Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
defaveri

Review Soundigital SD2500.1D

Recommended Posts

Estamos de volta pra postar mais um review, e esse me parece ser bem esperado por alguns. Como todos sabem, as impressões postadas e opiniões são apenas para que os frequentadores possam tirar alguma conclusão própria, seja boa ou ruim.

 

IMPORTANTE: Eu espero sinceramente não ver problemas nesse review com comparações, pois não é feito para isso. Cada um tire suas próprias conclusões e lógico, opinem a vontade com referencia ao produto mencionado. O forum é livre para opinar, mas não acho interessante discussões sem fundamento, portanto vamos aproveitar ao máximo o material que temos. Fiquem a vontade para perguntar ou questionar, pois estamos aqui para compartilhar nossos conhecimentos.

 

Vamos lá...

 

Especificações:

- Versões em 2 e 4 ohms.

- 2500WRMS @ 12,6V

- FA (damping factor) = 100 @ 2 ohms e 200 @ 4 ohms

- Freqüência de operação = 20Hz a 15 KHz

- Filtro subsônico variável de 20 à 80Hz

- Sensibilidade de entrada = 0,5V - 4V

 

- Todas as proteções têm indicações diferentes.

- Proteção por sub-tensão da bateria em 8 volts

- Proteção por sobre-tensão da bateria em 16 volts

- Proteção por sub-tensão de saída da fonte < 40 volts

- Proteção por curto na saída

- Proteção por temperatura

 

- Amplificador totalmente microcontrolado

- Led de indicação de cliping

- Conectores de alta corrente na entrada e na saída

- Conector RCA banhado

- Soft-Start e Soft-Stop 100% eficientes

- Baixíssimo ruído de saída (sincronização fonte/amplificador)

 

Pra começar, analisei a embalagem, e não gostei. O ampli vem numa caixa sem proteções, apenas um plástico bolha, que pra quem compra via net pode ter problemas no transporte. Esse é um pecado fácil de se corrigir, e valoriza o produto.

 

dscn1171u.th.jpg

 

 

Outro erro foi o manual recebido. Veio o do modelo SD3000.1D em uma folha fotocopiada. As especificaçoes sao diferentes, portanto é um erro bobo.

 

dscn1172a.th.jpg

 

 

Ao tirar o plastico bolha, encontramos o que queremos. Um amplificador bem acabado, pintura diferenciada, muito interessante aliás, com o logotipo da fabrica bem grande estampada na frente como na linha que o pessoal já conhece. Logo ao lado estão dispostos os LED´s de status de funcionamento, (POWER - azul * CLIP - amarelo * PROT - vermelho).

 

dscn1174i.th.jpg

 

 

Aqui os brutos conectores de alimentação. Necessário duas chaves diferentes para apertar os parafusos e o conector é todo isolado por uma capa acrílica, evitando acidentes de percurso. Nas laterais, os dois ventiladores usados para refrigeração, que só entram em ação se houver necessidade, que acho isso um detalhe que aprovo 100%.

 

dscn1175w.th.jpg

 

 

Aqui o outro lado com a saída para falante, entrada de linha RCA e controles de ganho e crossover. Conectores RCA são dourados. Os parafusos da saída são menores, mas a qualidade é a mesma dos conectores de entrada, e com saída dupla, no caso de muitos falantes pode-se dividir os cabos.

 

dscn1176n.th.jpg

 

 

Continua......

Editado por defaveri
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

continuando.....

 

Aqui mais detalhes dos controles de cross e input.

 

dscn1179e.th.jpg

 

 

É hora de conhecermos um pouco do seu interior.. Aqui temos a primeira vista da placa, que apresenta uma organização muito interessante. Componentes divididos em áreas sem aquela bagunça de cabos e componentes tortos. A impressão é muito boa no primeiro momento.. componentes de qualidade tomam conta da construção. A carcaça que é bonita por fora realmente é bem parruda e boa condição de dissipaçao.

 

dscn1180d.th.jpg

 

 

Apesar da grande potência, o amplificador é pequeno seguindo a linha dos digitais "pequenos e robustos". No centro da placa tem um furo para cooler que provavelmente seja para outro modelo. Toroidais grandes e banco de capacitores para ajudar a manter estável a tensão.

