Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
cleber_p

maneira correta de ligar bateria auxiliar

Recommended Posts

desculpe esse topico mas procurei e procurei e nao acabei encontrando nada. vou puxar uma bateria para atraz do meu banco trazeiro e queria saber qual a maneira mais correta ou menos errada de fazer a ligação dessas baterias. quero usar a original 47A e a reserva 110A para o som e q quando ligado o carro carregue ambas. q fiação passar q preocupação com proteção preciso ter,fusivel etc. espero q alguem possa me ajudar. abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

puxe um cabo de 21~25mm da bateria do cofre até a bateria aux e ligue no positivo dela.

 

Aterre a bateria aux em um local de boa condução (parafuso do banco etc, bem lixado)

 

coloque um fusivel (pode ser aquele bananinha) perto do positivo de cada bateria (1 fusivel na bat da frente e outro na bateria de tras).

 

No meio desse cabo (positivo) coloque um disjuntor (pode ser residencial, Siemens de 63a), quando quiser ouvir som por um bom tempo, é só desligar o disjuntor que as baterias estão separadas. Ou pode fazer um esquema com reles que pegam sinal da ignição, você que sabe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
puxe um cabo de 21~25mm da bateria do cofre até a bateria aux e ligue no positivo dela.

 

Aterre a bateria aux em um local de boa condução (parafuso do banco etc, bem lixado)

 

coloque um fusivel (pode ser aquele bananinha) perto do positivo de cada bateria (1 fusivel na bat da frente e outro na bateria de tras).

 

No meio desse cabo (positivo) coloque um disjuntor (pode ser residencial, Siemens de 63a), quando quiser ouvir som por um bom tempo, é só desligar o disjuntor que as baterias estão separadas. Ou pode fazer um esquema com reles que pegam sinal da ignição, você que sabe.

 

Muito boa essa tua idéia dos disjuntores e fusível em cada bat (pra nao dar mer** neh, e se tivesse soh em uma de nada adiantava, pegavo fogo igual)! Mereceu um obrigado!

aeuaehuae

 

abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlwww bramer vo fazer isso mesmo. o som ja ta quase 100% so falta chegar os taramps e compra a bateria auxiliar. vi uma audio power 110A por 375 pila. ta caro né? tava pensando em pegar uma ajax ou cral q custa menos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que estão falando de baterias e tal.. Alguém tem uma idéia de como colocar disjuntor (se tiver foto melhor ainda) em cabo de 50mm²?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um esquema de relé também...

Se alguem souber, pode postar.

tenho uma duvida também..

Vou instalar um som, e vai ter uma bateria auxiliar...

Eu orçei 3 porta fusiveis...

1 entre a bateria original e a auxiliar

Dai 1 distribuidor, de cada distribuidor vai um cabo pra cada modulo, com 1 porta fusivel, está certo?

Já usei disjuntor e funciona bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vlwww bramer vo fazer isso mesmo. o som ja ta quase 100% so falta chegar os taramps e compra a bateria auxiliar. vi uma audio power 110A por 375 pila. ta caro né? tava pensando em pegar uma ajax ou cral q custa menos

 

Essas baterias pra som automotivo são as maiores enrascadas. São baterias de construção vagabunda e eletrólito com maior densidade pra se tirar um pouco mais de corrente. Só que a durabilidade é menor.

 

Pega uma bateria como a Ajax, Cral... essas de 2a linha mesmo, pois como elas vão "sofrer" com descargas repetidas, a durabilidade vai ser mais baixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Essas baterias pra som automotivo são as maiores enrascadas. São baterias de construção vagabunda e eletrólito com maior densidade pra se tirar um pouco mais de corrente. Só que a durabilidade é menor.

 

Pega uma bateria como a Ajax, Cral... essas de 2a linha mesmo, pois como elas vão "sofrer" com descargas repetidas, a durabilidade vai ser mais baixa.

