Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

[PROJETO] Sub Graves Extremos com 1 de 10"

Recommended Posts

Como é que vcs vão ???

 

Bom , eu atualmente estou com um Trio de Pqno Porte no carro ... coisa simples , aqui tem o tópico do sonzinho : http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=130396 .

 

Mas o problema é que PESA no meu carro , com o trio na mala , ele faz 7,5 Km com 1 litro ! Sem o trio tá fazendo 10 Km com 1 litro !

 

Então , resolvi fazer uma caixa pra 1 de 10" que pese no máximo 30kg totais !!! Ae me veio a idéia de uma LT (linha de transmissão ...

 

O que é uma LT ???

 

A Grosso Módulo é um TUBO , sintonizado no FS do falante em cima de 1/4 de onda ... e pra se chegar nesse tamanho de Tubo , vc tem que calcular da seguinte forma :

 

(344/Fs)/4 OU (344/Fsx4)

 

onde : 344 é a velocidade do som

FS é o FS do falante

4 é a divisão pra se chegar em 1/4 de onda !

 

O diâmetro do TUBO , vc calcula de acordo com o SD do falante ... Por ex. , para um falante com SD de 0.338 cm² , o tudo pode ter o diâmetro de 26x13 cm !

 

Existem várias Formas de se projetar o SD da Linha de uma LT , tem gente que faz com 2 SD (multiplica o SD do falante por 2) no começo , e termina a linha com 1 SD , tem gente que faz a LT com 1 SD constante (meu CASO) , ae vai da sua escolha .

o que muda é o controle de Cone ... Eu como vou usar 1 T2.5K no meu UXP (sei , é muita coisa) , preferi deixar ele mais controladinhu o cone !!!

 

e ae vem a parte CHATA desta caixa ... que é AFINAL ela , normalmente se afina ela com lã acrilica , mas ae que mora o segredo ... Ninguém nunca explica como se faz essa afinação , primeiro pq não existe REGRA e segundo pq cada caso , é um caso !!!

Pelo que já testei (estudo essa caixa uns 2 anos já) , quanto mais lã vc coloca no meio da linha , mais se controla o cone , e menos desce , quanto menos lã , mais ele desce , e mais ele excursiona !!! Então vc tem que RALAR pra afinar um LT !!!

P.S.: a Posição da lã dentro da linha tb MUDA MUITO a resposta da caixa !!!

 

Agora vcs me perguntam ... QUAL A VANTAGEM DESTA CAIXA ???

 

Bom , ela dá o melhor sub grave que se pode tirar de um falante , comparando com uma dutada normal (isso é minha opinião pessoal OK ???)

 

No caso o que mais me atrai nessa caixa , é o pico dela , que fica em cima do FS do falante OpO , no caso a minha , vai ter pico em torno de 40hz , e f3 em torno de 1 8º a baixo do FS OpO , então com sorte vou ter resposta BOA até uns 30hz rsrsrsrs !!! qual UXP de 10" vcs já escutaram tocando isso à -3 db ??? Eu nunca escutei !!!

 

 

 

Mais tem que se saber escolher o falante pra usar esse tipo de caixa ... mas são regras simples !

 

Fs não tão baixo , mais não tão alto ... coisa de 30hz está ótimo (pois se for pra baixo disso , a linha fica ENORME , e se for acima disso , uma dutada já toca melhor !!!

 

Xmax Grande ... coisa de 7mm já tá bem legal (pois se for menos que isso , vc vai estourar o falante com certeza)

 

BL considerável ... coisa de BL à baixo de 10 , nem pensar ... vai distorcer fácil !!!

 

Falante até no máximo 12" (pra uso em carro) ... pois se não precisa de uma Blaser pra usar rsrsrs

 

 

 

resumindo é isso , devo ter esquecido alguma coisa , mas até ai vai acertando conforme o tópico ... pois tem galera que manja desta caixa TB !!!

 

 

segui Fotos !

Editado por Guto de Almeida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha caixa está da seguinte forma :

 

Linha: 2 metros ( aproximadamente )

 

SD: 1 Sd Constante

 

Dimensões : 1.13 x 0.29 x 029 em metros !

 

 

 

OBS¹: está faltando as cantoneiras no desenho , para tirar as quinas vivas que geram canselamento de fase , vou usar cano de PVC de 4" cotado no meio no cantos ... presos com parafuso e massa plástica !

