Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ordenalfabetix

Saídas Para Sub São Stereo

Recommended Posts

Pessoal,

 

Meu aparelho tem um par de RCA para SUB. É um bom aparelho: tem controle de corte, controle de fase, etc. Mas o que importa aqui é que a saída para SUB é ESTEREO.

 

Andei pesquisando e pelo menos entre os aparelhos PIONER, inclusive os top de linha, também tem saída STEREO para os SUBS. Não encontrei modelo de som com saída MONO para sub. Alguém sabe de um aparelho atual que tenha saída mono para sub ?

 

Por outro lado, não encontrei módulos com recurso de mixagem de dois canais estéreo em um mono. Sempre há uma saída para cada entrada. No caso da ligação de duas saídas em bridge, formando uma só, uma das entradas é ignorada, então não há mixagem, mas sim é descartado um dos canais de entrada.

 

Portanto, quem usa um sub só acaba tendo que escolher o canal esuqero ou direito para tocar. Não acho isso aceitável.

 

No tópico seguinte, foi sugerido um circuito simples de mixagem de dois canais RCA stereo em um só mono, ótima idéia, maz infelizmente pelos relatos no final do tópico, o esquema não funciona:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...da%20mono&st=40

 

 

Pois bem. Vocês que usam um só SUB, como é que resolveram essa questão ?

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba, todas as saídas RCA do player são estéreo, se torna mono depois que passa pelo ampli.

O fato de ter saída exclusiva pra subwoofer é pq nela tem comandos específicos de ajustes

 

abraços...

 

PS. Se estiver errado que me corrijam por favor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que eu saiba, todas as saídas RCA do player são estéreo, se torna mono depois que passa pelo ampli.

O fato de ter saída exclusiva pra subwoofer é pq nela tem comandos específicos de ajustes.

 

abraços...

 

PS. Se estiver errado que me corrijam por favor.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que eu saiba, todas as saídas RCA do player são estéreo, se torna mono depois que passa pelo ampli.

O fato de ter saída exclusiva pra subwoofer é pq nela tem comandos específicos de ajustes.

 

abraços...

 

PS. Se estiver errado que me corrijam por favor.

Opa osmairps.

 

Sim, pelo menos no meu player (e em todos que pesquisei), todas as saídas RCA são estéreo.

 

Mas quando você diz que se torna mono ao passar pelo amplificador, poderia citar algum exemplo de amplificador com esse recurso ? Pelo menos os amplificadores que pesquisei não possuem recurso de mixagem de canais de entrada.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É preciso entender que, quando me refiro a "canais", me refiro à saída rca especificamente.

 

Por exemplo, meu player tem 6 rcas:

 

2 frontais (esquerdo e direito)

2 traseiros (esquerdo e direito)

2 para sub (esquerdo e direito)

 

A saída dos 2 canais para sub, esquerdo e direito, não é igual, caso contrário não precisaria de dois canais. Por isso chamamos de stereo, porque esquerdo e direito podem ser diferentes.

 

E os módulos que pesquisei, sejam de 4, 2 ou 1 canais, sempre apresentam simetria entre o número de entradas e o número de saídas. Inclusive quando utilizamos o recurso de bridge, em que duas saídas são somadas em uma e uma das entradas é ignorada. "Mixar" os canais seria usar os sinais diferentes esquerdo e direito para gerar um sinal só, mono.

 

Alguns anos atrás, como NENHUM instalador de som soube resolver a questão, acabei montando meu som com 2 subs, o que é muito inconveniente.

 

Hoje vou montar outro som e quero usar um sub só. Mas algo bem feito. E ainda não encontro informação sobre isso, os "estaladores" simplesmente seguem descartando um dos lados quando usam um sub só...

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo, não entendi seu real problema... pra quê mixar os dois canais para frequencias baixas? porque não acha aceitável deixar um canal aberto? :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O SD1000.1 tem entrada de dois RCA's e tem apenas uma saida para o sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
amigo, não entendi seu real problema... pra quê mixar os dois canais para frequencias baixas? porque não acha aceitável deixar um canal aberto?  :blink:

Fala Delimaju !

