Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
USAC

PROJETO DE CAIXA PARA SELENIUM TORNADO

Recommended Posts

Qual a diferença de uma caixa com sintonia em 57hz e f3 de 46hz com pico maximo

de 6db em 103hz . caixa 99litros com 2 dutos de 4x11cm ( essa é minha caixa atual .

 

Para uma caixa com sintonia em 46hz e f3 de 39,6hz com pico maximo de 4,5db em 103hz

caixa com 90 litros e 2 dutos de 4x15cm ( proposta da selenium )

 

E uma caixa com sintonia em 38,6hz e f3 em 37,5hz com pico maximo de 3,9db em 103hz

caixa com 91,5 litros e 3 dutos de 4x44cm ( proposta da P.O.W.E.R.x )

 

OBS : nos exemplos esta sendo simulado a caixa para 1 alto falante . eu tenho 2

vou projetar 1 caixa para os 2, estou apenas simulando com 1 caixa para 1 falante.

os falantes são 2 tornados de 15 1.100rms ,

sua resposta é de 38 a 1.500hz , e 92,5db .

 

Simulei uma caixa aqui no bass box com duto retangular e obtive a seguinte resposta :

http://img245.imageshack.us/img245/5592/59967139.jpg

Essa resposta ficaria uma boa caixa ?

 

Projetei ela no Sketchup e ficaria mais ou menos assim :

http://img145.imageshack.us/i/raiox.gif/

http://img94.imageshack.us/i/perspectiva.gif/

http://img692.imageshack.us/i/final.gif/

 

OBS : Não considerem a medida nas fotos , foi feito a montagem da caixa diferente , mais a simulaçao estao correta , e é de acordo com a simulação no bass box que será a configuração da caixa . Ela ficaria mais ou menos igual as fotos .

 

Não intendo muito sobre sintonia da caixa e f3. To projetando uma caixa no intuito

de obter o melhor rendimento possivel para meus falantes.

 

Estou totalmente aberto para sugestões , pois só vou conseguir montar essa caixa com

a ajuda de vocês , dando suas opiniões.

Editado por USAC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UP !

Editado por USAC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:+1 Editado por USAC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz cara, não manjo nd de bassbox ainda, baixei o programa mas não brinquei com ele ainda.

 

Bom, acho q vc sabe q também tenho Tornado 15" 1100, e tb não estou mto satisfeito com minha caixa dutadinha... mas estou com um projeto de manifold, crédito para o Wendell que me passou, que promete melhorar bastante o resultado, mais subgrave e muito mais SPL, mas não estou com o projeto aqui em casa, está no trampo, posso te passar amanha caso queira arriscar.

 

Ja adianto que ainda não testei na pratica, o Wendell tb não, então caso queira arriscar blz, mas não nos culpe depois se não ficar como queria, blz...

 

Passa as medidas maximas que pode montar a caixa (altura, largura, profundidade inferior e superior) e se pode ser quadrada pq manifold trapezoidal é meio embaçado. Passa as medidas e eu ajusto amanha com os valores do projeto que tenho lah e te passo.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Putz cara, não manjo nd de bassbox ainda, baixei o programa mas não brinquei com ele ainda.

 

Bom, acho q vc sabe q também tenho Tornado 15" 1100, e tb não estou mto satisfeito com minha caixa dutadinha... mas estou com um projeto de manifold, crédito para o Wendell que me passou, que promete melhorar bastante o resultado, mais subgrave e muito mais SPL, mas não estou com o projeto aqui em casa, está no trampo, posso te passar amanha caso queira arriscar.

 

Ja adianto que ainda não testei na pratica, o Wendell tb não, então caso queira arriscar blz, mas não nos culpe depois se não ficar como queria, blz...

 

Passa as medidas maximas que pode montar a caixa (altura, largura, profundidade inferior e superior) e se pode ser quadrada pq manifold trapezoidal é meio embaçado. Passa as medidas e eu ajusto amanha com os valores do projeto que tenho lah e te passo.

 

Abraços.

 

nossa cara seria otimo , pode fica tranquilo , eu vou trabalhar muito antes de montar a caixa , quem sabe eu aprenda mais sobre essa caixa e possa ajudar voces tambem , to com o bass box 6 aki e o sketchup , vou ir simulando e vendo como eu vou ajustando , ae agente pode abri um topico sobre esse assunto e juntos podemos desenvolver essa caixa no tamanho ideal pra gente pode desfrutar legal dos nossos tornados .

