Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FelipeDonato

((duvida))- Madeira Da Caixa Dutada Mdf Ou Mdp

Recommended Posts

Esses dias fiquei sabendo dessa madeira a MDP, ouvi dizer que ela é parecida com a mdf porém mais barata e ecologicamente correta...

 

Gostaria de saber se isso procede e se server para fazer caixas e também se é superior ou inferior ao MDF, se é rigida o bastante e etc.

 

 

Obrigado.

 

Pesquisei um pouco e achei isso:

MDF ou MDP - Diferenças

O MDF é produzido a partir da transformação das toras de madeira em fibras que, misturadas a resinas e prensadas em prensa contínua, se transformam em chapas que podem ou não saír revestidas da linha de produção. Seu uso é mais recomendado para trabalhos em baixo relevo em portas, por exemplo.

 

Já o MDP é produzido a partir da transformação de toras de madeira em partículas, que são aglutinadas e entrelaçadas com resinas especiais de última geração, que garantem maior estabilidade dimensional do painel e grande resistência à flexão, com a vantagem de ter um aproveitamento maior da matéria-prima do que o MDF, o que permite uma redução no seu custo. É especialmente indicado para a produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas, com formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados. Suas principais aplicações são para portas retas, laterais de móveis, prateleiras, divisórias, tampos retos, tampos pós-formados, base superior e inferior, além de frentes e laterais de gaveta.

 

O MDP é encontrado com com revestimento melamínico em BP (Baixa Pressão), FF (Finish Foil), ou sem revestimento para aplicação de lâminas de madeira, laminados de alta-pressão ou pintura e impressão.

 

A principal diferença entre os dois produtos é que no MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais grossas no miolo. Já no MDF, aglutinam-se fibras de madeira. No entanto, os dois são classificados como painéis de madeira de média densidade.

 

Vantagens

 

O MDP é o painel de madeira industrializada mais consumido no mundo para a fabricação de móveis residenciais e comerciais, seja pela indústria moveleira de larga escala ou marceneiros em geral. Sozinho ou junto de outros tipos de painéis, um móvel que utiliza MDP em sua estrutura será sempre mais econômico e competitivo, perto de móveis feitos com outras matérias-primas similares como o MDF, e ainda oferecerá melhor garantia e qualidade.

 

Comparado ao MDF, é mais leve e fácil de manusear; tem propriedades mecânicas superiores, como melhor resistência ao arrancamento de parafusos, ao empenamento e menor absorção de umidade; alta densidade das camadas superficiais, assegurando um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos.

 

Desvantagens

 

A aparência do MDP, que lembra o antigo aglomerado – mesmo sendo infinitamente superior em qualidade e durabilidade – chega a ser uma desvantagem para quem não pesquisa.

 

Outro ponto, assim como a própria madeira, tanto o MDF como o MDP são vulneráveis a ambientes úmidos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tb vi essa tal de MDP!

Como estou começando a fazer minha caixa, tb tenho essa dúvida, se presta ou não pra fazer caixas!

O custo é bem + barato mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MDP não seria o famoso compensado????

 

Se não for compensado, é o aglomerado. Aglomerado é uma mer**.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MDP não seria o famoso compensado????

 

Se não for compensado, é o aglomerado. Aglomerado é uma mer**.

não não MDP é igualzinho o MDF comum. o que muda é a densidade.meu cunhado tem uma fabrica de moveis e já me explicou algumas coisinhas.inclusive existem lojas que vendem o mdp como mdf hehehe e cobram o preço do mdf.

 

alias o MDF vendido hoje em dia já tem a metade da densidade do que de alguns anos atrás.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MDP não seria o famoso compensado????

 

Se não for compensado, é o aglomerado. Aglomerado é uma mer**.

não não MDP é igualzinho o MDF comum. o que muda é a densidade.meu cunhado tem uma fabrica de moveis e já me explicou algumas coisinhas.inclusive existem lojas que vendem o mdp como mdf hehehe e cobram o preço do mdf.

 

alias o MDF vendido hoje em dia já tem a metade da densidade do que de alguns anos atrás.

Mas lá fala em particulas, não em fibras...

