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JosephClimber

Contran

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23/03/2008 - 10h21

Contran legaliza suspensão alterada

FABIANO SEVERO

da Folha de S.Paulo

 

Carros com suspensões elevadas ou rebaixadas há muito tempo circulam pelas ruas, mas --sem vistoria anual-- de forma ilegal. Por pouco tempo.

 

No dia 1º de maio, estarão vigentes os efeitos da resolução 262 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada há exatos três meses.

 

Nela, ficam permitidas modificações na suspensão após inspeção de um órgão cadastrado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que emitirá o CSV (Certificado de Segurança Veicular). A nova altura deve estar discriminada no documento do carro.

 

Só que o tiro pode sair pela culatra. A resolução, que parece beneficiar os fãs de carros rebaixados e os lojistas, é falha.

 

"Se a vistoria for simplesmente relativa à altura do carro, e não ao modo como isso é feito, acabará sendo uma liberação para práticas como cortar as molas [da suspensão], o que expõe o carro e seus ocupantes a um nível de insegurança alto", afirma Cassiano Colla, diretor comercial da CNC Premium.

 

Para Alberto Trivellato, proprietário da Suspentécnica, "o texto da resolução 262 é muito vago". "Está todo mundo em dúvida porque não há regulamentação específica. Ninguém sabe quais carros podem ser rebaixados e quais critérios devem ser usados para isso", diz Trivellato, que faz cerca de 200 serviços por mês.

 

"Isso abre precedente para que as pessoas façam muitas coisas erradas e digam que estão dentro da lei", acredita o dono da Suspentécnica.

 

Ele diz sempre ter frisado para os clientes que, até dezembro, conforme estabelecia a revogada resolução 201/06 do Contran, qualquer modificação na suspensão era ilegal e que, se acontecesse um acidente, era preciso arcar com os prejuízos.

 

A resolução 262 também é pouco clara quando trata da forma de ponderar a nova altura do carro, que deve ser "medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo", diz o parágrafo único do artigo 6º da resolução.

 

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que o texto da resolução não será modificado e cada posto de vistoria terá orientação específica para avaliar os carros modificados.

 

Negócios

 

"Clientes que colocam rodas enormes e modificam a suspensão não ligam para o que diz a lei", afirma Márcio Galdin, gerente da Flash Wheels.

 

Para ele, mesmo assim, a legalização da suspensão rebaixada deve melhorar os negócios. "Muitos clientes não rebaixavam ou elevavam o carro porque era ilegal."

 

Não é o caso do industrial Sérgio Souss, 32. Ele está na segunda picape elevada e sempre obedeceu à lei. "A minha Dodge Ram é classificada como caminhão. Por isso pode receber modificações na suspensão e ainda ter o laudo do Inmetro."

 

Souss gastou R$ 5.100 para equipar sua picape com molas e amortecedores mais altos e importados dos EUA.

 

Já um empresário de 56 anos que prefere não ser identificado terá de regularizar seu Volkswagen Golf VR6 2004.

 

"O termo rebaixado é pejorativo. Não se trata só de 'tuning' mas também de ter um carro mais seguro e firme nas curvas. Na Europa, as montadoras vendem carros, como o Golf, mais baixos que no Brasil", pondera ele. "Quem faz a coisa bem feita não teme certificações."

 

 

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/classif...70u384914.shtml

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Falando desta maneira é fácil , dificil e certo seria as proprias montadoras entao fornecer os devidos veiculos de acordo com o cliente.

Vemos isso no caso da VW e sua parati Track & Field, a montadora fornece um carro, no caso a Parati, com uma suspensao elevada e no documento nao sai observaçao nenhuma, no caso a montadora poderia fornecer um opçao rebaixada, daria um nome de serie para o veiculo e nao teriamos que discutir resoluçoes de um orgao como o Contran

 

Desta Maneira, teriamos

exemplos:

 

1- Parati - suspensao normal

2- Parati Track & Field - suspensao elevada (em cerca de 5cm, se nao me engano)

3- Parati com opcional de supensao rebaixada (com molas especiais, que dariam uns 5cm mais baixa que o Modelo numero 1.

 

Nao dariam dor de cabeça para nós que gostam de carros mais baixos, nao teriamos que pagar por isso, e nem teriamos o doc do veiculo manchado com observaçao do tipo, mod: suspensao. nao teriamos que pagar todo ano pra andar na lei.