 

me passa o projeto entao se possivel

a respeito do espaço vai ser na caçamba de uma saveiro g3 , a altura maxima que eu tenho dela é 40cm , largura e profundidade livre para qualquer medida .

ae kra vlww mesmo , voce nem sabe como isso vai me ajudar . Quero faze um projeto de caixa muitoooo loko , pra deixa os tornados monstros , quero ve quem vai fala q tornado de 15 nao presta rsrs .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

'USAC'

... vou projetar 1 caixa para os 2, estou apenas simulando com 1 caixa para 1 falante.

os falantes são 2 tornados de 15 1.100rms ,

sua resposta é de 38 a 1.500hz , e 92,5db ...

... Não intendo muito sobre sintonia da caixa e f3. To projetando uma caixa no intuito

de obter o melhor rendimento possivel para meus falantes.

... Estou totalmente aberto para sugestões , pois só vou conseguir montar essa caixa com

a ajuda de vocês , dando suas opiniões.

Você pretende fazer uma caixa para dois Tornados 1100W certo ???

Você já fez a caixa ???

Você pretende tirar o máximo de rendimento dos Alto Falantes é isso ???

 

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acompanhando!! tbm to com 2 tornados 1100 aki pra montar em um gol G4 só que ainda estou com duvida na caixa pra eles... vou usar o som pra bater porradão pra fora!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

'USAC'

Qual a diferença de uma caixa com sintonia em 57hz e f3 de 46hz com pico maximo

de 6db em 103hz . caixa 99litros com 2 dutos de 4x11cm ( essa é minha caixa atual .

 

Para uma caixa com sintonia em 46hz e f3 de 39,6hz com pico maximo de 4,5db em 103hz

caixa com 90 litros e 2 dutos de 4x15cm ( proposta da selenium )

 

E uma caixa com sintonia em 38,6hz e f3 em 37,5hz com pico maximo de 3,9db em 103hz

caixa com 91,5 litros e 3 dutos de 4x44cm ( proposta da P.O.W.E.R.x )

 

Essa resposta ficaria uma boa caixa ?

 

Não intendo muito sobre sintonia da caixa e f3. To projetando uma caixa no intuito

de obter o melhor rendimento possivel para meus falantes.

 

Estou totalmente aberto para sugestões , pois só vou conseguir montar essa caixa com

a ajuda de vocês , dando suas opiniões.

 

USAC !!!

Porque uma sintonia tão baixa para som externo ???

Assim o grave nem vai aparecer !!!

Usando o Subsônico em 40Hz as três caixas vão ter controle de excurção !!!

Agora quanto ao rendimento a primeira caixa vai ter um pouco mais de rendimento que as demais ela e a segunda tem resultados muito prõximos, já a terceira ... esquece ... daria para sub woofer de porta malas !!!

A terceira caixa chega a jogar a impedância para baixo dos 4ohms numa frequencia de 40Hz ... muita energia no lugar errado !!!

Na primeira a velocidade do ar no duto da caixa esta muito alta modifique o duto para 3 x 4" x 20cm ai a velocidade vai para 150Km/h !!!

Quebre as quinas internas da caixa e arredonde as bordas do duto !!!

Agora se você gosta de ouvir Funk vamos ter que aumentar a sintonia dela !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
'USAC'

... vou projetar 1 caixa para os 2, estou apenas simulando com 1 caixa para 1 falante.

os falantes são 2 tornados de 15 1.100rms ,

sua resposta é de 38 a 1.500hz , e 92,5db ...

... Não intendo muito sobre sintonia da caixa e f3. To projetando uma caixa no intuito

de obter o melhor rendimento possivel para meus falantes.

... Estou totalmente aberto para sugestões , pois só vou conseguir montar essa caixa com

a ajuda de vocês , dando suas opiniões.

Você pretende fazer uma caixa para dois Tornados 1100W certo ???

Você já fez a caixa ???

Você pretende tirar o máximo de rendimento dos Alto Falantes é isso ???

 

Abraço !!!

