Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
defaveri

DIY Novo Ford KA - Fase final

Recommended Posts

Bem amigos do Autoforum,

 

Como prometido, estou montando o som de um Ford KA modelo novo e no processo estou fotografando os principais pontos. Espero que seja útil aos iniciantes e interessante aos amigos veteranos.

 

Segue:

 

O equipo é basico:

 

1 sub 307D2

1 ampli Booster BA-1804.4

1 Kit 2 vias Sony Explod (frente)

1 par de coaxiais Sony Explod (tras)

Unidade Pioneer DEH-8080BT

RCA´s Hurricane

Cabos e porta-fusivel adequados

 

snc00201.th.jpg

 

 

A vítima é este Kazinho.. coitadinho...

 

snc00202.th.jpg

 

 

O objetivo é instalar o som nesse porta-malas ocupando o mínimo de espaço possível... seria quase que fazer um milagre ne...

 

snc00203g.th.jpg

 

 

A caixa vai ser selada, ja que o som é só mesmo pra dentro e o volume será menor. Isso me dará espaço para aplicar o amplificador e ainda ter uma sobra pra carregar algum objeto.

 

Vamos seguindo......

 

[]´s

Leo

Editado por defaveri

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1o. Problema... Passar o cabo da bateria. A Ford nunca ajuda nisso. Achei um ponto com uma borracha que me ajudou bastante, mas precisa ser vedada com silicone para evitar problemas com agua.

 

A foto nao está muito boa, mas dá pra ver o cabo passando ali ao lado da borracha. Isto é por cima da caixa de fusíveis. Só apontei ele já saiu fácil la na frente. Mas se não vedar com silicone complica.....

 

snc00206.th.jpg

 

Passado o cabo pra fora, vamos as laterais pra chegar até a mala. A Ford foi gentil com o acabamento do carpete na lateral aplicando clips metalicos faceis de tirar e encaixar, e sem riscos de quebra. Muito bom mesmo. De fora a fora temos abraçadeiras segurando cabos do carro e com sobra pra passar o cabo de força e remote, que pouco deu trabalho até próximo ao banco de trás.

 

snc00210.th.jpg

 

snc00213.th.jpg

 

Até aki tudo fácil. Agora vem um problema. Passar o cabo para a mala pelo banco traseiro. Essa parte foi muito complicada, me obrigando a retirar a forração plastica lateral. Sem isso não se consegue passar o cabo porque o carpete resinado e moldado é bem firme e não permite a passagem simplesmente enfiando de um lado pra sair do outro.

 

snc00222.th.jpg

 

 

O assento não é rebatível como é o encosto, ele é fixo e parafusado. Bem chatinho de mexer. Ao tirar a forração, a grata surpresa. Muito mais fácil. Com isso já previ a facilidade do RCA lá do outro lado do carro. É presa apenas por 2 parafusos Philips e akelas travinhas plasticas tipo pino.

 

snc00223.th.jpg

 

 

As primeiras fotos nao estão 100% mas ainda é suficienta para entender. Proximos passos farei com a camera decente.

 

Vamos em frente..

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ford realmente tem umas peculiaridades chatinhas xD

 

Show de bola, quero ver a caixa agora :vts Eu sei como é tirar água de pedra com espaço... Mas te garanto que dá para fazer coisas bem legais, mesmo aproveitando o espaço ao máximo... =D

 

Abraços!

 

Acompanhando!

 

Blz Joao... realmente.. muitos pontos críticos... na hora do projeto vc tem q ficar olhando e pensando a melhor maneira de expor os equipos para tirar o maior proveito. Nesse caso com essa mini mala, tem q sobrar espaço ainda.. aff... complicado.. mas a estrutura da caixa está pronta... lá vai mais fotos jaja....

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com o cabo de força já na mala, ainda faltavam os RCA´s.. Mas como cansei de passar cabo, comecei a projetar a caixa. Teria que ser algo bem incomum aproveitando ao máximo os espaços.. Isso já disse antes, mas não é fácil como parece. Começam as medições....

 

snc00207c.th.jpg

 

Aproveitarei pedaços de compensado para fazer os cantos menores e pontos de curva e encaixe...

 

snc00211.th.jpg

 

snc00217.th.jpg

 

Vira pra cá, mede pra lá, e vamos em frente......

 

snc00220.th.jpg

 

O cliente terá uma caixa diferente e bem exclusiva para este carro. Mas não podemos deixar de lado a qualidade do produto e da instalação.. Quem vê essa caixinha bem estranha imagina qq coisa, menos que será uma caixa pra sub nao?

 

snc00224.th.jpg

 

 

Como a caixa é bem pequena, o sub será colocado reverso e terá um baffle para, além de dar melhor acabamento, proporcionar melhor desempenho. Vamos ver no que vai dar essa novidade aí........