 

 

 

ltbravoxuxp1001.jpg

 

ltbravoxuxp1002.jpg

 

ltbravoxuxp1003.jpg

 

ltbravoxuxp1004.jpg

 

ltbravoxuxp1005.jpg

 

ltbravoxuxp1006.jpg

 

 

OBS²: A caixa é TOTALMENTE fechada , eu deixei umas partes abertas no desenho , para vcs verem a linha como é ... A primeira imagem mostra como vai ser a caixa vista de frente sem o falante !!! de resto vai ser TODA fechada !

Editado por Guto de Almeida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae uma coisa Meio OFF !

 

Estava discutindo o projeto com um amigo meu , o Renan Lopez da Selenium , e ele pediu pra eu postar um "projetinhu" que ele vai fazer na casa dele com uma caixa W-HORN com 1 de 15" rsrsrsrs em forma de SOFÁ !!!

 

segui umas fotos , e depois ele disse que vai passar aqui pra explicar o projeto !!!

 

ogaaapl6byicyygpupa7jer.jpg

 

ogaaamuwsjakekpwrkvk7n0.jpg

 

ogaaapallgo5ychk7antogu.jpg

 

ogaaajdk8i2gwfg2dsdcgkz.jpg

 

ogaaachafnyhxdqi57a4aqh.jpg

 

 

 

 

Absurdo né ??? rsrsrs ele diz que o F3 é em Torno de 31hz rsrsrs !!! o falante utilizado vai ser um WPU1509

Editado por Guto de Almeida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LT com sub de 10"... IT FUCKING ROCKS!

 

 

vai fundo Guto! lhe desejo mta sorte e PACIENCIA pra esse projeto!

 

fazer a caixa descer é fácil, o duro é acertar na lã! vc vai sofrer um bocado até acertar!

 

uma coisa te garanto... vc não vai querer ouvir outra caixa depois da LT! opde ter certeza disso! toca qualquer coisa bem, desce muito, sobe bem, o grave é solto, da impressão que todas as caixas q vc ouviu eram amarradas!

 

o SPL é baixo (-3dB em relação a selada) mas o decaimento tbem é bem menor (3dB/8ª)... ou seja, MUUUUUITA extensão!

 

EDIT: kafuzão: manta/lã

Editado por SubSonic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LT com sub de 10"... IT FUCKING ROCKS!

 

 

vai fundo Guto! lhe desejo mta sorte e PACIENCIA pra esse projeto!

 

fazer a caixa descer é fácil, o duro é acertar na manta! vc vai sofrer um bocado até acertar!

 

uma coisa te garanto... vc não vai querer ouvir outra caixa depois da LT! opde ter certeza disso! toca qualquer coisa bem, desce muito, sobe bem, o grave é solto, da impressão que todas as caixas q vc ouviu eram amarradas!

 

o SPL é baixo (-3dB em relação a selada) mas o decaimento tbem é bem menor (3dB/8ª)... ou seja, MUUUUUITA extensão!

 

 

rsrsrs , pra escutar uns black no carro vai bem né subsonic ??? rsrsrsrs !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rachei com o sofá rsrs é so colocar umas esponjas e couro que fica um belo home.

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BASS HEAD COUCH!... ou seria um BASS ASS? uaheuhaeuheauhauhae

 

eu chamaria esse projeto de BASS BUTT... sem pestanejar! aheuhuaehuaehueahuaehea

 

eu já ví bass reflex, LT, selada, isobárica, e até manifold no sofá, mas W-horn é nova! hahahah

 

tem potencial, viu? os cabelinho da canela vão tudo balançar! pro guto é um prato cheio! o saco chega q quica no assento! uhaeuhaeuhaeueah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse tb outro verdadeiro balança saco! uhauhaua [""]

 

rachei com o sofá rsrs é so colocar umas esponjas e couro que fica um belo home.

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Minha caixa está da seguinte forma :

 

Linha: 2 metros ( aproximadamente )

 

SD: 1 Sd Constante

 

Dimensões : 1.13 x 0.29 x 029 em metros !

 

2m? sintonia em 43Hz, guto? o preenchimento extende um pouco, mas eu tentaria algo pra lá dos 2,5m! pra sintonizar perto dos 30Hz pra se ter resposta razoavel até 15Hz!

 

o preenchimento "estica" a linha virtualmente, mas eu prefiro ter uma linha "seca" longa pra trabalhar!

 

2 metros vai ficar legal, mas eu esticaria mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae uma coisa Meio OFF !

