TW5 como opção pessoal dele para Hi-Fi. E não por falta de espaço no porta malas. O que eu sei é que este subwoofer tem o melhor resultado com amplificadores fortes, que tem sobra de potência (mesmo trabalhando dentro do regime de potência nominal dele - 600Wrms). E finalizando, o próprio diretor da Focal elogiou muito este modelo pois ele já viu/ouviu em praticamente todos os países que ele visitou e conhece bem. Segundo ele, é padrão mundial estéreo Focal e subs JL... e a Focal para conseguir brigar com a JL em subs lançou a linha performance, que mantém nos subwoofers da linha a assinatura Focal (subs rápidos, precisos) porém com mais pegada de subs americanos.

 

Obrigado,

 

Reinaldo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso sub slim pra hifi... 2 de 12" no caso. São subs da Altomobile, linha Fallstaf. O Iana tb usava os mesmos subs (8") no carro dele. Assim, nunca ouvi algo parecido com eles em termos de tocarem muito parecido com um midbass de tamanho menor (em termos de definição e "velocidade") e pedem caixas bem peuqenas mesmo.

 

Pra um som mais "flat", não voltado a SPL eu achei a melhor solução.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O artigo é esse aqui

 

http://caraudiomag.com/articles/top-high-end-subwoofers

 

Por comentários em fóruns, já li que DD faz subs mais voltados pra SPL e o T1 da fosgate também figura nessa lista. Bom, é uma lista bem heterogênea ao meu ver.

 

A inspiração venho exatamente desse review! Depois disso fui buscando informações pelos foruns gringos...

 

Acabei esquecendo de postá-lo, mas legal que vc o tenha feito...p/ quem não conhece é uma materia boa sobre subs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Ian

 

Como neste tópico não se fala de outro produto ou marca, tomei a liberdade de apresentar alguns pontos referente a este produto.

 

O engenheiro Stephen Turissi da JL Audio quando esteve aqui apresentou este modelo deixando claro que não é superior a W6 e W7. Claro que o fato de ele ser da JL Audio faz com que ele obviamente advogue a lógica das linhas de entrada a top, que W7 é melhor que W6 que é melhor que W5 que é melhor que W3 e assim por diante. Entretanto, ele colocou pontos interessantes, como o fato de a linha W6 ter um custo x benefício melhor que o W7, mas que isso não muda pois a W7 ainda é considerada mundialmente a mais desejada, a linha de sub high-end mais vendida e tudo mais.

 

Outro ponto fortemente colocado tanto no evento quanto fora dele foi que a JL Audio nunca focou em SPL em si... lembro que no evento muitos "arregalaram os olhos" ao ouvir da boca dele que nenhuma linha da JL Audio é focada em SPL, embora a marca tenha fortíssima reputação neste quesito. O foco sempre foi e será qualidade... o fato de serem excelentes também para SPL é detalhe. E a linha W7 é a linha mais recomendada por ele para qualidade. Em determinado momento ele explicou pq os W7 tem tanta excursão, que para muitos é para dar SPL... e para ele não é bem isso... Para conseguir 30Hz, 25Hz em apenas 100dB ou menos, o subwoofer precisa excursionar muito para ter boa eficiência... subwoofer bom é aquele que trabalha em qualquer frequência em qualquer volume.

 

Quanto a linha W5 mais especificamente, foi eleita duas vezes consecutivas pela EISA (são poucos produtos americanos que ganham algo lá) como subwoofer of the year, além das demais premiações no mundo todo. Foram desenvolvidas 4 patentes (dentre as 32 que a marca tem) para este subwoofer. Como exemplo que pode ser usado também para Hi-Fi é o caso do Marcello Figueiredo, da Audio Design. Até ele montar o carro dele para o campeonato Focal, ele usava um 13TW5 como opção pessoal dele para Hi-Fi. E não por falta de espaço no porta malas. O que eu sei é que este subwoofer tem o melhor resultado com amplificadores fortes, que tem sobra de potência (mesmo trabalhando dentro do regime de potência nominal dele - 600Wrms). E finalizando, o próprio diretor da Focal elogiou muito este modelo pois ele já viu/ouviu em praticamente todos os países que ele visitou e conhece bem. Segundo ele, é padrão mundial estéreo Focal e subs JL... e a Focal para conseguir brigar com a JL em subs lançou a linha performance, que mantém nos subwoofers da linha a assinatura Focal (subs rápidos, precisos) porém com mais pegada de subs americanos.