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal quero ver, tenho o mesmo carro com um uxp power e 2 modulos, espaço realmente eh um problema nesse carro !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
legal quero ver, tenho o mesmo carro com um uxp power e 2 modulos, espaço realmente eh um problema nesse carro !!

 

Pois eh dexinho, o porta-malas passa a ser pequeno quando o cliente diz pra vc que quer um bom som com pouco espaço usado na mala. Complicado nesse caso... mas sei q tem piores... pick-up com som interno é bem sinistro tb.....

 

Continue acompanhando até o fim pra ver o resultado...

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o trabalho! A caixa lateral é a única solução no PM do Ka. Só uma pergunta: Não vai desmontar o interior pra passar o cabeamento não? É perigoso ficar suscetível a ruídos. Boa sorte no projeto e acompanhando. Denunciado para a moderação mandar para o DIY.

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bacana o trabalho! A caixa lateral é a única solução no PM do Ka. Só uma pergunta: Não vai desmontar o interior pra passar o cabeamento não? É perigoso ficar suscetível a ruídos. Boa sorte no projeto e acompanhando. Denunciado para a moderação mandar para o DIY.

 

Um abraço,

Sérgio.

 

 

Muito obrigado sergiomontanha.

 

A parte dos RCA´s vem amanhã, incluindo o fio dos falantes frontais, e tem sim q ser desmontado para passar pela lateral, que é o melhor local neste carro. O kit 2 vias já está na porta, porém vou revisar a instalação para ver se está tudo OK. Referente a ruídos, os RCA´s passarão pelo outro lado, bem distante dos cabos de força. Eu nunca tive problemas de ruído quando uso cabo bom. De qq maneira, o resultado tem q ser perfeito ne!?

 

Hoje vou terminar a caixa. Falta passar massa e lixar pra poder encapar. Ainda teremos os detalhes de porta-fusivel no suporte do modulo, iluminação e tudo mais. Estará tudo aki pra servir de apoio pra criatividade de todos! Espero que gostem e o cliente tb.

 

Obrigado pela força!

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alo amigos...

 

Continuando a segunda etapa da instalação do nosso kazinho branco. Hj finalizei a caixa e já iniciei o acabamento. Foi um dia cansativo e a caixa deu bastante trabalho, já que aproveitei pedaços de madeira. Mas vamos ao q interessa...

 

 

Aqui está a caixa já fechada. Parece estranha, mas vamos ver o q vai acontecer. Agora é hora de fazer o furo do sub.

 

dscn1111a.th.jpg

 

 

Depois de marcado, a serra tico-tico entra em ação. O corte preciso ajuda no acabamento.

 

dscn1112i.th.jpg

 

 

Agora é hora de lixar. Com auxílio de uma lixadeira, o trabalho fica rápido e perfeito. Preciso tirar todas as farpas e preparar para a massa plástica.

 

dscn1113u.th.jpg

 

 

Todas as imperfeições devem ser tiradas para não atrapalhar na hora da colagem do acabamento.

 

dscn1114m.th.jpg

 

 

Tudo lixado é hora de selar as frestas e cantos e qualquer outra imperfeição. Tudo é feito com massa plastica e uma espátula.

 

dscn1115a.th.jpg

 

 

vamos seguindo.......

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora vamos aplicar a massa plastica na caixa.. O ideal é ir misturando a massa com catalisador em porçoes menores para q dê tempo de trabalhar antes que endureça...

 

dscn1116p.th.jpg

 

 

Começamos a passar a massa em todos os pontos que hajam frestas ou pontos de união da madeira. Esses pontos devem estar bem firmes para não haver nenhum tipo de movimento e causar uma abertura pela pressão do sub. Seria muito ruim depois de tudo pronto... Neste caso a caixa foi feita com pedaços.. mais pontos para cuidar!!!

 

dscn1117.th.jpg

 

dscn1118.th.jpg

 

 

A parte interna toda, ou seja, em todos os cantos, sem excessão, deve-se fazer o reforço na massa. Além de vedar, formará uma estrutura dura e bem forte evitando que se abra.

 

dscn1119n.th.jpg

 

dscn1122.th.jpg

 

dscn1123.th.jpg

 

E aí então, passo a lixadeira em toda a caixa rapidamente e retiro o excesso da massa. Se for necessário, repasso a massa em algum ponto que tenha falhado.

 

dscn1121o.th.jpg

 

 

A última demão de massa foi passada, e agora é hora de??? Lixar mais uma vez... A lixadeira me permite fazer isso muuuito mais rápido e bem mais facil do que manualmente. Recomendo sempre usar boas ferramentas.. em tudo fica mais rápido..