 

dscn1181t.th.jpg

 

 

A fonte se apresenta com os FETs IRF1404 de alta corrente pra suprir a alta potencia. Esse componente é muito forte e está presente nos amplis que realmente tem grande potencia.

 

dscn1183c.th.jpg

 

 

Os componentes da saída são mais uma parte fundamental para que o amplificador apresente potencia e estabilidade. A Soundigital optou pelo FP90N20D, de 90A cada em 4 unidades, trabalha bem folgado...

 

dscn1187l.th.jpg

 

 

continua..........

Editado por defaveri

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

continuando.....

 

O banco de capacitores citado antes visto em detalhe leva 4 capacitores de 2200uF. Isso ajuda muito a suprir as necessidades da fonte se manter estável. A fonte aliás, me parece ter sido a maior preocupação do fabricante, e isso é fundamental para se ter o resultado que se espera quando se fala em amplificador top de linha. Fonte forte = amplificador estavel. Finalmente a gente tem a tão falada PWM em funcionamento que pode ser melhor explicada pelo próprio pessoal da SD.

 

dscn1184v.th.jpg

 

 

Posso resumir que a engenharia produziu uma placa para não ter problemas de queima de componentes por fadiga ou aquecimento. Aliás, aquecimento mesmo eu não encontrei, mesmo durante bastante tempo de uso. As trilhas são fortes e largas, e os componentes em geral são de fabricantes confiáveis. Ponto positivo que acho fundamental na fabricação de produtos eletrônicos. Nessa foto vê-se os ventiladores bem posicionados..

 

dscn1185b.th.jpg

 

 

É hora de avaliar o seu funcionamento em termos de áudio e proteções.

 

O primeiro ponto que notei foi na hora de começar os ajustes de cross e ganho é que me surpreendi com um problema. Não entendia a resposta dos ajustes que fazia, e não conseguia fazer render como eu queria. Graças a ideia de um amigo e testes com gerador de frequencia, percebi depois de um tempo um erro notável. O silk onde mostra LP e HP tem um erro e estão invertidos. Isso me confundiu muito, pq nao entendia pq o amplificador não respondia nem o subsonico nem o low pass. Após entender que há um erro de impressão na plaquinha consegui fazer os ajustes do jeito que eu queria. Esse erro não me agradou e pontuo como negativo.

 

Pra compensar o erro, a potência aplicada nos subs realmente é muito forte. Fiquei bem empolgado com isso, e sei que se sairá muito bem com muitos falantes. Dá até medo quando vc vê os subs tocando sabendo que vc não tá nem na metade do volume. Muito legal isso.. parece que cumpre o que promete.

 

O mito de que SD "nao desce" pra mim foi resolvido, e se voce tiver uma caixa que responda as subfrequencias verá que realmente o ampli responde muito bem. A pegada do grave é muito boa, me deixou com nó na garganta nos momentos de pico. O subsonico funciona muito bem e é preciso. O LPF não foi dos melhores na minha opinião, mas é funcional. Usei diversas frequencias da gama de subgrave e minha analise foi de uma resposta plana e bem equilibrada, e se sai bem tanto em trio quanto em SPL.

 

O consumo é baixo, o que ajuda a manter a tensao estavel, mas ainda não é o mais econômico que vi. O clip ajuda muito no ajuste do ganho e o controle de cone é mesmo um dos pontos positivos da SD. O subsonico realmente permite vc aplicar mais potencia nos seus falantes e acaba por ter uma resposta melhor da fonte.

 

Quando se fala em qualidade abre-se uma discussão no quesito do subsonico. A maioria sabe que frequencias abaixo de 30hz sao dificeis de reproduzir em caixas acusticas e abaixo de 20hz não temos sensibilidade pra escutar, mas o que leva a necessidade de te-las no sistema é o que vc consegue sentir com o deslocamento de ar que elas provocam, que é o grave que se sente e não se ouve. Por isso alguns não aprovam o uso de subsonico. O fato é que isso ajuda, e muito, na aplicação de mais potencia nos falantes.

 

No teste de proteção, não consegui armar por temperatura, pois é muito dificil esse modelo aquecer no seu limite usando com musica. No teste de curto-circuito reagiu bem rápido e na subtensão não falhou nenhuma vez. Com impedância baixa só arma mesmo com volumes mais altos, o que está dentro do normal.

 

Pontos Positivos:

Modulo robusto, pintura diferenciada e resistente, potência incrível.

