Estou pensando em fazer um "upgrade" no meu som, que atualmente conta com amplificador Stetson TH2060 + Kit Bravox CS60B. Embora o som instalado me agrade muito, depois de dois anos, sinto a necessidade de melhorá-lo um pouco. O CD Player será um upgrade futuro, então não mexerei nele agora - é da marca Pioneer, com dois pares de saídas RCA (front + rear ou front + sub, sendo que a última configuração será a utilizada).
Minhas queixas com relação ao som atual é a falta de subgraves e o "embaralhamento" das freqüências médias e altas, quando aumento um pouco mais o som. Então pensei na seguinte melhoria:
- Manter o médio do kit;
- Acrescentar um divisor LP (passa baixa) nos médios, com corte em 3500hz;
- Trocar o tweeter por um par de Selenium 1TW1 e aproveitar o divisor que já o acompanha;
- Instalar um subwoofer NAR 10SW2 no porta-malas, fazendo um corte em LP (passa baixa) em 80Hz ou 120Hz, pelo amplificador ou pelo CD Player, em caixa selada com 30 litros, aproximadamente.
A minha primeira dúvida é com relação ao amplificador. O Stetson sairá da instalação e colocarei um de quatro canais em seu lugar. Qual dos dois abaixo é o melhor, em termos de qualidade de som (lembrando que ele amplificará estéreo e mono), melhor curva de freqüência, som mais agradável e potência declarada mais próxima do real?
- Audiobank AB4060 (já velho conhecido de quem conhece som automotivo, o ponto fraco dele é a potência em "bridge" de 140w RMS);
- Blaupunkt GTA460 (essa é a segunda linha da Blaupunkt, para som amador. Tem uma potência em "bridge" de 180w RMS, que casa certinho com a potência do sub - embora esse aguente até 250w RMS tranquilamente).
A segunda dúvida é a seguinte: 95% do tempo o carro é ocupado por uma ou duas pessoas, sendo raro que pessoas sentem no banco traseiro. Atualmente o espaço reservado para a instalação de alto-falantes no tampão está aberta. Vale a pena, no "upgrade", considerar a instalação de um kit de coaxiais ou médio grave, ligados diretamente no CD Player, com corte de freqüencia HP (passa alta) em 200hz, ou isso alterará o palco em demasia?
Por enquanto, tendo a não instalar nada ali, levando também em consideração que funcionará como um canal de comunicação do porta-malas (onde ficará a caixa selada) e o interior do carro.
[]s,

Ajuda