 

Porque, nesse caso, (descartar um dos canais), seu sub só tocará o canal esquerdo OU só tocará o direito, mas nunca os dois. Esse é o real problema !

 

Realmente nas freqüencias baixas os sinais esquerdo e direito costumam ser iguais. Mas isso depende da música e em alguns casos os sinais podem ser diferentes.

 

Por exemplo, o som do baixo pode estar presente num dos canais e no outro não, ou menos acentuado num lado que no outro. Nesse caso, ao optar por um dos canais corre-se o risco da música simplesmente tocar sem o instrumento.

 

Enfim, ignorar um dos canais é o que mais vejo. O pessoal das lojas de som geralmente é bom em marcenaria, ruim em eletrônica e nota zero em música.

 

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O SD1000.1 tem entrada de dois RCA's e tem apenas uma saida para o sub.

Valeu pela dica Coxa !

 

Mas é "módulo demais para o meu sonzinho". Com 1000rms aí não estaria preocupado em usar um sub só ;-)

 

Tens alguma dica de módulo como esse, mas para tocar um sub de 150 rms ? Ou algo nessa faixa de potência ?

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba as saidas de subwoofer dos players é são mono. O sinal das duas é o mesmo. Elas inclusive não são afetadas pelo balance e pelo fadder.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que eu saiba as saidas de subwoofer dos players é são mono. O sinal das duas é o mesmo. Elas inclusive não são afetadas pelo balance e pelo fadder.

 

[]'s

Crawling Chaos

Olá Crawling Caos,

 

Não encontrei isso escrito no manual do meu aparelho, nem nas especificações técnicas dos aparelhos que consultei (verifique o site da Pioneer, por exemplo, ele é omisso sobre isso). Poderias citar alguma referência que confirme isso ?

 

Outra questão: se o sinal é mono, porque existem duas saídas para SUB (esquerda e direita) ?

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala Delimaju !

 

Porque, nesse caso, (descartar um dos canais), seu sub só tocará o canal esquerdo OU só tocará o direito, mas nunca os dois. Esse é o real problema !

 

Realmente nas freqüencias baixas os sinais esquerdo e direito costumam ser iguais. Mas isso depende da música e em alguns casos os sinais podem ser diferentes.

 

Por exemplo, o som do baixo pode estar presente num dos canais e no outro não, ou menos acentuado num lado que no outro. Nesse caso, ao optar por um dos canais corre-se o risco da música simplesmente tocar sem o instrumento.

 

Enfim, ignorar um dos canais é o que mais vejo. O pessoal das lojas de som geralmente é bom em marcenaria, ruim em eletrônica e nota zero em música.

 

 

[]s

bom, eu acho que em 99,9% das músicas os sinais abaixo de 80Hz serão iguais em L e R, ou seja, não há que se falar em estereofonia, mas continuarei acompanhando o tópico para entender melhor

 

quanto ao SD1000, acredito q não haja mixagem, na verdade somente um canal é usado na amplificação

 

e quanto aos players pioneer, as saídas SUB são efetivamente estéreo, pelo menos têm saídas diferentes do controlador

 

abs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Crawling Caos,

 

Não encontrei isso escrito no manual do meu aparelho, nem nas especificações técnicas dos aparelhos que consultei (verifique o site da Pioneer, por exemplo, ele é omisso sobre isso). Poderias citar alguma referência que confirme isso ?

 

Outra questão: se o sinal é mono, porque existem duas saídas para SUB (esquerda e direita) ?

 

[]s

Não sei por que são dois não, mas é fácil testar se o sinal é o mesmo: ligue em um amp os dois canais separados, toque uma faixa de 60 ou 80 Hz e mexa no balanço. Se o balanço funcionar é por que está em estéreo.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que eu saiba as saidas de subwoofer dos players é são mono. O sinal das duas é o mesmo. Elas inclusive não são afetadas pelo balance e pelo fadder.