Desempenho muito bom, usando bateria Impact de 90A + alternador 90A.

Baixíssimo aquecimento e consumo. Pequena variação de voltagem.

Sistema de proteção altamente eficiente.

Subsonico muito preciso.

 

Pontos Negativos:

O maior pra mim foi o erro na marcação do crossover. Espero que seja corrigido o mais breve.

Falta de fusivel de proteção.

Manual veio de outro modelo numa folha A4 dobrada, e uma simples xerox, merecia algo melhor.

Assim como o manual, a embalagem é fraca, e repito que o ampli merecia algo melhor.

 

No geral, o amplificador é excelente e assume um papel importante pra quem quer som forte com boa pegada e boa resposta. A minha conclusão é que temos um amplificador nacional muito evoluido com qualidade acima das expectativas. Este modelo é uma opção excelente pra quem quer ocupar pouco espaço e quer alimentar muitos falantes.

 

Site do fabricante: www.soundigital.com.br

 

Espero que todos tenham gostado do review e assim que possivel posto um video pois não deu tempo.

 

Um grande abraço a todos!

 

Leo

Editado por defaveri

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exelenti topico ^^

 

 

posibilita chanse de ver de perto o amp...

 

parabens ^^

 

 

 

tem planos pra teste de potencia?

 

 

abraço^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O estranho foi o 1º teste sem saber da troca de "hp" por "lp" ehhehehe... Ainda bem que eu e o leo conversamos antes do post.

 

Bom. Fora o grotesco erro de lp por hp e visse versa, e o manual que veio errado. mostra aos responsaveis pela area de verificaçao e controle de qualidade que o trabalho nao esta sendo bem feito, tem que ser mais atencioso com isso. A embalagem tambem tem que dar uma melhorada.

 

Concordo com tudo que o leo disse, bons componentes e placa bem "arrumada". Fiquei curioso com aquele lugar pro cooler. O que iria ali ?

 

Fora isso tudo. O amp eh bem cavalao de forte.

 

MUITO OBRIGADO por mais um review bem feito e sem puxar o tapete de ninguem. Feito com total profissionalismo.

Parabens. belissimo trabalho leo

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

.

Editado por Danillo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta é a placa do Sd3000 (pelo menos do antigo é)... o que iria no lugar pro cooler?? um cooler.. sd3000 (antigo) vem com cooler ali.. sd 1800 tambem tem lugar pra cooler.. mas nao vem..

 

nao vejo nada de errado com a embalagem em si.. somente poderia ser melhorado a "acomodaçao" do amp dentro da mesma.. isopor nao vai adiantar muito a nao ser que seja muito forte e grande.. o que iria aumentar o tamanho da embalagem e consequentemente o valor do frete...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal o review acomanpanho tb

 

Habilitar notificações de respostas por email:ON

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como já disse, ÓTIMO review!

 

:rever1:

 

Parabens! Muito bom o review como sempre!

 

abraçoo

[]-[]

Editado por corsa212

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só faltou potência :vts (o teste!)

 

Muito legal o review, mostrando os pontos positivos e negativos... Gostei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz, só outros detalhezinhos, ali vc colocou resposta de frequencia até 3khz... não seria até 15khz ?

 

E no manual diz que o low-pass é de 50hz-15khz porém ali na foto ta marcando 20hz... ele começa a atuar em 20hz ou 50hz na verdade ?

 

Edit: no manual fala que é de 50hz-15khz naquela tabela, mais lá em baixo no item 5 fala que é de 80hz-15khz... to mais confuso ainda agora... qual é o certo ?

Editado por FanatiC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

otimo review em, ja tinham postado umas fotos do interior do SD3000 e realmente é parecido mesmo...

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Blz, só outros detalhezinhos, ali vc colocou resposta de frequencia até 3khz... não seria até 15khz ?

 

E no manual diz que o low-pass é de 50hz-15khz porém ali marca 20hz... ele começa a atuar em 20hz ou 50hz na verdade ?

 

Corrigido o erro. Os dados colhi do site somcuritiba e nao conferi com os do site. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alo galera.. Muito obrigado pelos comentarios e opinioes. Que bom que foi util!

 

Abraços a todos e fiquem a vontade para postar.

 

 

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa meu brother... se precisar de alguma coisa... só vir aqui em Caxias q tenho algumas... heheheh...

 

Abçs,

 

Rapha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...