 

dscn1125.th.jpg

 

Pronto... peça lixada e pronta para o acabamento. Estrutura rígida e bem firme. Aproveitei e arredondei alguns pontos para ficar mais bonito, e isso fiz com a propria lixadeira...

 

dscn1126.th.jpg

 

dscn1127pfm.th.jpg

 

 

Agora já se pode ter uma idéia melhor do que teremos depois. O formato foi todo projetado para encaixar no canto do porta-malas. Isso me trará melhor aproveitamento do espaço...

 

Segue...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[OFF] Cara, se vc der uma rebaixada nesse Kazinho ele vai ficar show! Curti mto as roditas... ;)

Editado por hiperim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a estrutura pronta, vou aplicar uma manta de acrílico interno. Barato e fácil de achar.. Vc pode passar cola branca em varios pontos para que ela fique fixa lá dentro da caixa.

 

dscn1128o.th.jpg

 

Caixa finalizada aguardando acabamento... Vamos partir agora para o carro denovo... É hora de acabar de passar os cabos RCA que faltavam e começar a montar o suporte do modulo....

 

Como eu já tinha passado o RCA até a metade no outro dia e deu preguiça, terminei logo com isso tirando a forração traseira e chegando até a mala.

 

dscn1129t.th.jpg

 

dscn1130b.th.jpg

 

Cabos passados, não preciso mais me preocupar com eles. Já posso começar a brincar com o suporte do modulo. Resolvi fazer o suporte no lado oposto a caixa, pra aproveitar o outro "canto morto".

 

Aproveitei mais pedaços e sobras de madeiras para isso. Ja começo a pensar como vou cortar e fixar. Já penso em tudo, como posição do modulo e cabos. Importante ver antes pra ter certeza que tudo fique com fácil acesso e com acabamento agradável....

 

dscn1131o.th.jpg

 

 

A tico-tico entra novamente em ação pra me ajudar, e começo a cortar e moldar do jeito que preciso... será que vai ficar bom??

 

dscn1132k.th.jpg

 

 

Aki já tenho uma idéia de como vai ficar. Acompanho as curvas para ficar mais "original".

 

dscn1133.th.jpg

 

 

Vou colocar uma tira menor pq ficou muito baixa e tenho q chegar até a perte de cima, então já coloco de maneira que me facilite a fixação. Terei um acabamento diferente com um pequeno degrau.. acho q vai ficar bom...

 

dscn1134y.th.jpg

 

 

continua.........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[OFF] Cara, se vc der uma rebaixada nesse Kazinho ele vai ficar show! Curti mto as roditas... ;)

 

Pena que não é meu...hehehe... o meu ja tem aro 18! eu não consigo ficar com carro careta... hehe.. esse kazinho tá um luxo!

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara ... quero ver o video desse modulo tocando com a caixa certinho hehehe

 

to montando um som e vai ficar parecido ...

 

Vou comprar um BA 1804 ou o pone da roadstar (estou muito na dúvida..)

Obs: Acredito que o pone da roadstar é melhor, mas ba 1804 = $ 340 // pone = $500 (diferença de money é grande, pone vale a pena os $160 que vou gastar a mais?)

 

pretendo colocar kit 2 vias na frente e par de pentaxiais 6" atras (ambos selenium [essa marca pode confiar?])

player pioneer deh 5080

sub 307 d2

 

e meu carro tb é um novo ka!

Editado por Slevin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola a caixa... quero ver o acabamento, se mater o nível de qualidade e preocupação, vai parecer original!

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara ... quero ver o video desse modulo tocando com a caixa certinho hehehe

 

to montando um som e vai ficar parecido ...

 

Vou comprar um BA 1804 ou o pone da roadstar (estou muito na dúvida..)

Obs: Acredito que o pone da roadstar é melhor, mas ba 1804 = $ 340 // pone = $500 (diferença de money é grande, pone vale a pena os $160 que vou gastar a mais?)

 

pretendo colocar kit 2 vias na frente e par de pentaxiais 6" atras (ambos selenium [essa marca pode confiar?])

player pioneer deh 5080

sub 307 d2

 

e meu carro tb é um novo ka!

 

o pone é melhor com certeza. O 1804 eh fraquinho pro q quer...

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Show de bola a caixa... quero ver o acabamento, se mater o nível de qualidade e preocupação, vai parecer original!

 

[]'s

 

 

Obrigado Joao. É bastante trabalhoso, tanto a montagem quanto o acabamento, e tem q pensar em tudo. O nivel tem q ser igual tb, senao nao vai valer o esforço do projeto.

 

O acabamento fica a escolha da cliente e já estou montando nesse momento. Vamos ver se agrada!! Fique ligado q tem muito mais.

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muito show ! Acompanhado .