 

As montadoras poderiam fazer um pacote opcional, seria o mais simples, já que eles detem o poder de fazer com que seus clientes, no caso nós de andar com carros que segundo eles, foram engenheiros que projetaram.

 

Sei lá para deixar um carro mais alto a montadora nao tem que fazer nenhuma inspeçao no veiculo eles lançam um modelo e pronto,

 

Lancem um modelo pra nós, que gostamos de carros mais baixos, e ficariamos todos felizes, e esse dinheiro da inspeçao nao iriam para o governo.

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Falando desta maneira é fácil , dificil e certo seria as proprias montadoras entao fornecer os devidos veiculos de acordo com o cliente.

Vemos isso no caso da VW e sua parati Track & Field, a montadora fornece um carro, no caso a Parati, com uma suspensao elevada e no documento nao sai observaçao nenhuma, no caso a montadora poderia fornecer um opçao rebaixada, daria um nome de serie para o veiculo e nao teriamos que discutir resoluçoes de um orgao como o Contran

 

Desta Maneira, teriamos

exemplos:

 

1- Parati - suspensao normal

2- Parati Track & Field - suspensao elevada (em cerca de 5cm, se nao me engano)

3- Parati com opcional de supensao rebaixada (com molas especiais, que dariam uns 5cm mais baixa que o Modelo numero 1.

 

Nao dariam dor de cabeça para nós que gostam de carros mais baixos, nao teriamos que pagar por isso, e nem teriamos o doc do veiculo manchado com observaçao do tipo, mod: suspensao. nao teriamos que pagar todo ano pra andar na lei.

 

As montadoras poderiam fazer um pacote opcional, seria o mais simples, já que eles detem o poder de fazer com que seus clientes, no caso nós de andar com carros que segundo eles, foram engenheiros que projetaram.

 

Sei lá para deixar um carro mais alto a montadora nao tem que fazer nenhuma inspeçao no veiculo eles lançam um modelo e pronto,

 

Lancem um modelo pra nós, que gostamos de carros mais baixos, e ficariamos todos felizes, e esse dinheiro da inspeçao nao iriam para o governo.

ai tem gente q compraria carro baixo de fabrica... fodia com ele todo nos buracos etc... e ia reclamar na garantia q o carro não aguentou

 

o pais não tem condiçoes de ter carro rebaixado como opcional.. (pelas condições das vias e principalmente dos motoristas)

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ai tem gente q compraria carro baixo de fabrica... fodia com ele todo nos buracos etc... e ia reclamar na garantia q o carro não aguentou

 

o pais não tem condiçoes de ter carro rebaixado como opcional.. (pelas condições das vias e principalmente dos motoristas)

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ai tem gente q compraria carro baixo de fabrica...  fodia com ele todo nos buracos etc... e ia reclamar na garantia q o carro não aguentou

 

o pais não tem condiçoes de ter carro rebaixado como opcional.. (pelas condições das vias e principalmente dos motoristas)

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ai tem gente q compraria carro baixo de fabrica...  fodia com ele todo nos buracos etc... e ia reclamar na garantia q o carro não aguentou

 

o pais não tem condiçoes de ter carro rebaixado como opcional.. (pelas condições das vias e principalmente dos motoristas)

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:+1

:+1

Brasil sil sil

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"Clientes que colocam rodas enormes e modificam a suspensão não ligam para o que diz a lei", afirma Márcio Galdin, gerente da Flash Wheels.

 

quem tem medinho, que ande de carro alto!!!

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eu adoro carro rebaixado

mais nao tenho coragem de rebaixar pra andar todo dia

 

é sussa pra andar de fds com calma e tal

 

na correria da semana

tem q ir rapido para os lugares

fica fo**

 

eu pelo menos nao tenho coragem nao

 

sp só tem rombo na rua

valeta de 1 metro de profundidade

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"Clientes que colocam rodas enormes e modificam a suspensão não ligam para o que diz a lei", afirma Márcio Galdin, gerente da Flash Wheels.

 

quem tem medinho, que ande de carro alto!!!

:+1

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Eu tinha um corsa com a traseira baixa por causa do som ( caixa com 4 307 12", MDF 18mm) e na frente cortei as molas 2 elos pra ficar igual. Mais quando tirei o som, tirei 2 los da traseira. [-]

 

fico top de mais. muito mais bonito, carro rebaixado

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