 

Estava discutindo o projeto com um amigo meu , o Renan Lopez da Selenium , e ele pediu pra eu postar um "projetinhu" que ele vai fazer na casa dele com uma caixa W-HORN com 1 de 15" rsrsrsrs em forma de SOFÁ !!!

 

segui umas fotos , e depois ele disse que vai passar aqui pra explicar o projeto !!!

 

ogaaapl6byicyygpupa7jer.jpg

 

ogaaamuwsjakekpwrkvk7n0.jpg

 

ogaaapallgo5ychk7antogu.jpg

 

ogaaajdk8i2gwfg2dsdcgkz.jpg

 

ogaaachafnyhxdqi57a4aqh.jpg

 

 

 

 

Absurdo né ??? rsrsrs ele diz que o F3 é em Torno de 31hz rsrsrs !!! o falante utilizado vai ser um WPU1509

 

 

Olá Foristas!

 

Venho estudando horn a um tempo e até que fim decidi iniciar um projeto.

Até então não tinha previsão de quando iria projetar uma corneta até o sub do meu home parar! Não teve outra.. decidi que iria substituí-lo por uma caixa corneta!

Mas tinha um outro problema... como convencer a mulher a colocar tamanho projeto dentro da minha sala?!

Eu usava para subgrave um WPU1809 (já numa vented box, dentro de uma sofá) + amplificador pessoal de 800Wrms, sei que é muita potência para uma sala, mas minha idéia era ter headroom sobrando a vontade e deslocar o mínimo possível do falante para eliminar as distorções geradas pela alta excursão. Decidi então construir uma corneta com esse falante, mas já viu o tamanho da criança né? Teria que ter uma sala só para ele!

Apesar da patroa gostar muito de som (acho que fui privilegiado), ela não curtiu a idéia de uma caixa com mais de 2mts de altura em na sala. Conversando com o Homero Sette ele me sugeriu então não contraria-la e construir essa corneta dentro do sofá! Tentei de toda maneira possível e não consegui enfiar um 18" com bons resultados, e por isso parti pro 15".

Após muitas tentativas cheguei no resultado das fotos que o Guto postou! Simulei com o 15SW5 (Extreme) e tive interessantes resultados, mas como já tinha o WPU1509 resolvi ficar com ele, principalmente pela sua elevada sensibilidade de 97db 1W/1m.

A principio o único resultado que tenho são os simulados, então não gostaria de publicá-los para não cometer equívocos. Mostrei o projeto pra grande amigo Carlos Correia (projetista de Cornetas e consultor Selenium) e ele disse que a caixa tem tudo para dar certo, era montar e testar!

Como infelismente não estava "folgado" de verba, iria esperar até o meio do ano para começar a construí-la, mas o Homero muito mais ansioso que eu, resolveu não esperar e pediu para construir a caixa! Ou seja, ela já está sendo cortada e assim que tiver retorno posto para vcs.

 

Mas já adianto que a caixa deve disparar com algo em torno de 109db e ter seu f3 em 31Hz. porém pretendo eliminar boa parte da sua área util para exigir melhores resultados em frequencias mais baixas.

Como a eficiência da mesma é muito alta e minha sala não exige tanta pressão, vou sacrificar dessa eficiencia pra ganhar em extensão, atenuando boa parte da sua energia em outras bandas e direcioná-las para a banda passante esperada por mim.

Espero os seguintes resultados, F3 em torno de 20Hz, sacrificando a sensibilidade inicial para algo em torno de 100db.

 

Assim que tiver maiores resposta posto para vcs!

 

OBS.: Isso é um projeto pessoal, não tem ligação nenhuma com a Selenium!

 

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo projeto Guto!!

 

Mas a Horn dentro de um "sofá" me deixou de queixo caído OpO

 

Renan se vc fizer mesmo esta caixa quero um tópico explicando detalhado como ficou, se possível claro.... quem sabe não rola um sofazinho deste aqui.......já pensaram jogando um Counter Strike!! Na hora de dar um tiro com uma sniper?? [¨] kkkkkk

 

 

Vou acompanhar de perto este projeto! Abçx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2m? sintonia em 43Hz, guto? o preenchimento extende um pouco, mas eu tentaria algo pra lá dos 2,5m! pra sintonizar perto dos 30Hz pra se ter resposta razoavel até 15Hz!

 

o preenchimento "estica" a linha virtualmente, mas eu prefiro ter uma linha "seca" longa pra trabalhar!