 

[]'s

Crawling Chaos

Nem sempre. Que eu saiba a maioria é stereo. Os player que são mono na saída do sub são os chamados "non fadin" ou algo assim que não sei escrever. Aí tem que dar uma olhada no manual pra ver se seu player tem essa função ou então se já vem assim. Os que eu tive da pioneer, nenhum era "non fadin", ou seja, os canais do sub era stereo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala Delimaju !

 

Porque, nesse caso, (descartar um dos canais), seu sub só tocará o canal esquerdo OU só tocará o direito, mas nunca os dois. Esse é o real problema !

 

Realmente nas freqüencias baixas os sinais esquerdo e direito costumam ser iguais. Mas isso depende da música e em alguns casos os sinais podem ser diferentes.

 

Por exemplo, o som do baixo pode estar presente num dos canais e no outro não, ou menos acentuado num lado que no outro. Nesse caso, ao optar por um dos canais corre-se o risco da música simplesmente tocar sem o instrumento.

 

Enfim, ignorar um dos canais é o que mais vejo. O pessoal das lojas de som geralmente é bom em marcenaria, ruim em eletrônica e nota zero em música.

 

 

[]s

bom, eu acho que em 99,9% das músicas os sinais abaixo de 80Hz serão iguais em L e R, ou seja, não há que se falar em estereofonia, mas continuarei acompanhando o tópico para entender melhor

 

quanto ao SD1000, acredito q não haja mixagem, na verdade somente um canal é usado na amplificação

 

e quanto aos players pioneer, as saídas SUB são efetivamente estéreo, pelo menos têm saídas diferentes do controlador

 

abs :legal:

No entanto, nesse 00,01% de músicas que não possuem frequencias baixas nas duas saídas pode dar um pequeno probleminha... Antes meus upgrades estavam ligados num AMP 4 canais, e os subs estavam numa bridge. Quando naquela música dava uma batida forte, só ia sinal pra um RCA, e com isso o amp desarmava. Realmente é um caso isolado... mas acontece!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nem sempre. Que eu saiba a maioria é stereo. Os player que são mono na saída do sub são os chamados "non fadin" ou algo assim que não sei escrever. Aí tem que dar uma olhada no manual pra ver se seu player tem essa função ou então se já vem assim. Os que eu tive da pioneer, nenhum era "non fadin", ou seja, os canais do sub era stereo.

Acho que não. Todos os Pioneers que eu tive com 4 saídas RCA eram FRONT+REAR ou FRONT+SUB(NON-FADDING). Era necessário entrar na configuração inicial primeiro e selecionar qual dos modos você queria usar.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que não. Todos os Pioneers que eu tive com 4 saídas RCA eram FRONT+REAR ou FRONT+SUB(NON-FADDING). Era necessário entrar na configuração inicial primeiro e selecionar qual dos modos você queria usar.

 

[]'s

Crawling Chaos

Então eu tive azar de pegar players com saídas de sub stereo. Não vou lembrar dos modelos agora, mas o último era um 680mp e te digo de certeza que era stereo. Talvez no caso dos player que tenham 2 pares de rca seja assim como você falou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se tem tanto problema assim , pq num usa um Y ?

Um Y serve para dividir uma saida em duas, mas não serve para somar duas saídas em uma. E se bobear ainda pode estragar o player ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que não. Todos os Pioneers que eu tive com 4 saídas RCA eram FRONT+REAR ou FRONT+SUB(NON-FADDING). Era necessário entrar na configuração inicial primeiro e selecionar qual dos modos você queria usar.

 

[]'s

Crawling Chaos

Peraí, tá havendo uma confusãozinha aqui.

 

Meu player também pode ser configurado assim (no fading) e essa configuração realmente fica naquela tela inicial de configurações.

 

Mas isso é para quando você quer configurar o REAR OUTPUT para sub.