 

Obrigado,

 

Reinaldo

 

Reinaldo,

 

Fico muito contente de ter a sua colocação nesse tópico! A explicação foi perfeita e edificante. Estou muito propenso a adquirir esse modelo, mas tinha um certo receio de estar voltado somente p/ SPL. Estou tentando usar a receita de bolo Focal + JL, pois sei que as chances de erro são mínimas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso sub slim pra hifi... 2 de 12" no caso. São subs da Altomobile, linha Fallstaf. O Iana tb usava os mesmos subs (8") no carro dele. Assim, nunca ouvi algo parecido com eles em termos de tocarem muito parecido com um midbass de tamanho menor (em termos de definição e "velocidade") e pedem caixas bem peuqenas mesmo.

 

Pra um som mais "flat", não voltado a SPL eu achei a melhor solução.

 

É exatamente isso que pensei na teoria: velocidade, definição, ataque e pouco espaço! Apesar de serem marcas diferentes, tenho certeza que a JL tenha mandado muito bem no projeto. Essas questões ficaram claras p/ mim...mas e aí? O slim tb baixa bem a frequência?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem eu não sei o quanto toca esse jl slim. Mas quando eu procurei o meu cheguei a conclusão q os High fi eram o falstaff q eu fui atras, o phase linear aliante e a promessa era o stereo integrety bmkiii, o jl sendo uma opção mais cara e pior desses. Mas todos os outros são raros então pode ser q o jl seja a única opção. Eu levei um ano pra achar o meu par.

 

E não baixa BEM tb, não e um sub pra tocar 16 ou 20 hz. E pra tocar 30 digamos, mas tocar de uma forma bem acima do resto. E uma troca q vc faz. Imagino q um velodyne servo ou o mega famoso esotar vão te dar os dois mundos, mas irão custar Pelo menos o dobro tb...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem eu não sei o quanto toca esse jl slim. Mas quando eu procurei o meu cheguei a conclusão q os High fi eram o falstaff q eu fui atras, o phase linear aliante e a promessa era o stereo integrety bmkiii, o jl sendo uma opção mais cara e pior desses. Mas todos os outros são raros então pode ser q o jl seja a única opção. Eu levei um ano pra achar o meu par.

 

E não baixa BEM tb, não e um sub pra tocar 16 ou 20 hz. E pra tocar 30 digamos, mas tocar de uma forma bem acima do resto. E uma troca q vc faz. Imagino q um velodyne servo ou o mega famoso esotar vão te dar os dois mundos, mas irão custar Pelo menos o dobro tb...

 

Por tudo que você disse, acho que o JL se tornou uma opção razoável, pelo preço e facilidade de compra. Não sei exatamente se faço necessidade de frequências tão baixas na faixa de 16 a 20hz, até porque são trechos de músicas muito específicas. E se for p/ ter mais ataque, dinâmica , velocidade em faixas de 30, 40hz, prefiro a troca!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por tudo que você disse, acho que o JL se tornou uma opção razoável, pelo preço e facilidade de compra. Não sei exatamente se faço necessidade de frequências tão baixas na faixa de 16 a 20hz, até porque são trechos de músicas muito específicas. E se for p/ ter mais ataque, dinâmica , velocidade em faixas de 30, 40hz, prefiro a troca!

 

E também pq fiquei sabendo que você gosta de ouvir em boooom e alto volume de vez em quando... eu não sou diferente. Ouço 80% do tempo em volume médio ou baixo... mas de vez em quando para botar o estresse para fora de mim, preciso girar o botão do volume um pouco mais... senão não tem graça, pelo menos para mim!! rsrsrrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...