 

2 metros vai ficar legal, mas eu esticaria mais

 

 

c tá doido SubSonic , não mano rsrsrs INVIÁVEL !!! uhauahuahuah

 

eu estou aproveitando ao máximo o Funda da mala ... mais que isso é super desvantajoso pra mim rsrsrs

 

e outra ... esqueceu o ganho de cabine ??? e que meu carro é perua ??? rsrsrsrsrs isso vai descer Virado no ninja rsrsrs

 

o FS da cabine é Baixo pacas ... vai ajudar muito !!!

 

Vai ficar 2 metrinhos mesmo rsrsrs tá ótemo rsrsrs ! uahuahauhauha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pro guto é um prato cheio! o saco chega q quica no assento! uhaeuhaeuhaeueah

 

hahaha...

 

 

gutão... daqui a pouco eu volto pra dar uns pitacos ai.. e pedir umas opnioes.. claro....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
c tá doido SubSonic , não mano rsrsrs INVIÁVEL !!! uhauahuahuah

 

eu estou aproveitando ao máximo o Funda da mala ... mais que isso é super desvantajoso pra mim rsrsrs

 

e outra ... esqueceu o ganho de cabine ??? e que meu carro é perua ??? rsrsrsrsrs isso vai descer Virado no ninja rsrsrs

 

o FS da cabine é Baixo pacas ... vai ajudar muito !!!

 

Vai ficar 2 metrinhos mesmo rsrsrs tá ótemo rsrsrs ! uahuahauhauha

 

é... já é algo meio psicopata ficar trabalhando com uma caixa que certamente vai descer COM FORÇA até os 25Hz, e que vai tocar 30Hz sem esforço! hahahahha

 

PS: minha LT pra midbass 5" kenwood tem 2,15m de linha... mais preenchimento! :pirou: (caixa só testada... logo logo vai pro DIY concluida!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uahuahuahuaha

 

aqui em casa SubSonic , eu comprei um vez um par de FOSTEX de 4" Full range e coloquei em LT TORRE ... Bom . num preciso dizer , que não precisava de Sub pra ver TV né ??? rsrsrs em Filme ficou RUIM , faltava pegada , ams pra ver TV ??? po*** , Via MTV com GOSTO !!!

 

era animal ... mas tomava muito espaço e acabei comprando um kit 2.1 da EDIFIER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projeto muito bom Guto... vou acompanhar de perto...

Quanto ao projeto do Renan, deve ser bom na hora do "pega pra capar"... nem o cara nem a mulher precisam fazer nada... só colocar um black rolando q a galera se mexe toda... hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hauiauhaiuahiauhiuah

 

até onde vai a imaginação humana... muito bom. Vibration

 

Acompanhando.. muito bom o projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
uahuahuahuaha

 

aqui em casa SubSonic , eu comprei um vez um par de FOSTEX de 4" Full range e coloquei em LT TORRE ... Bom . num preciso dizer , que não precisava de Sub pra ver TV né ??? rsrsrs em Filme ficou RUIM , faltava pegada , ams pra ver TV ??? po*** , Via MTV com GOSTO !!!

 

era animal ... mas tomava muito espaço e acabei comprando um kit 2.1 da EDIFIER

os tais fostex ainda estão em sua posse? faz rolo neles?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
os tais fostex ainda estão em sua posse? faz rolo neles?

 

 

Vixi , foi embora faz tempo cara ... é aquele ETERNA mania do UPGRADE !!! (me arrependi de ter vendido)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahaha esse tópico tá ótimo, caixa balança saco, sofá treme-treme..

vou acompanhar, pq dar pitaco, falta conhecimento.. huaeuhae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Curti o sofá! Oo'

 

Você vai realmente usar 2,5 k no UXP, ou vai deixar o ganho beeeemmm baixinho? oO"

 

Pelo o que eu li dessa caixa, realmente vai ficar muito fo**! Boa sorte no preenchimento :vts

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo.. por dentro vai ser tipo uma bazuca, ou va arredondar somente nas "curvas"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gustavo.. por dentro vai ser tipo uma bazuca, ou va arredondar somente nas "curvas"?

 

 

o CORRETO MESMO Ernany , seria ser um TUBO mesmo ... como se fosse uma Bazuca com o fundo aberto ... Pois ae não teria onde ter reflexões de graves ... Mas pra ficar Prático ... fiz em forma de retângulo a linha ... e só vou arredondar mesmo as laterais onde se faz as curvas !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...