Essa marca ai que foi citada eu nao sei mas uso uma dessas "para som automotivo" que a bicha aguanta bem , mas só vi dela aqui em brasilia , se chama The Best Power,olha a marca hehehe, mas aguenta muito, eu a conheci atraves de um cliente que tem autopeças e a comprou no escuro , quando a vi toda bonitinha com adezivo colorido eu nao botei fé e 95amperas que cabia no cofre da maioria dos carros ainda piorou a minha desconfiança , ligamos um roadstar 1200d e um pyramid de 1000 nela e ela sempre valente som tocando bem e nunca arriou ai depois ele na doida arrumou uma caixa com 4 de 12 e colocou mais um roadstar e ligou tudo nela (ele mesmo ligou) quando eu vi falei que ele era doido, passa um tempo ele arruma um roadstar RS-10000D e colocou em 4 de 12 tambem ligado nessa bateria coitada hauhauh quando ele me mostrou eu quase cai para tras e falei pra ele que o modulo corria serios riscos de queimar hehe,...tem uns 3,5 anos que ela existe hehe e um outro amigo montou comigo 1 roadstar1200d e um punch4.6 e de bateria tinha uma delas tambem , aconteceu que tinha algo no mega capacitor dele que roubava corrente e ele viajou e deixou o carro com o irmao ...o caro perdeu a carga 3 vezes .. quando ele trouce para mim eu falei que talvez a bateria nao pegasse mais carga e que ele levasse a uma altoeletrica para dar carga e ele nem levou, só deixou no carro e a bichinha carregou novamente , no capacitor a voltagem ficava sempre na casa dos 12,4/12,6(carro ligado e graves no talo)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em momento algum eu quis dizer que a bateria conseguia alimentar os sistemas usando RS-10000D , 2 RS 1200d , mas que ela nunca deu pau e aguentou com bravura hehehe oque demonstra que é realmente boa !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
http://www.colombo.com.br/produtoDetalhe.d...Mp+150+Bd+Moura

 

alguem ai acha q vale a pena pagar esse preço por uma moura dessas? sera q faz muita diferença pra uma cral ou ajax de 140A?

 

Sinceramente? Se fosse aqui em CX do sul até que valeria.. Pq não se encontra bateria de 70a aqui por menos de 250.. Então pagar isto numa de 150a valeria...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abaixo um esqueminha feito no paint de como ligar com relé. Que eu acho a melhor maneira.

Os fios da ignição vc pode procurar com um voltimetro no chicote so rádio original do carro. Vai testando até achar um ponto com tensão quando vc gira a chave.

 

73406656en9.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já que estão falando de baterias e tal.. Alguém tem uma idéia de como colocar disjuntor (se tiver foto melhor ainda) em cabo de 50mm²?

 

opa thomas, para cabos mais grossos, somente usando terminais.

 

um site legal que tem uns terminais bens comuns, mais que a gente nunca sabe o nome é:

 

http://www.exceltecnologia.com.br/excel_co...&SEGMENTO=6

 

no caso de disjuntor automotivo, pode usar esses:

 

53.jpg

 

47.jpg

 

ou até esses, que costuma-se usar no terra

 

48.jpg

 

no caso de disjuntores residenciais (que prendem o cabo de uma forma diferente dos automotivos), só conheço 1 terminal que se usa:

 

54.jpg

 

 

pra saber os nomes dos terminais, é só ver ali no site (conforme foto). :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só pra ascrescentar, tambem achei esse site:

 

http://www.eletrorastro.com.br/produtos_me.htm

 

 

produtos_conec.jpg

 

Terminal à compressão

Terminal à pressão reforçado

Terminal à pressão simples

Terminal para solda

Terminal prensa fio

Terminal tubular

Conector parafuso fendido (Split Bolt)

Conector sindal

Borne sack

Borne concêntrico

Tapit

Barramento

 

 

 

eu sinceramente utilizo a maior parte do esquema elétrico do meu setup com equipamentos "residenciais" (cabos, terminais, disjuntor), acredito eu que tem um custo beneficio melhor (principalmente cabos e terminais), alem de possuirem uma variedade maior e pela facilidade de encontrar.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu bramer, muito útil!

 

48.jpg

 

estes são meus conhecidos, já os uso para terra faz é tempo..

 

agora estes aqui são ideais para os disjuntores, valeu!!

 

54.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto a terminais, se não me engano a maior fabricante nacional é a Intelli, já comprei bastante coisa deles

 

www.intelli.com.br

 

mas NÃO esqueçam que para usar estes terminais é preciso ter o alicate crimpador, não usem alicate universal pra isso... e um alicate crimpador para terminais de 21mm2 não sai por menos de 600 reais... outra solução é soldar o cabo no terminal, mas também não faça com ferrinho de 30W, pelo menos um de 100W

 

abs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
quanto a terminais, se não me engano a maior fabricante nacional é a Intelli, já comprei bastante coisa deles

 

www.intelli.com.br

 

mas NÃO esqueçam que para usar estes terminais é preciso ter o alicate crimpador, não usem alicate universal pra isso... e um alicate crimpador para terminais de 21mm2 não sai por menos de 600 reais... outra solução é soldar o cabo no terminal, mas também não faça com ferrinho de 30W, pelo menos um de 100W

 

abs :legal:

 

 

Pois é, se soldar precisa de um ferro forte, pq se não fica um lixo.

 

Eu sempre usei somente com pressão mesmo, no metodo mais simples, martelo!