 

- Temos os FRONT OUTPUT que geralmente são os alto-falantes das portas

- Temos o REAR OUTPUT que geralmente são os falates traseiros (tampão por exemplo)

- E temos o SUB OUTPUT que são saídas stereo para o sub e é onde se aplica o filtro LPF, o controle de fase, etc.

 

Só que os aparelhos pioneer permitem que você configure as saídas REAR OUTPUT para subs. E nesse caso ele desliga o FADER (controle FAD), pois nem faria sentido esse controle se na saída traseira há subs. Por isso se chama de "non-fading".

 

Mas isso não tem relação com o stereo, pois as saídas continuam stéreo e o BALANCE continua funcionando.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um Y serve para dividir uma saida em duas, mas não serve para somar duas saídas em uma. E se bobear ainda pode estragar o player ...

Amigo,

 

Cuidado com suas afirmações, ainda mais dando quote no mestre de som, o guto, hehehehehehe

 

Existem cabos RCA Y Fêmea e macho.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799...-macho-20cm-_JM

 

O que eu "achoooo" é que se usar o cabo y que entra 2 e sai um, pode deixar o player em curto, se eu falei besteira que me corrijam...

 

Um abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é.

 

Obrigado aos que se interessaram pela questão.

 

Aqui fala-se tanto dos "estaladores" que só entendem de marcenaria, etc e tal, então eu acreditava que aquele pessoal que é mais focado em eletrônica já tivesse solução para isso. Algum aparelhinho que mixasse um par RCA stéreo numa saída mono, por exemplo, ou outra solução.

 

Mas pelo jeito não e isso é estranho. Na minha opinião, simplesmente descartar um dos lados do stéreo, mesmo que numa faixa de freqüências baixas, é algo meio grotesco, quando se fala em qualidade de som e principalmente em alta fidelidade.

 

 

Valeu !

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigo,

 

Cuidado com suas afirmações, ainda mais dando quote no mestre de som, o guto, hehehehehehe

 

Existem cabos RCA Y Fêmea e macho.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799...-macho-20cm-_JM

 

O que eu "achoooo" é que se usar o cabo y que entra 2 e sai um, pode deixar o player em curto, se eu falei besteira que me corrijam...

 

Um abração

Coxa,

 

Eu cuido das minhas afirmações. Mas se eu estiver errado ficarei bem feliz em ser corrigido.

 

 

Mas ligar duas saídas em uma usando um Y não vai mixar os canais. Gostaria at´que me provassem o contrário, pois seria uma solução bem simples.

 

E acredito que você esteja certo quanto ao curto, mas não tenho certeza.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As saídas RCA Sub são monos sim senhor, pode até fazer os testes quanto a isso, e tbm a saída Sub é mix, por isso que ela é bem mais forte em vista das outras, pelo menos nos aparelhos da Sony é assim. Os dois plugs de saídas sub são para facilitar numa instalação de um amplificador de 2 canais por exemplo, transformando em mono para o uso de um sub. Ou mesmo para o uso em de dois amplificadores mono de uma entrada e uma saída.

 

O restante das saídas traseira e dianteira são estéreos mesmo. Só a saída sub que é mix, misturando os canais estéreos e mono.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pois é.

 

Obrigado aos que se interessaram pela questão.

 

Aqui fala-se tanto dos "estaladores" que só entendem de marcenaria, etc e tal, então eu acreditava que aquele pessoal que é mais focado em eletrônica já tivesse solução para isso. Algum aparelhinho que mixasse um par RCA stéreo numa saída mono, por exemplo, ou outra solução.

 

Mas pelo jeito não e isso é estranho. Na minha opinião, simplesmente descartar um dos lados do stéreo, mesmo que numa faixa de freqüências baixas, é algo meio grotesco, quando se fala em qualidade de som e principalmente em alta fidelidade.

 

 

Valeu !

 

[]s

concordo plenamente com vc, quando se fala em "qualidade de som e principalmente em alta fidelidade" sua questão é pertinente, mas vc postou no geral, onde estas 1% das situações são desprezadas em função de fatores como custo, praticidade, tempo, etc...

 

abs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...