João Otávio

 

é isso mesmo , quero fazer uma caixa para os 2 tornados e tirasr o melhor rendimento possivel dele

aproveitando esse assunto , nao sei se vai ajudar na sua ideia , mais tem a caixa manifold que andei olhando e achei interessante , dizem ficar mto melhor que as dutadas .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
'USAC'

Qual a diferença de uma caixa com sintonia em 57hz e f3 de 46hz com pico maximo

de 6db em 103hz . caixa 99litros com 2 dutos de 4x11cm ( essa é minha caixa atual .

 

Para uma caixa com sintonia em 46hz e f3 de 39,6hz com pico maximo de 4,5db em 103hz

caixa com 90 litros e 2 dutos de 4x15cm ( proposta da selenium )

 

E uma caixa com sintonia em 38,6hz e f3 em 37,5hz com pico maximo de 3,9db em 103hz

caixa com 91,5 litros e 3 dutos de 4x44cm ( proposta da P.O.W.E.R.x )

 

Essa resposta ficaria uma boa caixa ?

 

Não intendo muito sobre sintonia da caixa e f3. To projetando uma caixa no intuito

de obter o melhor rendimento possivel para meus falantes.

 

Estou totalmente aberto para sugestões , pois só vou conseguir montar essa caixa com

a ajuda de vocês , dando suas opiniões.

 

USAC !!!

Porque uma sintonia tão baixa para som externo ???

Assim o grave nem vai aparecer !!!

Usando o Subsônico em 40Hz as três caixas vão ter controle de excurção !!!

Agora quanto ao rendimento a primeira caixa vai ter um pouco mais de rendimento que as demais ela e a segunda tem resultados muito prõximos, já a terceira ... esquece ... daria para sub woofer de porta malas !!!

A terceira caixa chega a jogar a impedância para baixo dos 4ohms numa frequencia de 40Hz ... muita energia no lugar errado !!!

Na primeira a velocidade do ar no duto da caixa esta muito alta modifique o duto para 3 x 4" x 20cm ai a velocidade vai para 150Km/h !!!

Quebre as quinas internas da caixa e arredonde as bordas do duto !!!

Agora se você gosta de ouvir Funk vamos ter que aumentar a sintonia dela !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

 

certo , os cantos delas ja estao matados , e os dutos tambem arredondados , e corrigindo a primeira caixa é 69litros e nao 99 . No caso eu gosto de ouvir sertanejo , psy e agora pro carnavalzao um axé . funk nao curto é dificl eu ouvir .

 

Eu simulei com frequencias mais baixas porque o tornado nao tem muita pancada , bom pelo menos ainda nao vi nenhum dando pancada . ele é um woofer misto , parece que toca tudo mais nao tem nenhum resposta agressiva a alguma certa frequencia . é como se fosse um flat . por isso nao estou satisfeito com minha caixa e to começando a achar que o altofalante tambem nao ajuda .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
acompanhando!! tbm to com 2 tornados 1100 aki pra montar em um gol G4 só que ainda estou com duvida na caixa pra eles... vou usar o som pra bater porradão pra fora!!

 

 

é oque eu estou buscando som pra fora

no meu caso é uma saveiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GALERA DEFINI QUAL VAI SER O TIPO DE CAIXA QUE VOU USAR

VAI SER UMA MANIFOLD , BOM AGORA QUE JA TENHO A BASE , VOU TRABALHAR EM CIMA DO PROJETO

SE ALGUEM MANJAR DE MANIFOLD AJUDA SERA MUITO BEM VINDA , PRECISO DE ALGUM PROGRAMA PRA SIMULA UMA CAIXA ASSIM , SE NAO PRA MONTAR VOU ESTAR DANDO UM TIRO NO ESCURO . CONTO COM VOCÊS .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

'USAC'

GALERA DEFINI QUAL VAI SER O TIPO DE CAIXA QUE VOU USAR

VAI SER UMA MANIFOLD , BOM AGORA QUE JA TENHO A BASE , VOU TRABALHAR EM CIMA DO PROJETO

SE ALGUEM MANJAR DE MANIFOLD AJUDA SERA MUITO BEM VINDA , PRECISO DE ALGUM PROGRAMA PRA SIMULA UMA CAIXA ASSIM , SE NAO PRA MONTAR VOU ESTAR DANDO UM TIRO NO ESCURO . CONTO COM VOCÊS .