 

Se for algo parecido com capa de MDF (aquelas chapas de menor densidade que ficam embalando as chapas de verdade, e que as madeireiras vendem pro primeiro otário que aparece), é perda de tempo. Desfolha fácil fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procurei no Google -> Imagens uma foto em corte do perfil MDP... Não dá pra ver muito bem mas parece um conglomerado de "pó" de madeira...

Não sei não viu!

Mas já tem gente no ML vendendo caixa desse material....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vou arriscar nessa nova madeira ... vamos ver no que dá !

 

 

lembro que quando lançou o OSB ninguém quiz comprar ... eu e o working man enfiamos a cara e compramos ... até hoje tenho caixas aqui em casa , feitas com OSB !

 

 

Vamos ver no que dá ... parece ser legal essa madeira , vou fazer o pedido agora no LEO madeiras !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu vou arriscar nessa nova madeira ... vamos ver no que dá !

 

 

lembro que quando lançou o OSB ninguém quiz comprar ... eu e o working man enfiamos a cara e compramos ... até hoje tenho caixas aqui em casa , feitas com OSB !

 

 

Vamos ver no que dá ... parece ser legal essa madeira , vou fazer o pedido agora no LEO madeiras !

Guto,

 

Pegou o MDP? Teve alguma impressão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera, a minha caixa selada é feita desse MDP. Como falaram acima, ela aparenta ser pó de madeira prensado msm. Bom, eu achei mto bacana a caixa, resistente e apesar de ser de 15mm ñ vibra (tbm ñ está com subs fortes, 2 bomber dub 12). Uma coisa q ñ pod, é ficar removendo o sub, pq os parafusos param de dar aperto (acontece com qlq uma, mas essa é ainda + fraca), pra mim o unico ponto fraco do material. hand26

 

Ps:.O acabamento fica de 1ª, sem contar o preço q é menor do q MDF.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu vou arriscar nessa nova madeira ... vamos ver no que dá !

 

 

lembro que quando lançou o OSB ninguém quiz comprar ... eu e o working man enfiamos a cara e compramos ... até hoje tenho caixas aqui em casa , feitas com OSB !

 

 

Vamos ver no que dá ... parece ser legal essa madeira , vou fazer o pedido agora no LEO madeiras !

Faz isso mesmo Guto, e cria aquele velho tópico mostrando os resultados e as opniões hein :legal:

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gente ... tenho aqui uma crítica ...

 

NÂO COMPREM NA LEO MADEIRAS ... olha ... estou PUTO com essa loja ... estou des da semana passada tentando comprar ONLINE a madeira MDP , e não consigo ... um empurra pro outro e por ae vai HORRÍVEL !

 

fiquei bravo e fui aqui do lado de casa e comprei uma chapa de Compensado ! O teste fica pra próxima !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mdp é uma bosta, nada mais é que um aglomerado 0,1% melhor!!!

 

Se eu fosse vc eu iria de MDF mesmo, é mais caro mas é melhor.

é mesmo colega ... então fale ae suas impressões , pois pela sua afirmação , parece que vc trabalhou com a madeira já !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mdp é uma bosta, nada mais é que um aglomerado 0,1% melhor!!!

 

Se eu fosse vc eu iria de MDF mesmo, é mais caro mas é melhor.

Ta ai, gostei da opinião, direta e sincera...

Só faltou dizer os pros e os contras, sem isso não passa de uma opinião mais que vaga...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao verdade o MDP sao pedaços grandes de madeira, prensada, colada e revestida. E o MDF eh o po da madeira (explicando bem rapido)

 

E nao existe do mdf nao.

Tambem existe o LDF que eh mais menos denso, na verdade low density fiberboad.

e o HDF que eh usado eh pisos decorativos bem caros. Esse eh o ca***** de firme. Dicil ate pra cortar e parafusar. muito densa mesmo. "high density fiberboard"

 

Ingreis perfeitu :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é, realmente informação importante:

- pessoas desavisadas podem ser enganadas comprando mdf pensando q é mdp

 

quem tem mais conhecimento, poderia nos instruir com dicas para diferenciar o material, assim evitando sermos enganados...

 

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é, realmente informação importante:

- pessoas desavisadas podem ser enganadas comprando mdf pensando q é mdp

 

quem tem mais conhecimento, poderia nos instruir com dicas para diferenciar o material, assim evitando sermos enganados...

 

vlw

acho que nao tem como se confundir nao. Elas sao bem diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...