 

3 marteladas em cima e pronto, ta firme e não arranco o cabo nem se eu quisesse. Depois uma fita isolante pra deixar bem feito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
quanto a terminais, se não me engano a maior fabricante nacional é a Intelli, já comprei bastante coisa deles

 

www.intelli.com.br

 

mas NÃO esqueçam que para usar estes terminais é preciso ter o alicate crimpador, não usem alicate universal pra isso... e um alicate crimpador para terminais de 21mm2 não sai por menos de 600 reais... outra solução é soldar o cabo no terminal, mas também não faça com ferrinho de 30W, pelo menos um de 100W

 

abs :legal:

 

um maçarico ou fogareiro sempre vai bem pra estanhar as luvas e olhais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Essa marca ai que foi citada eu nao sei mas uso uma dessas "para som automotivo" que a bicha aguanta bem , mas só vi dela aqui em brasilia , se chama The Best Power,olha a marca hehehe, mas aguenta muito, eu a conheci atraves de um cliente que tem autopeças e a comprou no escuro , quando a vi toda bonitinha com adezivo colorido eu nao botei fé e 95amperas que cabia no cofre da maioria dos carros ainda piorou a minha desconfiança , ligamos um roadstar 1200d e um pyramid de 1000 nela e ela sempre valente som tocando bem e nunca arriou ai depois ele na doida arrumou uma caixa com 4 de 12 e colocou mais um roadstar e ligou tudo nela (ele mesmo ligou) quando eu vi falei que ele era doido, passa um tempo ele arruma um roadstar RS-10000D e colocou em 4 de 12 tambem ligado nessa bateria coitada hauhauh quando ele me mostrou eu quase cai para tras e falei pra ele que o modulo corria serios riscos de queimar hehe,...tem uns 3,5 anos que ela existe hehe e um outro amigo montou comigo 1 roadstar1200d e um punch4.6 e de bateria tinha uma delas tambem , aconteceu que tinha algo no mega capacitor dele que roubava corrente e ele viajou e deixou o carro com o irmao ...o caro perdeu a carga 3 vezes .. quando ele trouce para mim eu falei que talvez a bateria nao pegasse mais carga e que ele levasse a uma altoeletrica para dar carga e ele nem levou, só deixou no carro e a bichinha carregou novamente , no capacitor a voltagem ficava sempre na casa dos 12,4/12,6(carro ligado e graves no talo)...

 

Um amigo meu tem um PWR1004 e um 1200d numa the best power dessas mais a original de 45ah do gol G4, já matou algumas vezes mas ela segue sempre firme e forte! Eu compraria uma dessas pra mim!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um amigo meu tem um PWR1004 e um 1200d numa the best power dessas mais a original de 45ah do gol G4, já matou algumas vezes mas ela segue sempre firme e forte! Eu compraria uma dessas pra mim!

 

A The Best Power é fabricada pela Baterias Lehnen aqui de Novo Hamburgo.Trabalho em uma assistencia de nobreaks e compramos baterias deles direto da fabrica, e são muito boas.Inclusive utilizo 2 baterias deles de 80AH que têm o mesmo tamanho da The best e são muito boas.A the best no caso tem placas maiores, por isso o menor tamanho e a maior corrente.

 

 

Sobre a maneira de ligar a bateria.Muito gente no fórum tem ligado sua bateria auxiliar de forma erronea, correndo serios riscos em caso de curto circuito ou corte do cabo.

 

o correto é utilizar um fusivel ou disjuntor de proteçao em cada borne positivo de bateria, e juntando-os logo após com um distribuidor ou terminais.

 

 

esquemazc2.th.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sobre a bateria auxiliar, eu tenho melhor rendimento adicionando uma bateria ao invés de apenas substituir a original do carro?! Estou pensando em adicionar uma de 75ah ao invés de apenas substituir a original. Isso trará melhores resultados?! Escuto som muito mais com o carro em movimento do que com o carro parado, estou preocupado com picos de grave mesmo.

 

Obrigado e abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que estão falando de baterias e tal.. Alguém tem uma idéia de como colocar disjuntor (se tiver foto melhor ainda) em cabo de 50mm²?

 

Bom dia Galã !!!

 

Procura numa Loja Elétrica Terminais da Crimper !!!

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um maçarico ou fogareiro sempre vai bem pra estanhar as luvas e olhais.

 

Isso estoura o Silicone na Ponta e fica feio dimais !!!

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, fica feio porque você não sabe fazer.Sempre faço assim e ficam perfeitos sem risco de ficar mal crimpado.

 

quanto a duvida do topico sobre bateria auxiliar.Um user aqui do forum me pediu ajuda no set dele e montei o esquema pra ele de como deveria proceder

 

esquema2hz0.th.jpgthpix.gif

 

essa é sempre a maneira mais correta de se proteger o sistema e as baterias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, fica feio porque você não sabe fazer.Sempre faço assim e ficam perfeitos sem risco de ficar mal crimpado.

 

Só acredito vendo e enquanto não vejo você fazendo "seu trabalho" continuo com a opinião de que "Fica Feio" !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...