Manifold seria aquela com os Alto Falantes um de frente para o outro tipo Band Pass ???

Estou perguntando porquê ja vi vários modelos de caixas sendo chamados de Manifould !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
'USAC'

GALERA DEFINI QUAL VAI SER O TIPO DE CAIXA QUE VOU USAR

VAI SER UMA MANIFOLD , BOM AGORA QUE JA TENHO A BASE , VOU TRABALHAR EM CIMA DO PROJETO

SE ALGUEM MANJAR DE MANIFOLD AJUDA SERA MUITO BEM VINDA , PRECISO DE ALGUM PROGRAMA PRA SIMULA UMA CAIXA ASSIM , SE NAO PRA MONTAR VOU ESTAR DANDO UM TIRO NO ESCURO . CONTO COM VOCÊS .

Manifold seria aquela com os Alto Falantes um de frente para o outro tipo Band Pass ???

Estou perguntando porquê ja vi vários modelos de caixas sendo chamados de Manifould !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

 

é essa daqui cara , soh que os falantes ficam dentro mesmo , nao igual ta na foto um com ima pra fora e outro nao

isso o cara fez pra economiza espaço , eu vou usar ambos com ima pra dentro

http://a.imagehost.org/0050/Golzinho_tico.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu faria uma caixa mais mista, volume interno líquido de 75 a 80L, manteria a sintonia em 57Hz ou no mínimo 55Hz e cortaria o subsônico em 50Hz ou até mesmo em 63Hz dependendo da utilização.

Pra utilizar como som externo a sintonia não deve ser muito baixa, perde-se rendimento, ganha-se em subgrave com porta malas fechado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, eu faria uma caixa mais mista, volume interno líquido de 75 a 80L, manteria a sintonia em 57Hz ou no mínimo 55Hz e cortaria o subsônico em 50Hz ou até mesmo em 63Hz dependendo da utilização.

Pra utilizar como som externo a sintonia não deve ser muito baixa, perde-se rendimento, ganha-se em subgrave com porta malas fechado.

 

entao cara se eu tivesse um woofer mesmo daria pra fazer isso sim , é que no meu caso os tornados sao mais mistos , eu fazer uma caixa com uma sintonia muito alta quebraria sua finalidade , o tornado tem um grave gostoso de ouvi , ja em batidas secas ele nao vai muito bem , e pretendo futuramente colocar medio grave , aí essas frequencias mais altas eu poderia ta deixando por conta dos medios graves . Pra te fala a verdade eu nunca ouvi pessaolmente a manifold tocando , mais pelo que todos falaram dela , e pelos videos que eu vi , deu pra sentir que realmente ela toca mais que caixa dutada

converssei com o kra da sigma ele me disse que ja fez varias caixaas para tornados de 15 e realmente fica forte o som .

No caso caixa dutada eu tenho uma aqui com 69 litros liquido , aí com 2 dutos de 10x11 cada camara , a sintonia ta em torno de 56hz e mesmo assim da um subgrave rasoavel e tenho altas em 90 a 100hz , Particularmente nao gostei .

To pensando em arriscar mesmo com a manifold . Voce ja ouviu uma tocando pessoalmente ? oque achou ? da uma detalhada pra mim do tipo de som que ela reproduz .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim não utilize a sintonia da caixa muito baixa em som externo, se optar por dutada deixe uma sintonia em torno de 50Hz então.

Tinha instalado em meu carro dois Live 15", que também é voltado pra grave, e a sintonia que mais agrada é em torno de 55 a 57Hz.

 

Quanto as manifold, nunca houvi, não posso opinar. Acredito que seja melhor sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mesmo assim não utilize a sintonia da caixa muito baixa em som externo, se optar por dutada deixe uma sintonia em torno de 50Hz então.

Tinha instalado em meu carro dois Live 15", que também é voltado pra grave, e a sintonia que mais agrada é em torno de 55 a 57Hz.

 

Quanto as manifold, nunca houvi, não posso opinar. Acredito que seja melhor sim.