 

Vlw BYRONALD. Ainda hoje teremos novidades... pode aguardar..

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vlw BYRONALD. Ainda hoje teremos novidades... pode aguardar..

 

[]´s

Leo

 

 

 

tambem estou acompanhando :legal:

 

 

depois de pronto quero ver funcinando hehehehehheeh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tambem estou acompanhando :legal:

 

 

depois de pronto quero ver funcinando hehehehehheeh

 

Quem diria que o mestre acompanharia o meu trabalho? Obrigado souza.

 

Vc além de ver vai poder ouvir ne? Hehehe... pode aguardar q estou na luta!

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera... Vou continuar postando mais algumas novidades agora... Essa semana vai ficar faltando pouca coisa, porem a cliente vai usar o carro e o termino do trabalho deve ficar mais pro meio da semana mesmo. Vamos as fotos...

 

Ontem havia cortado a madeira que servirá de suporte para o módulo. Acrescentei uma tira e encaixei por tras do suporte do falante traseiro, permitindo fixar e dar acabamento. Arredondei os cantos e deixei o mais perfeito possível. Depois de cortada a madeira , coloquei a caixa tb na mala pra ter uma idéia do que será formado.

 

dscn1135.th.jpg

 

 

Então é hora de começar o acabamento e ir ajustando o q for preciso.

 

Cortei o carpete um pouco maior que o suporte para colar as pontas por tras. Pode tb usar grampeador, mas a colagem me satisfez muito bem.

 

dscn1137o.th.jpg

 

dscn1136.th.jpg

 

 

Com a peça encapada, vi a necessidade de umas pequenas mudanças, que serão feitas na proxima etapa. Mas está ficando como a cliente deseja, e isso é muito importante. É normal pequenas mudanças durante o processo de montagem.

 

dscn1138f.th.jpg

 

 

É hora da caixa... Acabei esquecendo de tirar mais fotos dela, mas o processo é semelhante a qq caixa.

 

dscn1139t.th.jpg

 

 

Já posso fixar o módulo e porta-fusivel pra me preparar para os furos de passagem dos cabos RCA e força.

 

dscn1142.th.jpg

 

 

E agora começa a aparecer o que será este projeto. A disposição dos equipamentos trouxe um "bom espaço" da pequena mala pra carregar quem sabe uma caixinha de fósforos.. hehe...

 

dscn11442.th.jpg

 

 

Ainda falta a instalação do CD player, finalizar o acabamento e a iluminação da mala. Acredito q mais 1 dia de trabalho finalizo tudo.

 

O kazinho está começando a ficar em forma, e espero que todos estejam gostando.

 

Quero aki adiantar que o DIY é trabalhoso e o intuito é ajudar no possível a quem quer ter uma idéia, dica ou até mesmo aprender a fazer. Por isso mesmo eu espero que seja útil e que possa trazer alguma boa ideia.

 

Continuem acompanhando pq tem mais, e eu to tão ansioso quanto voces pra ver esse projetinho funfando. No final do projeto teremos um video pra matar a curiosidade!

 

Muito obrigado pelos comentários!

 

Um grande abraço a todos que estão acompanhando!!!!

 

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá ficando muito interessante a disposição do PM. Só uma sugestão: Faça o acabamento com massa plástica ou fibra no canto do rack e da caixa nos encaixes com a lateral do carro pra poder ficar mais harmonioso e não ficar aparecendo a lateral do carro por trás dos aparelhos e cubra de carpete o fundo do banco. Fora isso tá muito bom...

 

Continuo acompanhado. Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tá ficando muito interessante a disposição do PM. Só uma sugestão: Faça o acabamento com massa plástica ou fibra no canto do rack e da caixa nos encaixes com a lateral do carro pra poder ficar mais harmonioso e não ficar aparecendo a lateral do carro por trás dos aparelhos e cubra de carpete o fundo do banco. Fora isso tá muito bom...

 

Continuo acompanhado. Um abraço,

Sérgio.

 

Obrigado sergio, com certeza será fecahado akele cantinho ali do modulo, e o encosto do banco tb será com o mesmo acabamento. Toda parte interna será assim pra ficar bem original. Muito obrigado pela sua sugestao e que bom que está gostando!

 

Continue acompanhando!

 

[]´s

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trampo de 1º...parabens mesmo...

 

eu comprei um New Ká tbm...ta com 400km...e to esperando o sub e o KIt 2 vias chegar pra ligar tudo...

 

1 Excursion de 15"

1 Kit 2 vias Visteon de 5"

1 SD 1000

1 Modulo 2 canais pro KIT

 

só que eu pretendia colocar o SD parafusado no banco mesmo...

 

mais gostei dessa lateral que vc fez...acho q vou fazer parecido...=D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...