 

é realmente sim , tem q ser mais alta a frequencia , muito subgrave nao fica legal pra som externo , nao joga longe , eu acabo perdendo a finalidade de woofer , eu vou ver uma sintonia legal pra essa caixa , vou tentar fazer uma caixa que tenha melhor rendimento possivel , kero da pau nesses kras que falam q tornado nao presta rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é realmente sim , tem q ser mais alta a frequencia , muito subgrave nao fica legal pra som externo , nao joga longe , eu acabo perdendo a finalidade de woofer , eu vou ver uma sintonia legal pra essa caixa , vou tentar fazer uma caixa que tenha melhor rendimento possivel , kero da pau nesses kras que falam q tornado nao presta rsrs

 

 

a caixa que obtive melhor rendimento em dutada para tornado de 15, ainda não testei em manifold, breve farei isto, foi:

 

60L brutos e 55hz de sintonia

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iaii amigo USAC! Tá bão?!

 

Eu nunca ví o Som dos Tornados em Caixas com tão pouka Litragem como

essas que vcs citam aí.. 60.. 69 litros... Não fica um Grave muito Seco não? Akelas Pancadas Rápidas?!

 

Aki na loja, monto com 90 à 100 Litros.. Sempre Retangular, traseira reta.. Inclinada perde rendimento..

Recentemente montei uma pra Parati G2, com 100litros, 2 dutos 4" por 16cm.. Tocando com um Sd2300.. O Gravão de SUB

dentro do carro lembra até o Extreme.. Pra fora ela perde um pouko pra uma de 90 Litros, mas o Grave é bem mais Macio!

 

A mh Ipanema, tem 2 de 15" e 2 de 18"..

As de 15" tão com 94litros, 2 dutos 4" por 10cm..

As de 18" tão com 135litros, 2 dutos 4" por 10cm.. "EDIT: 3 Dutos 4" por 10cm.. hehehehe"

 

Fiquei intrigado com essas Caixas de 60 e poucos litros que vcs Usam!

Queria ouvir como é! hehehehe...

 

Acompanhando aki, pq esse "negócio" de Litragem muito me interessa!

 

Abraços à Todos! :legal: :legal: :legal:

Editado por EkkiP CAR [aNderson]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

USAC, apenas para lembrar, o projeto que lhe passei ainda não foi testado, então não sei se irá superar suas expectativas...

 

Mas é um risco que também vou correr, só não fiz minha caixa ainda pq o marceneiro que fará o trampo viajou neste feriado. Mas fds q vem vamos dar inicio.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que ando lendo, as caixa com menor litragem tem mais SPL e menos subgrave. Com as caixas manifold tem-se alto SPL e ótimo subgrave, além de controle de cone e outros benefícios.

 

Também ancioso para ver (ouvir) como fica os Tornados nas Manifolds...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom eu n intendo nada desse lance de fhz mas eu tenho 2 tornados 1100 em meu celta que ja levou varios outros sons..

eu usava caixa com 65 litro brutos p/ cada falante e o grave batia forte no peito..

com aqueles dutos retangulares de 10x10 com 30-31 cm de distancia da bob da parede trazeira da caixa..

toco mto show cara.. gravao forte msm..

uso os cortes do player sub (axo que é isso) 63hz e o hpf 125hz ligado na saida REAR do player e o cross ligado na saida mid começa no flat cortando no 1200hz axo que eh isso msm

ganho +- 70% da potencia..

olha o grave é mto forte msm...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bom eu n intendo nada desse lance de fhz mas eu tenho 2 tornados 1100 em meu celta que ja levou varios outros sons..

eu usava caixa com 65 litro brutos p/ cada falante e o grave batia forte no peito..

com aqueles dutos retangulares de 10x10 com 30-31 cm de distancia da bob da parede trazeira da caixa..

toco mto show cara.. gravao forte msm..

uso os cortes do player sub (axo que é isso) 63hz e o hpf 125hz ligado na saida REAR do player e o cross ligado na saida mid começa no flat cortando no 1200hz axo que eh isso msm

ganho +- 70% da potencia..

olha o grave é mto forte msm...

 

 

Cara, isso é regulagem de pancadão hehehehehe

Meus Tornados estão numa caixa com 80 lts por câmara e sintonia de 52 hz, hpf 50hz do player (flat), subsonico 45 hz e lpf +/- 150 hz. É gravão com muuuuito subgrave, de tremer tudo.

 

Verifica se é isso mesmo :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...